Os papéis de liderança são formais ou informais. Em papéis formais, os líderes tem uma responsabilidade designada dentro de sua posição que faz com que os funcionários os sigam. Os papéis informais incluem situações em que os líderes usam traços pessoais como empatia, carisma, inspiração e compaixão para motivar naturalmente os outros a agir. Conhecendo melhor os cargos de liderança e seus papeis torna mais fácil para um indivíduo traçar metas profissionais e buscar uma carreira de sucesso em uma dada área.

Exemplos de cargos de liderança: treinador e preparador

Líderes em uma empresa também assumem a responsabilidade do treinamento e orientação de funcionários. Isso inclui selecionar os tipos certos de pessoas para o trabalho certo, fazer com que os funcionários se encaixem na cultura do trabalho e treinamento e desenvolvê-los para níveis ótimos de desempenho. Trabalhar com funcionários para estabelecer metas de trabalho e carreira é um ponto de partida comum. Ajudá-los a encontrar oportunidades de desenvolvimento e alcançá-los, oferecendo feedback ao longo do caminho, estão entre os principais elementos do papel de liderança do treinador.

O tomador de decisão como cargo de liderança

Líderes designados em uma empresa são os principais tomadores de decisão que estabelecem e implementam a direção da empresa. Os funcionários contam com gerentes de nível superior e supervisores diretos para tomarem decisões críticas que afetam o sucesso da organização e dos funcionários em seus empregos. A capacidade de não apenas tomar decisões sólidas, mas torná-las eficientes, e às vezes sob pressão, estão relacionadas ao papel do tomador de decisões..

Visionário como em cargo de liderança

Enquanto os funcionários são muitas vezes impulsionados por suas próprias ambições, um papel principal de liderança em uma empresa é criar uma visão e motivar as pessoas a seguirem essa visão. Os funcionários geralmente geralmente conseguem o seu melhor se eles veem uma conexão entre suas funções individuais e de grupo de trabalho e o sucesso final da organização. Os líderes devem decidir os objetivos e o caminho para o sucesso, e depois comunicá-lo efetivamente e de forma a desenvolver uma cultura organizacional forte com funcionários comprometidos em todos os níveis.

Cargos de liderança

Diferentes postos de liderança devem ser vistos para te ajudar a nortear sua carreira e escolher o caminho certo para seus objetivos profissionais. (Foto: YourStory.com)

O cargo de liderança do supervisor

Um papel de liderança comum em uma organização é o de supervisor. Geralmente, os gerentes têm subordinados sobre quem têm responsabilidades de supervisão. Isso inclui a delegação de tarefas, monitoramento do desempenho do trabalho e prazos e comunicação antes, durante e após o término do trabalho. Os gerentes supervisionam em todos os níveis, desde cargos executivosaté gerentes e assistentes da linha de frente ou da unidade de negócios. A supervisão efetiva é fundamental para uma empresa de alto funcionamento.

Três tipos de supervisor merecem algum destaque:

  • Líder: focado em metas, recursos, direção, problemas que parecem impossíveis de resolver
  • Gerente: focado em prioridades, planejamento, opções, clareza
  • Supervisor: focado na conformidade, precisão, implementação do dia a dia

A confusão das lideranças numa empresa

Em muitas ocasiões, quando alguém explica um desafio de gestão, a pessoa deve ser perguntada sobre qual o papel que ele ou ela tinha na situação. A resposta é muitas vezes apenas “eu sou o chefe da pessoa”.

O problema é que essa é uma posição formal, e não o papel das pessoas envolvidas. Muitas vezes, o problema de associar um cargo a uma pessoa não resolve um problema de liderança, só uma questão de formalidade da empresa.

Em pequenas empresas, é comum encontrar os papéis se misturando como modelo de liderança. À medida que a empresa se desenvolve, o modelo é imitado, criando uma empresa com um entendimento de papéis bem obscurecidos.

Algumas perguntas feitas para a equipe de liderança podem ajudar a resolver questões de liderança na empresa:

Qual papel eu estou exercendo? Qual o papel de todos os outros? É perigoso lidar com o dia-a-dia como um supervisor quando você deveria estar apenas estabelecendo metas e dando direções para que o gerenciamento possa desenvolver o plano e executá-lo. E é perigoso quando o líder age como um visionário sem preparar sua equipe antes para agir de forma independente..

Se eu estiver trabalhando fora da minha posição, de quem é a posição que estou ocupando? É possível que você esteja jogando fora de posição porque está cobrindo o papel de outra pessoa, mas de quem é o papel? Isso pode indicar que você não confia na pessoa para fazer o trabalho, ou talvez você esteja acumulando uma tarefa apenas porque você sempre fez isso, e não permite que a outra pessoa se desenvolva. Lembre-se de que você também pode dar pouca atenção ao seu próprio papel.
Uma questão justa é “Você pode trabalhar em mais de um papel por vez?”

A maioria das pessoas em uma empresa tem momentos em que eles precisam cumprir cada um dos papéis. Durante o desenvolvimento de um novo funcionário, você supervisiona. Quando é hora de elaborar novos programas, você planeja e prioriza. E ao reunir um grupo ou trabalhar com um gerente, você lidera. A liderança é algo fluido que não deve ser limitado apenas por cargos, mas pelos papeis que as pessoas exercem na companhia.

Quais cargos e papeis de liderança existem na sua empresa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)