Equipes e, de uma maneira mais básica, as pessoas, são as formas com que as empresas conseguem executar tarefas. Quando a energia, conhecimentos e habilidades de um grupo motivado de pessoas são combinados, então você e sua equipe podem realizar qualquer coisa. O problema é que dar início a essa motivação e mantê-la pode não ser algo muito fácil. Algumas dicas. porém, contribuem para sempre manter equipes e pessoas motivadas a agir e continuarem um bom trabalho.

Como motivar pessoas e equipes a agir: pague a elas o quanto elas valem

Quando você define os salários dos seus colaboradores, certifique-se que a sua remuneração é consistente com o que outras empresas em sua área região estão pagando. Pesquisas mostram que mais de 1/4 dos funcionários deixariam seus empregos atuais por um aumento de apenas 5 por cento no pagamento. Mas lembre-se também que o pagamento pode ser dado em recompensas: elogios, valorizações ao trabalho e colaborações, benefícios que vão além do salário (plano de carreira, ticket refeição, etc). Esses são “pagamentos” que podem fazer valer a pena qualquer emprego.

Como motivar pessoas e equipes

Motivar pessoas e equipes é um trabalho que pode ser racionalizado e feito sistematicamente por líderes que querem o sucesso de todos. (Foto: www.mentorcloud.com)

Motive pessoas e equipes criando um bom ambiente para trabalhar

Todo mundo quer trabalhar em um ambiente de escritório que seja limpo e estimulante, e que os faz sentir bem, em vez de se sentirem carregando um fardo. Você não quer gastar muito dinheiro para fazer do escritório um lugar mais agradável para se estar. Uma cadeira confortável, plantas espalhadas, quadros coloridos, evitar fofocas. Tudo isso gera um ambiente mais propício à produtividade, pois as pessoas não precisam ficar preocupadas com as coisas negativas do ambiente, desconforto, ou ameaças pessoais.

Como motivar pessoas no trabalho: ofereça oportunidades de auto aprendizado

Os membros de sua equipe será mais valioso para a sua organização e para si mesmos quando eles têm a oportunidade de aprender novas habilidades. Sempre ofereça a sua equipe o treinamento que precisam para avançar em suas carreiras e tornarem-se bem informados sobre as mais recentes tecnologias e novidades da indústria. Ou, pelo menos, sempre desafie sua equipe em novas atividades e tarefas, para que eles tenham oportunidades de aprenderem algo novo.

Incentive a colaboração dentro da equipe

Pesquisas mostram que quase metade dos empregados não sentem que a sua colaboração em projetos é apreciada pelos seus chefes e supervisores. Incentive os membros de sua equipe a participar plenamente de todos os projetos e ideias, convidando-os a contribuir e sugerir sobre como fazer as coisas melhor. Faça perguntas, ouça às respostas, e, sempre que possível, implemente as soluções sugeridas pelos membros de sua equipe. Mesmo que seja algo pequeno, aceitar essas sugestões vai fazer com que sua equipe se sinta sempre motivada.

Incentive a felicidade entre todos os membros de sua equipe

Uma equipe feliz é uma equipe entusiasmada e positiva, e essa atitude é contagiante. Se preocupando se as pessoas estão felizes com o trabalho, a empresa, as tarefas, e com você. Se não estiverem, converse, escute, e procure saber os motivos pelos quais as pessoas não estão satisfeitas, corrigindo isso em seguida. Uma pessoa infeliz pode contagiar a todos na empresa, assim como a felicidade também o faz.

Evite punir falhas

Todos nós cometemos erros. É parte do ser humano. A chave é aprender lições valiosas com esses erros para que eles não aconteçam novamente novamente. Quando os membros de sua equipe cometem erros honestos, evite as punições. Em vez disso, mostre onde e como o erro ocorreu, e como o trabalho poderia ter sido feito para evitar o erro.

Metas claras mantém uma equipe motivada

Novamente, a ciência mostrou que mais da metade dos trabalhadores já perderam tempo no trabalho porque eles não estavam cientes de quais tarefas eram prioridade e quais não eram. É necessário um constante trabalho com os membros da equipe para definir metas claras. Uma vez que você fizer isso, garanta que todos saibam exatamente quais são esses objetivos, quais são as prioridades, e qual o papel da equipe para alcançar os objetivos.

Entenda que cada membro da equipe tem um jeito diferente de funcionar

Tem gente que gosta de um supervisor que estabelece metas mais fechadas, que tem de ser microgeridas. Outros preferem ter metas mais gerais, e gostam de ter mais liberdade para formar seus próprios planos de ação. Para motivar uma equipe, entenda essas diferenças e faça elas funcionarem a favor da motivação, deixando que cada membro use a motivação como julgar melhor.

Motivação de pessoas e equipes: evite reuniões inúteis

As reuniões podem ser um incrível desperdício de tempo. Defina uma estrutura fixa de reunião semana, com tempo limitado de X minutos para apresentações de problemas e soluções, e pronto. Ou melhor ainda, trabalhe a comunicação da equipe para que as reuniões sejam apenas comunicados, e todos os problemas sejam discutidos e resolvidos antes da reunião, através de emails e conversas entre os membros da equipe.

Motivar pessoas e equipes não é difícil. Só é algo que não estamos acostumados, pois fomos condicionados a cobrar e sermos cobrados constantemente que não pensamos que coisas simples como aceitar uma mudança em um projeto a partir da sugestão de um colaborador podem motivar tanto alguém de sua equipe.

Como você motiva uma equipe e pessoas? Quais dicas você tem para motivar outras pessoas no trabalho? E no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)