Os líderes inspiram suas equipes mostrando que se importam. Uma das maneiras mais importantes pelas quais os líderes de comunicação mostram que se importam é ouvindo o que as pessoas tem a dizer. Quando fazemos um esforço para ouvir as outras pessoas, todos entendem os benefícios em termos de engajamento e relacionamentos que movem uma organização para o sucesso.

Não se trata apenas de convidar os funcionários para contribuírem. Também é provar que você valoriza esse insumo agindo sobre ele. Para criar uma cultura onde as pessoas sentem que suas contribuições são valorizadas, você precisa facilitar o diálogo, aprendendo a realmente escutar o que as pessoas tem a falar.

Aborde cada diálogo com o objetivo de aprender algo

Pense na pessoa como alguém que tem alguma coisa para te ensinar. Ao abordar essa atitude para suas conversas, você sempre estará disposto a ouvir, saindo sempre de cada conversa com algo novo para compartilhar com outras pessoas.

Como prestar mais atenção: pare de falar e fique mais próximo ao falante

Suprima o desejo de pensar sobre o que você vai dizer e ao invés disso, pense no que você vai ouvir. Se aproxime da pessoa que está falando para ouvir melhor e evitar ruídos na conversa. Para ouvir, a proximidade faz uma grande diferença mesmo nos diálogos mais simples.

Como prestar mais atenção ao que falam com você: abra e guie o diálogo

Abra e guie a conversa com perguntas amplas e abertas, tais como quais outras alternativas você considerou para resolver a situação X ou como a pessoa imagina resolver o problema Y. Evite questões fechadas que possam ser respondidas com apenas um sim ou não.

Como prestar atenção às pessoas

Aprenda a escutar ativamente para prestar mais atenção ao que as pessoas tem para realmente ouvir as pessoas. (Foto: Star12 Community)

Foque nos detalhes

Percorra os detalhes fazendo, perguntas específicas que focam a conversa. Isso pode ser feito com perguntas como “diga-me mais sobre isso”, “como você chegou a esta conclusão?”, ou “como isso funcionaria nessa situação?”.

Resuma o que você ouve e faz perguntas para verificar sua compreensão sobre a conversa

Questionamentos como “se eu estou entendendo bem, você está dizendo que…” ou “diga-me se é isso o que você está querendo dizer…” ajudam a entender melhor as mensagens que estão sendo passadas e auxiliam bastante no diálogo produtivo e com uma boa comunicação.

Incentive o feedback positivo

Se você pode ver que um falante tem algum problema para expressar um ponto ou falta confiança, encoraje a pessoa com um sorriso, um aceno de cabeça ou uma pergunta positiva para mostrar seu interesse. Isso ajuda para que você consiga ouvir muito melhor.

Ouça tudo que a pessoa tem para falar

Compreenda que, além do que está sendo dito, a mensagem real pode ser não-verbal ou emocional. Verificar a linguagem corporal é uma maneira de buscar uma verdadeira compreensão do que está sendo dito. Coisas como o tom de voz de uma pessoa podem dizer muito mais do que simples palavras.

Preste atenção às suas próprias respostas

Lembre-se de que a maneira como você responde a uma pergunta também faz parte do diálogo. Mantenha uma mente aberta e mostre respeito pelo ponto de vista da outra pessoa mesmo se você não concordar com o que a pessoa estiver falando.

Como esses passos te ajudaram a prestar mais atenção no que falam para você? O que você fez de diferente?

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