O que é uma equipe de alta performance?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Uma equipe de alto desempenho é diferente de qualquer equipe normal. É composta por indivíduos altamente talentosos e motivados com objetivos comuns. Essa equipe ajuda sua empresa a alcançar a excelência e o crescimento.

No entanto, cada pessoa tem um conjunto diferente de princípios e crenças que provavelmente podem prejudicar a harmonia da equipe. Embora seja verdade, o planejamento e a execução minuciosos das estratégias de negócios ajudariam a ignorar as diferenças.

Existem pelo menos 8 características de liderança de alto desempenho e desenvolvimento de equipe.

Aqui está o modelo de uma equipe de alto desempenho:

Uma equipe de alta performance começa com o sentido de propósito

Indivíduos com um senso de propósito definiram claramente sua missão e objetivos desde o início. Essas pessoas fixaram seus olhos nas prioridades e são movidas com um forte foco em resultados e soluções. São direcionados e já sabem o que querem antes mesmo de começarem suas atividades.

Times de alta performance na empresa

Times de alta performance são essenciais para a empresa ter um melhor desempenho prático. (Foto: Bookboon)

Comunicação aberta no time de alta performance

Uma das características mais importantes de uma equipe de alto desempenho é a comunicação aberta. Os membros que não têm medo de expressar suas ideias e pensamentos, bem como ouvir o que os outros têm a dizer, são realmente profissionais. Contribuem para um ambiente mais fluido e muito mais eficiente na produtividade.

O significado de alta performance passa pela confiança e respeito mútuo

Respeito e confiança são duas palavras que se correlacionam. Em um ambiente profissional, um líder e seus seguidores existem. Como parte de uma equipe, ambos devem aprender a confiar e respeitar um ao outro. O que nos leva a outro importante conceito dentro das equipes de alta performance.

Liderança Compartilhada

Um líder eficaz pede ideas e sugestões de seus membros. Eles valorizam os insights de sua equipe e não são autocráticos. Esse tipo de líder entende o papel fundamental de seus membros, dando a eles uma autonomia muito maior para participar nos diversos projetos da empresa.

Procedimentos eficazes de trabalho

Além de serem altamente qualificados, os líderes de equipe eficazes também são engenhosos. Eles não param no “bom”, mas visam o “melhor”, sempre que puderem. Eles incentivam a criatividade e encontram a maneira mais notável de atingir seu objetivo.

Equipes de alta performance desenvolvem a partir das diferenças

Líderes eficientes não veem as diferenças como desvantagens de um indivíduo. Em vez disso, eles o usam como uma arma para criar alternativas e outras abordagens que podem ser úteis em diferentes situações.

Flexibilidade e adaptabilidade do time de alta performance

Uma equipe de alto desempenho consiste em indivíduos adaptáveis ​​e ágeis. Variáveis ​​como um ambiente de trabalho acelerado não assustam esse tipo de pessoa, pois elas podem se ajustar facilmente a qualquer situação.

Aprendizado contínuo

A fome por descobertas e novos conhecimentos é a última característica de uma equipe de alto desempenho. O desejo de aprender tudo o que puderem ou o que pode ajudar a melhorar seu ofício é uma questão essencial.

Pessoas com as características listadas acima são grandes ativos para a empresa. Eles podem não apenas garantir um aumento nas vendas, mas também elevar o moral dos funcionários.

O que acham do desenvolvimento de equipes de alta performance? Como fazem para desenvolver estes times em sua empresaa? Compartilhem conosco nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário