O que é team building?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

A formação de equipes, o chamado team building, é uma técnica de gerenciamento usada para melhorar a eficiência e o desempenho dos grupos de trabalho por meio de várias atividades. Envolve muitas habilidades, análises e observações para formar uma equipe forte e capaz. O único motivo aqui é alcançar a visão e os objetivos da organização.

Agora, você deve estar se perguntando; Como montar uma grande equipe?

Formar uma grande equipe requer muitas habilidades e presença de espírito. Geralmente, alguns gerentes são especializados em habilidades de formação de equipes e são contratados pelas empresas com esse parâmetro.

Leia também

O gerente responsável pela formação da equipe deve ser capaz de descobrir os pontos fortes e fracos dos membros da equipe e criar a combinação certa de pessoas com diferentes conjuntos de habilidades. Ele deve se concentrar no desenvolvimento de fortes relações interpessoais e confiança entre os membros da equipe.

O gerente deve incentivar a comunicação e a interação entre os membros da equipe e também reduzir o estresse com a ajuda de várias atividades de construção da equipe.

Ele deve definir claramente as metas e objetivos da organização para os membros da equipe. Ele também deve especificar o papel de cada membro da equipe para direcioná-los para a consecução dos objetivos organizacionais.

O que significa team building?

A formação de equipes não é um ato único. É um processo passo a passo que visa trazer uma mudança desejável na organização. As equipes geralmente são formadas para uma tarefa ou projeto específico e são principalmente para o curto prazo.

Há várias etapas envolvidas na criação de equipes. Estas etapas contribuirão para o melhor desempenho para a equipe como um todo.

Etapas na formação de equipe

Vamos então verificar as etapas na formação de equipes:

1. Identifique a necessidade de formação de equipe

O gerente deve primeiro analisar o requisito de uma equipe para concluir uma tarefa específica. Deverá descobrir o objetivo do trabalho a ser realizado, as habilidades necessárias para o trabalho e sua complexidade antes de formar uma equipe.

2. Definir objetivos e conjunto de habilidades necessárias

Em seguida, vem a definição dos objetivos organizacionais e as habilidades necessárias para alcançá-lo.

3. Considerar as funções da equipe

O gerente considera os vários aspectos, ou seja, as interações entre os indivíduos, seus papéis e responsabilidades, pontos fortes e fracos, composição e adequação dos possíveis membros da equipe.

Construção de equipes

O Team Building ajuda a formar equipes que interagem mais e formam laços mais produtivos. (Foto: Think Board)

4. Determinar uma estratégia de criação de equipe

Agora, o gerente precisa entender bem a estrutura operacional para garantir uma formação de equipe eficaz. Ele próprio deve ter certeza dos objetivos, papéis, responsabilidades, duração, disponibilidade de recursos, treinamento, fluxo de informações, feedback e construção de confiança na equipe.

5. Desenvolver uma equipe de indivíduos

Nesta fase, os indivíduos são coletados para formar uma equipe juntos. Cada membro é familiarizado com seus papéis e responsabilidades dentro da equipe.

6. Estabelecer e comunicar as regras

São discutidas as regras relativas ao relato de membros da equipe, agendas de reuniões e tomada de decisões dentro da equipe. Os indivíduos são incentivados a fazer perguntas e apresentar suas opiniões para desenvolver uma comunicação aberta e saudável na equipe.

7. Identificar os pontos fortes do indivíduo

Vários exercícios de formação de equipes são realizados para destacar os pontos fortes dos indivíduos. Também ajuda a familiarizar os membros da equipe com os pontos fortes e fracos um do outro.

8. Fazer parte da equipe

Nesse ponto, o gerente precisa se envolver com a equipe como membro e não como chefe. Fazer os indivíduos perceberem sua importância na equipe e tratar cada membro igualmente é necessário. Os membros da equipe devem ver o gerente como líder da equipe, mentor e modelo.

9. Monitorar o desempenho

O próximo passo é verificar a produtividade e o desempenho da equipe como um todo. Envolve descobrir brechas e as razões para isso. Esta etapa é necessária para melhorar o desempenho e a produtividade da equipe a longo prazo.

10. Agendar reuniões

Uma das etapas mais cruciais é realizar reuniões propositais de tempos em tempos para discutir o desempenho da equipe, problemas relacionados a tarefas e discutir o curso futuro da ação.

11. Dissolver a equipe

Por fim, o gerente precisa avaliar os resultados e recompensar os indivíduos por sua contribuição e conquista. Finalmente, a equipe está dispersa no cumprimento do objetivo para o qual foi formada.

Vantagens do Team Building

A formação de equipes evoluiu radicalmente como uma técnica para desenvolver e gerenciar equipes eficazes no local de trabalho.

O objetivo de alcançar objetivos organizacionais de longo prazo desenvolveu a necessidade de realizar atividades de formação de equipes com frequência.

Vamos agora discutir os vários benefícios da criação de equipes para uma organização:

Identifique os pontos fortes e fracos: Através de exercícios de formação de equipe, os pontos fortes e fracos de cada membro podem ser identificados. No trabalho de rotina do dia-a-dia, essa análise não pode ser feita. Essas competências podem ser usadas pelos gerentes para formar equipes eficazes.

Direciona em direção à visão e missão: As atividades de formação de equipe definem o papel e a importância da equipe para que a organização alcance sua visão. Faz com que os indivíduos compreendam as metas, objetivos, missão e visão da organização com muita clareza e os motiva a contribuir para isso.

Desenvolve Comunicação e Colaboração: As atividades de construção de equipe aprimoram as relações interpessoais dos membros da equipe. Torna os indivíduos confortáveis ​​e familiarizados entre si. A colaboração desenvolve confiança e entendimento entre os membros da equipe.

Estabelece papéis e responsabilidades: define e esclarece o papel de cada membro de uma equipe. Além disso, os membros recebem responsabilidades individuais, juntamente com a motivação de atuar em equipe.

Inicia o pensamento criativo e a solução de problemas: Em uma equipe, os indivíduos são motivados a dar suas opiniões, opiniões e soluções para um problema específico. Isso leva ao brainstorming e à exploração de seu lado criativo.

Cria confiança e moral: Ao conduzir atividades de formação de equipes, a organização faz com que os funcionários se sintam valorizados. Incentiva-os a desenvolver suas habilidades e a construir fortes relações interpessoais, aumentando finalmente o moral e a confiança dos membros da equipe.

Introduz e gerencia a mudança: A técnica de formação de equipes facilita para os gerentes incorporar uma mudança organizacional, familiarizando os indivíduos com a mudança e sua necessidade. Também ajuda no gerenciamento de tais mudanças e seu impacto sobre o trabalho e o desempenho da equipe.

Facilita a delegação: Os gerentes acham mais adequado delegar o trabalho a uma equipe e não a um indivíduo. Portanto, a formação de equipes ajuda os gerentes a delegar a tarefa de maneira eficiente e adequada à equipe.

Melhor produtividade: se a equipe for formada com sabedoria e todos os membros da equipe trabalharem em colaboração para alcançar os objetivos, a produtividade de todos os indivíduos aumentará. Assim, aumentando a produtividade da equipe e da organização.

Desvantagens do Team Building

A formação de equipes não é uma tarefa fácil. Uma equipe de alto desempenho pode cumprir os objetivos organizacionais. No entanto, uma equipe ineficiente pode levar ao desperdício de tempo e recursos da organização.

Portanto, podemos dizer que também existem vários efeitos adversos na formação de equipes, que são os seguintes:

Desenvolve o conflito: Às vezes, a equipe carece de coordenação e entendimento entre seus membros. Isso leva a conflitos e confrontos dentro da equipe e, portanto, diminui a eficiência e a produtividade. Muito tempo é desperdiçado nessa gestão de conflitos.

Membros da equipe improdutivos ou de Freeride: Às vezes, alguns membros da equipe não contribuem muito para o desempenho da equipe. Esses indivíduos são considerados membros da equipe de freeride. Eles provam ser ineficientes e menos produtivos para a equipe.

Pode levar à não cooperação: cada indivíduo é diferente um do outro. Às vezes, os membros da equipe não têm cooperação e unidade. Essa não cooperação entre os membros da equipe leva ao desperdício de esforços e dificulta o desempenho da equipe como um todo.

Difícil de avaliar o desempenho individual: Qualquer que seja o resultado ou o resultado que a organização obtém pela construção da equipe, é a conquista ou falha da equipe. Geralmente, a organização ignora a contribuição de cada membro individualmente e recompensa os esforços de toda a equipe.

Envolve custo: as atividades de formação de equipe requerem tempo e dinheiro. Além disso, muito tempo, custo e recursos são consumidos para garantir coordenação, equilíbrio, feedback, tomada de decisão e gerenciamento de conflitos nas equipes formadas.

Questões de responsabilidade e credibilidade: em caso de falha, torna-se difícil descobrir o motivo. Às vezes, os membros da equipe assumem a responsabilidade de seu trabalho, responsabilizando os outros membros pelo resultado desfavorável.

Em caso de sucesso, os membros da equipe se ocupam em receber o crédito, ignorando os esforços de toda a equipe.

Exemplo de team building

Vamos considerar o caso do Google. O Google uma vez conduziu um estudo sobre como montar uma equipe perfeita. No estudo, o propósito foi descobrir a psicologia por trás da construção eficaz de equipes. Ao conduzir várias experiências, o Google constatou que colocar as pessoas em uma equipe onde se sentem confortáveis trabalhando umas com as outras afeta muito o desempenho. Nem a criação de uma mistura de extrovertidos e introvertidos foi muito útil. O Google percebeu que pessoas com mentes semelhantes, dando uma boa chance umas às outras de apresentar suas opiniões e igualmente ouvindo as idéias umas das outras, tendem a formar uma equipe de alto desempenho juntas.

O que acham do team building? Já estão fazendo em suas empresas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário