5 tipos de conflitos no ambiente de trabalho

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Existem tipos de conflitos que são facilmente identificáveis ​​em nossos tempos contemporâneos. Mas antes de avançar, deixe-nos primeiro dar uma breve descrição do que é conflito. Na verdade, existem muitas maneiras de definir o conflito devido a como ele é usado em muitas áreas. Portanto, para manter a definição simples o suficiente para o leigo, o conflito pertence às ideias e ações opostas de diferentes entidades, resultando em um estado antagônico. O conflito é uma parte inevitável da vida. Cada um de nós possui nossas próprias opiniões, ideias e conjuntos de crenças. Temos nossas próprias maneiras de ver as coisas e agimos de acordo com o que achamos adequado. Por isso, muitas vezes nos encontramos em conflito em diferentes cenários; Pode envolver outros indivíduos, grupos de pessoas ou uma luta dentro de nós mesmos. Conseqüentemente, o conflito influencia nossas ações e decisões de uma maneira ou de outra, e pode ser classificado em um dos 5 tipos que descrevemos abaixo.

Leia também

Tipos de conflitos: interpessoais

O conflito interpessoal refere-se a um conflito entre dois indivíduos. Isso ocorre geralmente devido à forma como as pessoas são diferentes umas das outras. As pessoas tem personalidades variadas que normalmente resultam em escolhas e opiniões incompatíveis. Aparentemente, é uma ocorrência natural que pode eventualmente ajudar no crescimento pessoal ou desenvolver suas relações com os outros. Além disso, é necessário fazer ajustes para gerenciar esse tipo de conflito. No entanto, quando o conflito interpessoal é muito destrutivo, convocar um mediador pode ajudar a resolvê-lo. Exemplos desse tipo de conflito incluem desavenças e desacordos entre duas pessoas, discordâncias, ou até a troca de ofensas entre as partes envolvidas.

Conflitos no ambiente profissional

O conflito no ambiente profissional pode destruir carreiras se não for tratado da maneira correta. (Foto: SSWM Toolbox)

Tipos de conflitos: intrapessoal

São os conflitos que ocorrem dentro de um indivíduo. A experiência ocorre na mente da pessoa. Por isso, é um tipo de conflito psicológico envolvendo os pensamentos, valores, princípios e emoções do indivíduo. O conflito intrapessoal pode vir de diferentes maneiras, desde simples problemas mundanos, como decidir se deve ou não cortar a carne vermelha das suas refeições, até aqueles que podem afetar grandes decisões, como escolher uma carreira. Além disso, esse tipo de conflito pode ser bastante difícil de lidar se achar difícil conhecer suas lutas internas. Isso leva a inquietação e desconforto, ou pode até provocar depressão. Em tais ocasiões, é melhor buscar uma maneira de soltar a ansiedade através da comunicação com outras pessoas. Eventualmente, quando você se encontrar fora da situação, você pode se tornar mais capacitado como pessoa. Assim, a experiência provoca uma mudança positiva que o ajudará no seu próprio crescimento pessoal.

Tipos de conflitos: intragrupal

É um tipo de conflito que acontece entre indivíduos dentro de uma equipe. As incompatibilidades e mal-entendidos entre esses indivíduos levam a um conflito intragrupo. Isso ocorre devido a desentendimentos interpessoais. Por exemplo, os membros da equipe tem personalidades diferentes que podem levar à tensão. Ou talvez o grupo possui diferenças de pontos de vista e idéias, como em uma apresentação os membros da equipe podendo achar que as noções apresentadas por alguém que preside a apresentação são errôneas devido às diferenças de opinião. Dentro de uma equipe, o conflito pode ser útil para chegar a decisões que, eventualmente, lhes permitirão alcançar seus objetivos como uma equipe. No entanto, se o grau de conflito interromper a harmonia entre os membros, então será necessária uma orientação séria de uma parte externa para que ele seja resolvido.

Tipos de conflito: conflito intergrupal

Ocorre quando surge um mal entendido entre diferentes equipes dentro de uma organização. Por exemplo, o departamento de vendas de uma organização pode entrar em conflito com o departamento de suporte ao cliente. Isso se deve aos variados conjuntos de metas e interesses desses diferentes grupos. Além disso, a concorrência também contribui para o conflito intergrupal surgir. Existem outros fatores que alimentam esse tipo de conflito. Alguns desses fatores podem incluir uma rivalidade para obtenção de recursos ou ter os limites definidos por um grupo para outros estabelecerem sua própria identidade como equipe.

Conflito de interesses no serviço público e corporativo

Apesar de ser deixado de lado pela grande maioria das classificações onde muitas vezes é classificado como um subtipo de conflito, o conflito de interesses merece um destaque especial. Ele ocorre quando os objetivos de duas partes, sejam elas grupos ou indivíduos, se tornam incompatíveis. É uma situação onde uma pessoa está em uma posição que pode obter benefícios pessoais através de ações ou decisões feitas em sua capacidade oficial. Por exemplo, um profissional que trabalha para uma indústria no ramo alimentício pode entrar em conflito de interesses ao prestar consultoria para outra empresa do mesmo ramo, pois pode revelar segredos de sua empresa para os concorrentes. O mesmo vale para funcionários públicos que podem ter que multar um parente ou colega próximo por algum motivo.

O conflito pode parecer um problema para alguns, mas não é assim que o conflito deve ser percebido. Por um lado, é uma oportunidade de crescimento e pode ser um meio efetivo de abertura entre grupos ou indivíduos. Do outro lado, quando o conflito começa a prejudicar a produtividade e dar lugar a mais conflitos, a gestão de conflitos é necessária para chegar a uma resolução.

Como você lida com conflitos? Quais são as técnicas que usa para resolução de conflitos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário