10 dicas para ser mais confiante no trabalho
Como ser mais confiante em mim mesmo? Afinal, ninguém nasce confiante. Pense nisso. Como bebês, todos nós tínhamos que depender de um cuidador para nos nutrir para o crescimento. À medida que amadurecemos, aprendemos a nos alimentar, vestir nossa própria roupa e nos comunicar com os que nos rodeiam. Passamos pela escola e talvez obtenhamos um diploma universitário. Então nós aparecemos no primeiro local de trabalho sem uma gota de experiência.
De alguma forma, no mundo dos negócios, nossa confiança diminui gradualmente à medida que cometemos erros, ou crescemos à medida que realizamos tarefas e nos superamos. Muitas vezes, a diferença em nosso nível de confiança se resume a como reagimos às críticas, à nossa capacidade de adquirir conhecimento e experiência e às decisões que tomamos ao longo do dia. É possível crescer em confiança no trabalho, mas você tem que estar pronto para praticar alguns hábitos diários saudáveis para mais confiança.
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Como ser mais confiante em mim mesmo: divulgue seus próprios sucessos
Não há problema para que as pessoas saibam dos seus ganhos pessoais, pelo menos em pequenas doses. Isso não é normalmente verdade com amigos ou cônjuges na vida diária, porque pode soar um pouco maçante. No entanto, você pode construir sua própria confiança apontando, de forma prática, que você foi o único que realizou algo para a empresa. Isso faz de você mais confiante porque você adquire o hábito de se auto-recompensar e se auto reconhecer pelos seus esforços.
Ser confiante é assumir responsabilidades e prazos
A confiança começa frequentemente quando você indica suas intenções. Deixe que as pessoas saibam que você vai terminar uma tarefa atribuída no trabalho e, em seguida, ir em frente e terminar a tarefa. Ao expressar seus objetivos para todos, você ganha confiança porque você está se mantendo responsável. Falar em voz alta ajuda a construir credibilidade com os outros no escritório e te ajuda a ganhar mais respeito. Note que sua confiança também pode ser prejudicada se você não terminar o trabalho.
Como ser mais comunicativo e confiante: transforme ataques pessoais em oportunidades
Acontece com todos. Os ataques pessoais são destinados a colocar você para baixo e fazer você perder a confiança. Não deixe que isso aconteça. Se você for atacado pessoalmente, se desfaça de qualquer raiva ou ressentimento por trás do ataque e procure ver como você pode mudar e crescer. Se alguém ataca você e diz que você precisa falar mais em reuniões, aceite o feedback. Fale mais. O processo de crescimento quando você ouve comentários negativos é o que pode construir confiança e passar a diferenciar as críticas construtivas das destrutivas.
Fale mais o que você pensa
Não estamos recomendando que você evite ter um filtro para o que você diz em reuniões e apenas fale tudo que vem a sua mente. No entanto, a falta de confiança é muitas vezes um gargalo que impede você de dizer o que você realmente pensa. Desconstrua esse processo. Ao declarar a sua opinião em uma reunião, você está construindo confiança porque pelo menos você pode ver as reações ao seu ponto de vista e se ajustar conforme necessário.
Treine para ser mais confiante
O treinamento pessoal ajuda a construir a confiança porque ele vai direto à fonte do problema. Você pode se sentir mal preparado no trabalho porque você não tem o treinamento adequado. Felizmente, isso é fácil de corrigir. Encontre cursos online em seu campo ou vá a um seminário, workshop, ou palestra, e comece a crescer em suas capacidades para neutralizar qualquer sentimento de inadequação.
Confiança pelo aumento dos seus conhecimentos
Pode parecer óbvio, mas você também pode criar confiança aprendendo mais. Leia mais livros, assista a mais palestras e vídeos online, participe de mais seminários. O conhecimento muitas vezes pode ser um assassino de confiança quando as pessoas que tem maior conhecimento sobre um assunto começarem a debater com você, mas saber o que fazer sobre um problema pode ajudá-lo a ganhar confiança. A confiança cresce quando você age sobre o que sabe.
Rejeite às críticas
Aqui está uma técnica para tentar quando você enfrentar críticas que prejudiquem sua confiança. Se você ouvir algo negativo que apenas não é verdade, antes de deixar o processo destruir o que você acredita sobre si mesmo, apenas rejeite a crítica destrutiva. Tente pensar em algo mais positivo e lembre-se das habilidades que você já tem. A razão pela qual isso funciona é porque os ciclos cerebrais que você desperdiça em algo negativo tendem a diminuir a confiança.
Sorria
Pessoas com confiança tendem a sorrir mais, mas é uma habilidade aprendida. Se você caminhar ao redor da empresa e cumprimentar os outros, sorria primeiro e pergunte sobre o dia da pessoa. A mudança de atitude sobre o que está acontecendo constrói sua própria confiança porque você percebe que precisa ter uma perspectiva melhor altamente contagiosa. A confiança é refletida nesses aspectos.
Tenha mais energia, saúde, e positividade no trabalho!
Enquanto você está na empresa, a forma como você se move, sua saúde, e sua postura podem determinar o seu humor. Ande pelo corredor para sua próxima reunião e crie uma relação com outros trabalhadores. Adicione um pouco de energia e bom humor, e você pode ganhar mais confiança quando as pessoas notarem que você tem essa atitude. Quanto mais energia você coloca no trabalho, mais confiança você gera fisicamente e mais você vai estar preparado para as diversas situações no ambiente de trabalho.
Encontre pessoas que irão aumentar sua confiança
Estou convencido de que a melhor maneira de construir confiança é encontrar pessoas que sabem como incentivá-lo. O melhor exemplo disso é em casa, com seu parceiro, ou com os amigos, que sempre parecem ter um pequeno elogio sobre como você está vestido para o dia ou um projeto completo depois que o dia acaba. Se você tende a sair com pessoas que o criticam demais, isso vai matar sua confiança. Talvez seja hora de encontrar novos amigos, mais saudáveis.
Como você trabalha sua confiança no ambiente de trabalho? Que dicas daria a quem precisa ser mais confiante?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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