Uma pessoa coruja é uma pessoa que habitualmente mantém-se acordada e ativa até tarde da noite. Uma pessoa da manhã, por outro lado, é uma pessoa que pode facilmente se levantar cedo no dia seguinte. Eles são mais produtivos e alertas no período da manhã e ficam cansados à noite.

Se uma pessoa é uma coruja da noite ou uma pessoa da manhã depende muito da genética. Mas o estilo de vida de uma pessoa, ou seja, o trabalho, amigos, atividades de tempo livres, hobbies desempenham um papel importante na determinação da sua preferência. E no Brasil, praticamente todo mundo é obrigado a ser uma pessoa da manhã.

Mesmo que esta mudança seja difícil, é possível para qualquer um mudar de uma coruja de noite para uma pessoa da manhã. Você vai precisar de bastante paciência, cuidar bem de sua saúde e mudar gradualmente sua rotina.

Estabeleça uma rotina de sono e tarefas diárias

Se você quer começar a aprender bem em como ser mais produtivo no dia a dia, comece por ir para a cama ao mesmo tempo todas as noites e levante-se ao mesmo tempo na parte da manhã. Não durma o dia inteiro nos finais de semana, feriados ou em outros dias de folga. Defina um despertador para uma determinada hora e levante-se quando ele despertar, sem deixar passar a soneca. Se necessário, peça a um amigo(a), familiar ou companheiro(a) para te ligar ou te forçar a levantar da cama.

Saiba que isso é muito difícil, mas você vai começar a acostumar seu corpo lentamente a uma nova rotina e assim, conquistar um condicionamento para uma melhor saúde. E é normal que alguns dias o processo falhe. Mas você terá de resistir às noitadas fora, noites em claro por pelo menos alguns meses.

Coloque também algumas tarefas fixas no calendário dos seus dias. Com o tempo, acrescente mais horários e cumpra eles o máximo que puder, até conseguir torná-los uma rotina.

Vá a um profissional de saúde para te ajudar na criação da rotina de sono

Um especialista médico no sono pode recomendar pílulas para dormir para ajudar a adormecer na hora estabelecida, mas apenas até que seu corpo se acostume com a hora de dormir mais cedo. Converse com seu médico e peça por um suplemento com melatonina, que é um suplemento natural que ajuda a regular os ciclos de vigília e sono. As pílulas de dormir leves, em pequenas quantidades pode ser receitadas em uma consulta, mas seu médico deve te orientar para tentar dormir sem as pílulas antes de usá-las. Mas cada caso pode ser diferente, dependendo do seu grau de dificuldade para dormir e acordar em determinados horários.

A cafeína é sua amiga – mas não em excesso!

Se você quer mesmo saber como ser mais produtivo no trabalho durante o dia inteiro ou como ser mais produtivo nos estudos, beba bebidas com cafeína pela manhã, mas não no período da tarde. No processo de mudança de rotina, principalmente, você vai se sentir um lixo pela manhã e a cafeína pode te dar o gás que você precisa para continuar nas suas tarefas normais. Mas não tome a cafeína a tarde, pois ela pode permanecer no seu sistema e interromper o sono.

Acordando bem humorado

Perceba que sem uma mudança de hábitos nocivos, mudar de uma pessoa noturna para uma pessoa da manhã será quase impossível. (Foto: www.youbeauty.com)

Complemente o dia com exercícios físicos

Quem sabe ser mais organizado e produtivo sabe do papel do exercício durante o dia para ajudar a colocar o metabolismo em ordem. Existem pessoas que se sentem mais enérgicas com um exercício pela manhã. Outras, prefere exercícios no horário do almoço para um gás  para o resto do dia. E algumas preferem se exercitar a noite, para esgotarem as reservas de energia e ficarem preparadas para cair na cama.

Seja qual for o seu horário de exercícios físicos, mantenha uma rotina diária com pelo menos 30 minutos de exercícios. Além de te ajudar a ficar e manter a forma, vai te dar um metabolismo preparado para o sono saudável.

Mantenha uma alimentação saudável e regular

Quem dorme com fome pode acabar acordando de madrugada por conta do sono prejudicado pela falta de nutrientes. Quem come demais sofre do mesmo problema, só que por conta do metabolismo estar funcionando a mil para digerir toda aquela comida.

Vá a um nutricionista e mantenha uma dieta balanceada e saudável para ter um sono melhor. Procure cortar fast food e junk food do seu cardápio, trocando tudo por alimentos mais saudáveis. Coma de 3 em 3 horas e não coma demais, nem de menos: apenas o ideal.

Tenha uma hora por dia (pelo menos) para seus projetos pessoais

Sejam eles os estudos para um mestrado, estudos para concurso, um hobby pessoal, brincar com seus filhos, jogos, um esporte, o que for: dedique a esse projeto pelo menos uma hora do seu dia a dia. Faça desse um momento de meditação, onde você pensa na sua vida ou simplesmente, não pensa em nada. Esse momento de relaxamento é importante para que na hora de dormir você não seja bombardeado com ideias, pensamentos e ansiedades para atrapalhar seu sono.

Faça tudo isso orientado por um profissional

Procure ajuda profissional, se é difícil para você estabelecer uma rotina de dormir. Se você constantemente se sentindo cansado depois de dormir bem à noite, isso pode ser um sinal de uma condição de saúde mais grave. Psicólogos, psiquiatras, clínicos gerais, especialistas de sono: todos estes profissionais estão ao seu alcance para te ajudar a uma rotina mais organizada e produtiva.

Compartilhe nos comentários sua experiência em se tornar uma pessoa da manhã. Você estará ajudando muitos outros que estão começando este processo e tentando conquistar o tão sonhado bom humor matinal.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)