Foco e concentração são essenciais no meu trabalho, principalmente porque eu sou meu próprio patrão e dependo da minha própria produção. Por conta disso, com o tempo e muita pesquisa, desenvolvi técnicas e encontrei outras que se adaptavam muito bem à minha rotina e ajudavam na minha concentração e foco.

Conversando com amigos, descobri que essas técnicas também funcionavam para eles. Começamos a compartilhar algumas ideias e chegamos a algumas conclusões sobre como podemos nos focar e concentrar melhor no trabalho. Conclusões estas que compartilho com vocês abaixo.

É importante saber quando você é mais produtivo

Isto pode parecer óbvio, mas é extremamente útil se lembrar de que hora do dia você é mais produtivo, especialmente se você se encontra em vários lugares durante o dia de trabalho. Eu sou uma pessoa da manhã, por exemplo, para que, assim que eu começar a trabalhar e me instalar, eu cuido das tarefas menos onerosas, como responder e-mails do trabalho e me organizar sobre as prioridades do dia. Eu, então, ordeno o que eu tenho que fazer para o dia e tento começar o mais tardar às 09:00.

Entre 9:00 e meio-dia, eu trabalho em projetos maiores, que terão mais tempo ou tarefas que têm prazos mais curtos. Eu também tento concentrar no trabalho que exige mais esforço mental. Se você é alguém que olha para uma tela de computador durante todo o dia no trabalho, você sabe que por duas horas, seus olhos começam a revirarem e tentar manter o foco se torna cada vez mais difícil. Você pode ser alguém que é mais produtivo no período da tarde, assim que você pode querer tentar realizar tarefas menores realizadas na parte da manhã, ou certificar-se de agendar reuniões durante esse tempo, se possível.

Bom reforçar que se você já está no trabalho desde as oito, e são duas horas da tarde e você não teve uma pausa de tela do computador, pare o que estiver fazendo. Meu maior desafio como um escritor e professor foi quebrar o hábito de trabalhar em um artigo ou preparação de aula por muito tempo, mas ele me ajudou tremendamente em termos de produtividade. Isso se aplica a qualquer trabalho de computador de alta demanda. Faça pausas regulares de tela, e estique o mais rápido que puder. No entanto, como todo o trabalho, faça a gestão do seu tempo de acordo com a sua janela mais produtiva durante o dia. É um ótimo lugar para começar a ficar mais centrado no trabalho.

Problemas em levar trabalhos para casa

Cansaço, sono, estafa, dores de cabeça. Estes são apenas alguns dos sintomas que você pode ter ao levar trabalho para casa e não ter tempo para seu descanso e acabar com sua concentração. (Foto: divulgação)

Apenas diga não a multitarefas

Uma das perguntas na entrevista de emprego de um amigo foi sobre como ele lidava com prioridades conflitantes e o que eu pensava sobre multitarefa. Ele deu uma resposta simples e honesta: “Eu não acho que os seres humanos foram projetados para multitarefa.” Ele passou a me explicar que, embora seja uma prática comum a maioria das pessoas acreditar que a multitarefa aumenta a produtividade, na verdade nos torna menos produtivos. Eu sei que ele não foi o primeiro a fazer essa afirmação, mas até eu experimentar isso, não tinha percebido que o foco em uma tarefa de cada vez é muito mais eficaz do que tentar fazer seis coisas ao mesmo tempo.

Pense nisso em termos de mensagens de texto enquanto dirige. Muitos países estão já tornando o ato de escrever e dirigir ilegal devido ao alto percentual de acidentes de carro causados ​​por uma das formas mais perigosas de multitarefa. Nossos cérebros não são projetados para lidar com a condução de um veículo e se comunicar por meio de mensagens escritas em um dispositivo móvel portátil ao mesmo tempo. Apesar de ser menos mortal, multitarefa no trabalho baseia-se na mesma premissa.

Por exemplo, verificar o seu e-mail enquanto conversa com um colega de trabalho é simplesmente uma má ideia por várias razões. Provavelmente, você vai perder a metade do que o colega de trabalho está lhe dizendo, e, portanto, terá que ter outra conversa mais tarde para obter os detalhes que você perdeu na troca inicial. Além disso, seu e-mail vai demorar o dobro do tempo para ser composto, uma vez que você está tentando se concentrar no que o seu colega de trabalho está dizendo ao mesmo tempo. A mesma idéia com o Facebook, Twitter, e todas as outras distrações possíveis. Eu pessoalmente não entendo no Facebook durante todo o dia de trabalho, nem a verificação de mensagens de telefone até chegar em casa. Mesmo e-mails e mensagens de telefone podem ser uma distração e, por isso não deixe para designar um tempo (de preferência não durante sua janela mais produtiva) para verificar os uma ou duas vezes por dia, e, em seguida, passar para a próxima tarefa.

Cuidados com o foco

Quando estiver conversando com alguém no trabalho, preste atenção na pessoa, nas palavras delas. Se você perder seu foco, não tenha vergonha e peça a pessoa para repetir a fala. (Foto: divulgação)

Deixe o trabalho no trabalho

Enquanto isto pode não ser possível para todos, manter sua vida profissional separada da sua vida em casa é uma maneira de ficar mais focado durante o dia de trabalho. Se você pensar, “Eu só vou fazer isso quando eu chegar em casa”, está menos propenso a se concentrar no que você precisa para terminar o dia e mais propenso a se distrair com o novo status de relacionamento da sua ex no Facebook, ou recuperar o atraso nos blogs que você acompanha.

Mesmo se você não trabalha em um computador o dia todo, é fácil falar sobre o trabalho com o seu parceiro ou amigos uma vez que você sair do escritório ou local de trabalho. Não só isso pode ser irritante para os seus amigos que não são colegas de trabalho, isso também não lhe dá qualquer espaço para simplesmente existir fora do local de trabalho. O trabalho e a casa se ​​tornam um fio contínuo de tarefas que sempre pode esperar até mais tarde. Deixe o trabalho no trabalho, sempre que possível, e você vai achar que você vai ter muito mais realizado enquanto você estiver realmente lá.

E para quem trabalha em casa, separe o ambiente de trabalho do ambiente de descanso. Eu tenho um escritório onde deixo meu computador de trabalho e não levo nada de trabalho para meu quarto ou outros ambientes da casa.

Beba mais água

Todo médico com quem eu já conversei me disse que o cérebro humano funciona melhor quando o corpo está bem hidratado. A maioria das pessoas passam o dia de trabalho na base da cafeína e açúcar, e em pequenas doses, esses estimulantes podem realmente aumentar o seu foco. Café pode ajudar você a prestar atenção e ser mais construtivo com o seu tempo. Ele também pode desidratá-lo muito rapidamente se você não reabastecer o sistema com água.

Um dos meus truques, de fato, é duplo: eu bebo mais água para que eu mantenha os níveis de hidratação assegurado ao mesmo tempo que eu fico longe da tela do computador, muitas vezes, mesmo que seja apenas para usar o banheiro. Enquanto isso funciona na maioria das vezes, muitas vezes eu me vejo sentado ali e de repente percebo que minha bexiga se sente como se ela está prestes a explodir, e que eu tenho que usar o banheiro, me levantar e descansar um pouco (algo que você acaba esquecendo quando está muito focado). Seja qual for o seu método, tente beber pelo menos 3 litros de água por dia. Eu descobri que isso ajuda muito com uma sensação geral de bem-estar e clareza mental.

Treinando para se focar e se concentrar

Ao criar delimitações para seu trabalho, você consegue também delimitar seus limites de concentração e foco, melhorando sua produtividade. (Foto: divulgação)

Durma mais

Eu sei que os meus dois últimos pontos soam mais como uma mãe dando conselhos sobre como evitar a gripe, mas este último ponto eu não posso enfatizar o suficiente. Não só eu deixo o trabalho no trabalho, mas também volto para casa na sexta-feira à noite, em vez de sair com os amigos e me forço a ir para a cama antes da meia-noite. Tanto na sexta à noite quanto sábado à noite eu tenho pelo menos oito horas de sono, e eu tenho sido mais produtivo do que eu já fui em minha vida.

Além disso, eu fico com um humor melhor e me sinto mais energizado todo o fim de semana. Eu não sei por que eu esqueço o quanto é importante para obter uma quantidade adequada de sono. Talvez porque eu estou mais interessado em terminar uma temporada do meu seriado favorito ou mais um capítulo daquele livro que estou lendo. Em qualquer caso, todos meus amigos com quem conversei reforçaram que ir para a cama cedo o mais rápido que puder ajudou muito na concentração, foco e qualidade de vida de cada um deles.

Regra do “+5”

Existem dois tipos de pessoas – aqueles que aprenderam a trabalhar pela frustração, e aqueles que gostariam de ter aprendido. A partir de agora, se você estiver no meio de uma tarefa e tentado a desistir, basta fazer mais cinco.

Leia mais cinco páginas. Termine mais cinco problemas de matemática. Trabalhe mais cinco minutos.

Assim como os atletas constroem a resistência física indo além do ponto de exaustão, você pode construir resistência mental indo além do ponto de frustração.

Assim como os corredores obtém seu fôlego extra por não desistir quando seu corpo protesta, inicialmente, você pode obter o fôlego mental por não desistir quando sua força de vontade protesta inicialmente. Continuando a concentrar-se quando o cérebro está cansado é a chave para esticar o seu tempo de atenção e construir resistência mental. Essa lição chegou ao ponto de um de meus amigos começar lendo apenas 5 páginas de livros acadêmicos por dia e chegando hoje a quase 50, depois de 3 meses se esforçando. É incrível, e você também pode conseguir.

Objetivos a serem alcançados com maior foco

Com foco e concentração na medida certa, você conseguirá chegar muito mais rapidamente aos seus objetivos pessoais e profissionais. (Foto: divulgação)

Conquiste sua procrastinação

Se há algo que eu e meus amigos tememos é a procrastinação. Não sabe como se concentrar? Você está adiando uma tarefa ou projeto nos quais você deveria estar trabalhando? Isso são formas de procrastinação. É incrível quanto tempo leva para completar algo no qual não estamos trabalhando.

Da próxima vez que você está prestes a adiar uma responsabilidade pergunte a si mesmo: “Eu tenho que fazer isso? Eu quero-o feito de modo que não está ocupando minha cabeça? Será que vai ser mais fácil depois?” Essas três questões podem dar-lhe o incentivo para aplicar-se mentalmente, porque elas te deixam cara a cara com o fato de esta tarefa não ir embora, e o adiamento só vai aumentar a sua culpa e tornar esta tarefa onerosa, ocupando mais da sua mente e do tempo.

Ver tudo como se fosse a primeira ou última vez

Da próxima vez que sua mente estiver há um milhão de quilômetros de distância, basta olhar ao seu redor e ver realmente o seu entorno. Estude essa flor requintada no vaso. Aproxime-se do quadro na parede e se maravilhe com o artesanato do artista. Perceba seus trabalhos sobre outros olhos, tente completar cada um deles de uma forma diferente. Empolgue-se com cada tarefa que você tem e tire o máximo de proveito de cada uma delas. Assim, o prazer não acaba e esse vício saudável te dará gás para continuar concentrado e focado.

Considerações Finais

Enquanto estes são os principais ajustes para a minha vida e de meus amigos que ajudaram a mais em termos de ser mais focado e produtivo no trabalho. Mas reconhecemos que todo mundo funciona de forma diferente. Eu adoraria ouvir mais dicas sobre habilidades de concentração de nossos leitores. Sinta-se livre para compartilhar algumas das maneiras que você usa para ficar mais concentrado e realizar suas tarefas diárias, seja no escritório ou em casa. O espaço de comentários abaixo é todo de vocês!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)