O grau de mestre experimentou um surto de popularidade na última década. Todos os anos, uma proporção significativa de estudantes decidem por tentar um mestrado. Então, qual é a desse mestrado? O que exatamente é um mestrado e será que ele vale a pena?

O que é um mestrado?

Como regra geral , você precisa ter um grau de bacharel ou licenciatura de graduação antes que você possa fazer um mestrado. O mestrado geralmente dura um ou dois anos, período no qual você fará uma pesquisa profunda para trabalhar em uma dissertação para responder uma hipótese/pergunta inédita sobre um tema qualquer.

Fazer um mestrado vale a pena?

Aqui estão duas razões pelas quais você não deveria fazer um mestrado :

  1. Você quer prolongar seu tempo na universidade antes de partir para o mundo do trabalho;
  2. Você já experimentou um ano de trabalho, teve um enorme choque cultural e agora está ansioso para fugir de volta para a segurança da universidade.

Muitos estudantes fazem exatamente isso e alguns até ganham o apelido de estudantes profissionais, principalmente por conta de boa paerte deles se sustentarem com bolsas de pesquisa ou com o dinheiro dos pais. Em qualquer caso, nós acreditamos que você ainda pode ser um preguiçoso e escolher astutamente um mestrado que irá beneficiar a sua carreira. O que nos leva para a próxima parte: o mestrado deve ser um investimento no seu futuro.

Você deve obter mais de seu mestrado do que você colocar dentro dele. Ou seja: o tempo investido em um mestrado tem que ser recompensado com uma remuneração futura mais alta.

Escolhendo o mestrado nos momentos certos

Um mestrado pode ser o seu ingresso em uma vida melhor, com cargos com melhor remuneração. Ou pode ser apenas um papel na sua parede. você tem que saber fazer a escolha certa. (Foto: ligadonafacul.com.br)

Então, o que devo considerar para fazer um mestrado? Dicas para quem quer fazer!

Para colocar sem rodeios , a maioria dos estudantes vai tomar um mestrado para melhorar suas chances de carreira. Mesmo se você for completamente acadêmico, você vai precisar de um mestrado afim de continuar a sua carreira acadêmica.

Você tem que avaliar se um grau de mestre vale a pena. Você pode fazer isso conversando com pessoas que já estão em seu setor escolhido. Você conhece muitas pessoas na indústria com um mestrado? Que tipo de papéis eles exercem? Sentem que o mestrado os ajudou a levá-los onde eles estão?

Uma boa dica quando se considera vários cursos de mestrado não é só para verificar as taxas de emprego, mas também entrar em contato com empresas de RH e saber sobre a demanda para a área específica que você busca. Há pesquisas disponíveis sobre o assunto para que você entenda bem onde estão as oportunidades.

Um mestrado com fortes conexões com a indústria, onde outros alunos passaram para trabalhos emocionantes com bons empregadores, pode valer a pena o investimento.  Neste sentido, você também deve escolher um mestrado que é o mais específico possível para seus objetivos de carreira.

Às vezes, você tem que tomar um mestrado para se preparar para uma rota em determinada carreira . Por exemplo, se você quer se tornar uma assistente social, mas seu primeiro grau não está relacionado, em seguida, um mestrado é um passo necessário para a sua carreira. Igualmente, com carreiras que colocam grande ênfase na capacidade acadêmica, como se tornar um advogado de direitos humanos, um mestrado relevante será um bônus.

O importante a destacar é que um mestrado não é um bilhete de ida para um trabalho de pós-graduação. Você terá que provar o valor de seu mestrado para os potenciais empregadores e mostrar a vantagem que ele te dá sobre os outros candidatos.

Como faço para tentar um mestrado?

Ao contrário de em nível de graduação, o processo de candidatura para mestrado não é totalmente centralizado. Você vai precisar para aplicar diretamente a instituições individuais. Esteja avisado que os prazos de inscrição variam de universidade para universidade. Também é uma boa ideia aplicar o mais cedo possível.

Normalmente, o processo de aplicação envolverá preencher um formulário e fornecer referências acadêmicas. Os requisitos de acesso para mestrados variam, para mais você vai precisar de um bacharelado ou uma licenciatura, mas a experiência de trabalho relevante pode ser considerada para determinados cursos . Requisitos acadêmicos também diferem de instituição para instituição. Provas são parte integrante do processo seletivo, além de análises de currículo e entrevistas.

Um mestrado não é algo a ser levado como um capricho. Você precisa decidir se é a opção certa para você e é muito importante para encontrar o curso perfeito. É um grande investimento, então você realmente tem que ter certeza que vai valer a pena.

Dicas? Dúvidas? Sugestões? Críticas? Use o espaço de comentários abaixo para tornar este espaço cada vez mais colaborativo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)