Um plano de desenvolvimento de carreira é um método ordenado e propositivo para rever onde você está em sua carreira, decidir onde você quer estar e usar uma configuração objetiva e inteligente para chegar aonde você deseja. Para criar um plano de desenvolvimento de carreira que atenda aos seus objetivos de carreira, estes passos são essenciais.

Saber onde você está

Seu ponto de partida é o lugar onde você está agora, o seu ponto A.

  • O que motiva você?
  • O que influenciou suas escolhas de carreira?
  • Como você chegou ao seu plano de carreira atual?

Pense sobre as suas qualificações acadêmicas e profissionais, suas habilidades de trabalho, experiência de trabalho, interesses e hobbies. Anote tudo isso, reveja e revise seu currículo.

Saiba onde você quer estar

Esse é o seu Ponto B, o seu destino da carreira.

  • Onde você se vê daqui a 1 ano, 5 anos, 10 anos?
  • Se você tivesse o dinheiro, tempo e conexões para encontrar o seu sonho de carreira, o que você seria?
  • Como é que as suas qualificações, experiência, habilidades e valores servem você no trabalho?
  • Se você não for prejudicado por uma incapacidade de tomar boas decisões ou a falta de auto-confiança, quem você seria?

Vale a pena sonhar, pensar em uma troca de carreira. Isso é como um brainstorm, mas com apenas destinos e ideias pessoais.

Saiba quanto vai demorar para chegar lá

Este passo envolve o teste de realidade. Trata-se de reduzir a distância entre A e B por meio de pesquisas e uma tomada de decisão bem informada e equilibrada.

Suponha que você queira ganhar dinheiro trabalhando online. Você se depara com um anúncio na Internet dizendo que você pode ganhar dinheiro online “rapidamente”. Antes de ficar animado com a perspectiva de riquezas instantâneas, você precisa fazer um teste de realidade.

Por exemplo, uma das primeiras coisas que você deve fazer é: como você sabe se é uma legítima oportunidade ou uma fraude?

Seus critérios seriam provas credíveis, quer sob a forma de depoimentos e estatísticas ou pessoas da vida real, cujo sucesso é incontestável. Você não pode basear sua decisão em uma mera reivindicação de marketing.

Existem outras considerações

Pense em quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir na sua carreira.

  • Você tem recursos suficientes para apoiar a sua pesquisa ou são seus recursos limitados?
  • Você está preparado para fazer mudanças e sacrifícios, se você tem que?
Futuro iluminado na carreira

Vários caminhos podem se iluminar à sua frente no mercado de trabalho. Com o plano de carreira é que você vai saber qual a cor certa para iluminar seu futuro. (Foto: immagini.4ever.eu)

Organize as ideias

Uma vez que você tem as ideias no lugar, é hora de resumir o seu plano de desenvolvimento de carreira e colocá-lo por escrito.

Estabelecidas tanta a imagem geral e todos os detalhes entre as etapas de ação que irão levá-lo ao seu objetivo de carreira definitiva, é hora de colocar no papel de forma bem organizada.

Há poder na palavra impressa. Quando são seus objetivos estão em seu rosto diariamente, você pode vê-los e é mais fácil de se comprometer com eles.

Observando seus objetivos e escrevendo-os, você ativa seu inconsciente para lembrá-lo das coisas que precisam ser feitas para cumprir seus objetivos.

Faça a micro gestão de seus objetivos

Será que o seu objetivo parece muito grande? Quebre-o em etapas menores. Dê o primeiro passo, então o próximo, e continue assim. O sucesso vem de fazer as coisas certas de forma consistente e fazê-las bem. Você também vai querer acompanhar o resultado de suas ações para se certificar de que eles estão realmente ajudando-o a se mover em direção ao seu objetivo final.

Isso é chamado de ajuste do objetivo inteligente.

Lembre-se de fazer o que é necessário e não apenas planejar

A maioria de nós estão familiarizados com o famoso grito de marketing de uma empresa de artigos esportivos: Just Do It ou, no belo português, Apenas Faça.

Se você quiser que o seu plano de desenvolvimento de carreira seja mais do que um pedaço de papel, você terá que fazê-lo funcionar. Caso contrário, será apenas mais um exercício acadêmico, outra boa intenção arquivada em sua pasta.

A partir da experiência, o primeiro passo pode parecer especialmente difícil. Espere desafios, mas não deixe eles te derrotarem.

Atualize o plano constantemente

Continue trabalhando em seu plano de desenvolvimento de carreira e faça-o funcionar para você. Quando esses pequenos sucessos começarem a somar, eles vão confirmar que estava certo o tempo todo, e você vai estar motivado para continuar.

Não há substituto para o fazer. Também não há qualquer fórmula mágica. Você apenas tem que fazê-lo.

Considerações finais

Se alcançar os objetivos por conta própria é um desafio crônico para você, considere trabalhar com um coach de carreira ou fazer uma terapia para encarar melhor os seus desafios pessoais.

Você vê, quando você trabalha por si mesmo, ninguém mais sabe o que você está tentando alcançar. Ninguém está lá para animá-lo ou mantê-lo responsável ou oferecer uma opinião construtiva sobre como você pode fazer melhor.

No entanto, quando você faz o seu plano de desenvolvimento de carreira como um projeto compartilhado, quando você se atreve a fazer seus objetivos de carreira transparentes para os outros, uma pressão positiva pode acontecer. Basta saber que você tem que ‘denunciar’ o seu progresso com alguém pode torná-lo mais diligente e responsável do que se você estivesse indo solo. A família aqui é essencial nesse papel.

Obviamente, isso não será relevante se você é altamente auto-disciplinado.

Mas se você é do tipo de pessoa que precisa de um empurrão ou um lembrete de vez em quando, uma parceria com um consultor de carreira para elaborar e implementar um plano de desenvolvimento de carreira pode ser o seu melhor investimento no seu futuro atraente. Sua família e amigos podem também exercer um importante papel e assim, você conquistar o futuro que tanto sonhou para você e sua família.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)