Todo mundo fica inseguro às vezes, e isso faz parte da vida. Mas viver na insegurança é um hábito que você aprende, um pensamento padrão aprendido. Você pode fazer algo sobre isso, e abaixo estão várias dicas importantes para ser mais confiante e decidido.

Ser confiante de si mesmo começa sorrindo mais

Por que sorrir melhoraria sua confiança? Na verdade, é bastante simples. O sorriso faz você se sentir bem. Isso engana sua mente para ser mais feliz. Quando você se sente bem, é mais provável que você pense e sinta coisas boas.

Assim, ao elevar o seu humor, você aumenta sua confiança. Você se preocupa menos com suas falhas, ou o que você percebe serem falhas. Você se torna menos fixado em um monólogo interno auto-prejudicial e fica mais absorvido em apreciar onde você está atualmente.

Quem quer aprender como ser mais decidido deve reconhecer as próprias falhas

Parte de ser confiante é saber quem você é, o que você é e o que você faz bem. Outra parte da confiança é saber o que você não faz tão bem. Por que é importante saber o que você não faz bem? Por vários motivos diferentes.

Você pode melhorar. Saber que você não faz bem em algo dá-lhe a visão para ativamente fazer algo sobre isso. Se você não sabe que não faz algo muito bem, você não poderá trabalhar nisso.

Você sabe do que é capaz. Ao saber disso, você pode facilmente evitar situações em que sua confiança pode sofrer um golpe por essas falhas, porque você já está ciente delas.

Saber onde falta algo pra você ilumina as áreas onde você se destaca. Não podemos todos nos destacarmos em tudo, mas isso só nos ajuda a apreciar a nossa excelência ainda mais. Podemos entregar o que não podemos fazer bem para alguém que vai fazer um bom trabalho.

Então, embora possa parecer contraditório sentir-se confiante, em última análise, nos abre até a realidade de ser humano. Isso liberta você da necessidade de ser um perfeccionista. Isso, por si só, vai trabalhar sua confiança porque você também percebe que todos os outros estão passando exatamente o mesmo;

Como melhorar a confiança

A confiança é essencial para um bom desempenho na vida. Trabalhe ela como um músculo, e sua qualidade de vida também vai melhorar. (Foto: Tiny Buddha)

Aprender como ser uma pessoa de atitude passará pelo ato de se vestir melhor

Se vestir melhor é apenas uma forma de dizer para você usar o que te faz se sentir bem. Todos nós temos melhores combinações de roupas. Não é sempre um vestido, é claro, pode ser uma camisa, uma gravata, um par de sapatos ou tanto faz. Não importa o que for. Basta encontrar esse objeto que faz você se sentir bem e usá-lo. A confiança e a atitude vão exalar de você naturalmente.

Começar a lidar com como ser mais confiante no trabalho ou na vida pessoal significa esquecer as comparações

Você é você. Isso é tudo o que se pode esperar de você. Não há nenhum motivo para comparar a pessoa única que é você com outras pessoas. Você não andou pelo mesmo caminho que a pessoa com quem você está se comparando. Você não teve as mesmas oportunidades que as pessoas com quem você está se comparando. Você não possui o mesmo conjunto de ferramentas que a pessoa com quem você está comparando. Haverá lugares em que você se destacará e onde vai falhar. Haverá lugares em que você ficará aquém, onde outros se destacarão. Esta é a vida. Simplesmente seja o melhor que você pode ser. O que todos os outros estão fazendo realmente não é um padrão para comparação.

Ser mais confiante e decidido passa por não se deixar levar pela expectativa das outras pessoas

Muita insegurança decorre de se manter a um padrão que outra pessoa inventou. Ninguém andou em seus sapatos e você não andou no deles. O que outras pessoas esperam de você é irrelevante. Nunca deve ser como você define seu valor. Você sabe o que está passando, você sabe o que passou, então só você realmente pode saber do que é capaz. Liberte-se das expectativas de outras pessoas. Você será o decisor do seu valor. Você será o decisor das expectativas. Quando você pode recuperar esse poder, você perceberá que muito desse desconforto em você tem acontecido porque você tentou se provar a alguém que nunca pode realmente te entender.

Trabalhe sua confiança listando as coisas que você gosta em você

Liste as coisas que você gosta sobre você. Não importa o quão idiotas ou insignificantes possam parecer. Continue a construir essa confiança fazendo com que seja um hábito diário para listar as coisas que você gosta sobre você. Veja como sua confiança aumenta.

Esteja preparado para os contratempos da vida

Quando você estiver preparado, você terá mais confiança com a situação em que você está entrando. Por exemplo, digamos que você está pretendendo viajar para um novo país. Seria péssimo fazer essa viagem sem qualquer tipo de planejamento, certo? Agora, diga que você tomou o tempo para juntar todo o seu equipamento, estabelecer um plano de ação e saber para onde você está indo. Você ficará muito mais confiante.

Você pode relacionar esse exemplo com qualquer situação cotidiana. Se você estiver indo para uma festa, prepare-se com boa aparência, se sinta bem e tenha em mente alguns tópicos de conversação. Se você está dando um discurso, prepare-se conhecendo seu discurso. Se você está dando uma apresentação, pratique a apresentação. A preparação irá levá-lo a segurança na situação.

Encaminhe as conversas para um tópico que você conhece

Se você costuma se sentir inseguro em situações sociais e sente como se você não tivesse nada para contribuir com conversas, há um truque simples para consertar isso: falar sobre o que você conhece. Obviamente, você não precisa caminhar e apenas começar a falar coisas sem sentido, apenas direcione uma conversa casual com alguém sobre algo que eles disseram. Existem maneiras infinitas de relacionar os tópicos uns com os outros. Basta encontrar a sobreposição. Pratique entre amigos primeiro se você não se sentir confiante ao fazê-lo com estranhos, e cada passo que você leva para praticar isso aumentará sua confiança em situações sociais de forma exponencial.

Identifique suas paixões na vida para mais confiança e decisão

Quando você conhece sua paixão na vida, isso lhe dá muito mais senso de propósito. Isso lhe dá direção. Isso lhe dá significado. Isso lhe dá segurança. Se você sabe pelo que você é apaixonado, você sempre terá uma reserva de confiança à sua disposição.

Peça a outras pessoas opiniões sobre você

É fácil ficar preso em sua cabeça e convencer-se de que todas essas falhas que você vê são como todos os outros vêem você. Felizmente, é bastante simples remediar esse padrão de pensamento auto-prejudicial. Vá para alguém próximo de você e pergunte o que eles pensam de você. Ouça todas as coisas amorosas que eles tem a dizer. Ouça enquanto eles apontam todos os seus pontos incríveis, que eles vêem, ao invés das falhas que você vê. Uma vez que eles lhe deram sua opinião sobre você, tente entender. Tente aceitá-las. Tente perceber que poucas pessoas estão olhando para você e vendo essas falhas que você identificou na sua cabeça. Eles estão te vendo quando você não está apanhado em todo esse monólogo auto-prejudicial. Há uma beleza em você para as quais muitas vezes você é cego.

Seja você mesmo

Tão simples quanto isso pareça ser e tão contraditório quanto possa soar: ser você mesmo é a última fonte de confiança. Quando você é simplesmente você mesmo, você perceberá que todas as máscaras que você usou estavam apenas impedindo você de ter confiança. Possua quem você é liberto de comparações e julgamentos, porque você é o que você é, não importa o que alguém pensa.

Em última análise, a confiança é algo que você exala quando desaparece o hábito de insegurança constante. No fundo, você está ciente de que você tem talentos, valor e um coisas únicas para trazer para todas as situações. Você só precisa trabalhar a insegurança que aprendeu e permitir que essa confiança brilhe.

Você se considera uma pessoa insegura? Como tem feito para tentar mudar isso?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)