Erros comuns de liderança são aqueles que podem causar a maior frustração ao tentar comandar uma equipe. Há uma maneira de superá-los, liderar com mais sucesso e motivar as pessoas a fazerem as coisas. E reunimos os erros mais comuns que líderes cometem, bem como as formas mais eficientes de resolvê-los e evitá-los.

Gritar é um dos principais erros comportamentais de um líder

Quanto mais alta for a sua voz, mais as pessoas não vão te ouvir, certo? Não no clima de trabalho moderno. Os funcionários podem responder inicialmente a gritos e até mesmo trabalhar com mais força depois de uma gritaria para garantir que isso não aconteça novamente. O impacto a longo prazo é que gritar coloca as pessoas em uma situação que elas não se sentem respeitadas e valorizadas e, eventualmente, perdem motivação e interesse. A resposta é manter a calma, revezar as metas da empresa de forma clara e encontrar melhores maneiras de se comunicar. Gritar é um sinal de frustração sobre problemas de comunicação, mas o líder deve se olhar no espelho, e ver que pode ser você mesmo aquele que se comunica mal.

Entre os erros que um líder não pode cometer está liderar com punhos de ferro

Quando um líder ruim entra na sala, as pessoas se acalmam com medo. Por quê? Uma das razões tem a ver com a natureza humana. Todos queremos fazer parte da solução e nos sentirmos respeitados pelo que fazemos, mas se o chefe insistir em estar certo sobre todos os tópicos, ele mata a produtividade. Ninguém sabe o que fazer quando o chefe não está por perto porque ele é o único que tem as respostas certas. A resposta é honrar as opiniões dos funcionários. Liderar com um toque mais suave que mostra respeito a visões alternativas e o desejo que todos se expressem igualmente.

Entre os dez erros que um líder não pode cometer, não se explicar é um deles

“Apenas faça o que eu digo” é uma frase que sai dos lábios de líderes malvados. Eles esperam que as pessoas respondam porque eles são o chefe. Não funciona assim. Explicar o porquê de cada diretriz tomará um tempo extra, mas vale a pena o esforço porque as pessoas vão possuir a ideia tanto quanto você. A boa notícia é que se você ganhar uma reputação por explicar o por quê das coisas, as pessoas eventualmente responderão positivamente. Eles vão confiar que existe uma razão legítima pelo quê está sendo feito.

Erros de um líder

Líderes também cometem erros e os melhores entre eles vão reconhecer cada um deles para corrigir e melhorar o próprio desempenho e de suas equipes. (Foto: LinkedIn)

Dos principais problemas de liderança, falar constantemente é um dos mais comuns

Líderes negativos de negócios tem essa maneira de falar como se todos que estão trabalhando para eles estão lá apenas para receber informações. Você não está dando uma palestra. Muitas vezes, é uma boa prática de liderança fazer uma pausa e ver se um funcionário tem comentários para você e entende o que você está pedindo. Seja claro sobre uma diretiva para a equipe, explique o por quê, e depois espere para garantir que todos entendem os objetivos que você estabeleceu.

Problemas de liderança nas organizações incluem sempre insistir que você está certo

É divertido como os líderes combinam três coisas mortais para se tornar um líder verdadeiramente terrível: liderar com um punho de ferro, raramente explicar os objetivos e falar constantemente sem ouvir permitir comentários e perguntas. O que isso realmente significa? O chefe basicamente diz que ele é o único na equipe que tem direito a uma opinião. Líderes bem respeitados tem a capacidade de admitir erros. Eles tem uma abertura para pontos de vista opostos e buscarão ativamente as melhores abordagens.

A intimidação é um dos grandes erros na liderança

A única característica que todos os líderes horrendos compartilham é uma atitude dominante e agressiva. Esses líderes atravessam todas as reuniões, independentemente de onde é realizada. Eles pisam nas pessoas, e eles parecem se aproveitar delas. O problema com o chefe intimidador é que a pessoa está cega ao que realmente está acontecendo no local de trabalho. Ao avançar, ele ou ela perde o que os funcionários precisam e os projetos que realmente importam. Não esmague seus funcionários. Ter uma atitude de responsabilidade mútua significa que todos estão buscando uma meta juntos.

Muitos líderes cometem o erro da manipulação

Quando os líderes usam uma abordagem manipulativa, é uma abordagem de liderança fraca porque é mais sobre como obter o que você quer e enganar as pessoas do que ouvi-las. Os funcionários podem ser enganados por um tempo pensando que estão seguindo você, mas acabarão descobrindo em algum momento que estão em desvantagem. Uma estratégia melhor é explicar em vez de manipular. Os funcionários verão lógica e bom raciocínio e optarão por responder e te seguir.

Líderes ruins cometem o erro de mentir aos seus funcionários

Muitos líderes de negócios contam meio verdades como uma maneira de fazer com que as pessoas façam o que eles dizem e pedem. Raramente isso funciona. Incentivos e recompensas são muito mais eficientes porque é uma forma de compartilhar a glória como uma equipe e promover o bom pensamento, mas prometer um resultado que você sabe que nunca acontecerá ou mentir sobre uma possível recompensa por um bom trabalho constrói desconfiança no longo prazo. Seja brutalmente honesto, pois é uma atitude melhor no longo prazo. Explique exatamente como as coisas irão aparecer em um projeto se a equipe trabalhar em conjunto. Talvez não seja tão motivador, mas pelo menos isso irá combinar com a eventual realidade, o que é muito mais um incentivo do que recompensas falsas

Erros comuns de líderes estão em desincentivar a criatividade

Um dos erros de liderança mais comuns é pensar que você é o único que tem a criatividade. É a característica que provavelmente ajudou você a conseguir o papel em que você está e talvez até ajudou você a começar a empresa. É fácil ficar super focado em sua criatividade, mas esquecer que outros podem apresentar idéias brilhantes por conta própria. Recompense isso. Seja confiável com sua liderança até o ponto em que você pode deixar que os outros tenham as ótimas idéias.

Líderes cometem o erro comum de fazer vista grossa a certas ações e atitudes

Ter uma atitude que ignora problemas em uma empresa não é uma boa prática de liderança. É um erro fácil de cometer, no entanto. Como líder, você pode querer deixar as coisas de lado e se concentrar nos grandes problemas. O que tende a acontecer no local de trabalho é que o líder está posicionado apenas para lidar com questões importantes, mas nosso conselho é envolver-se nos detalhes. Fique no nível do conflito do dia-a-dia e envolva-se, resolvendo todas as questões necessárias.

Quais erros de liderança vocês já cometeram? Quais outros erros vocês acham que deveriam estar nessa lista?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)