Ir para a faculdade 40 anos ou quando mais velho pode parecer intimidante por várias razões. Por um lado, há o custo. Quando você tem outras responsabilidades financeiras como um financiamento de imóvel e despesas da família, os custos de tempo ou financeiro de uma faculdade podem pesar bastante.

Então, claro, há o aspecto do reajuste a se tornar um estudante depois de muitos anos fora da escola. Para não mencionar a apreensão do que pode vir junto com o aprendizado de novas tecnologias ou o pensamento de estudar com pessoas com metade da sua idade.

Sim, é pesado tomar essa decisão, mas isso não significa que você não pode ou não deve fazê-lo. Tomar a decisão se você deve ou não voltar para a escola é altamente pessoal, e você deve levar algum tempo para pensar nisso, considerando alguns critérios e elementos importantíssimos.

Vale a pena fazer faculdade depois dos 40? Veja seus objetivos

Por que você quer fazer uma faculdade? Esta é a questão central no processo de tomada de decisões. Por exemplo, fazer um curso para mudar sua carreira é um bom motivo para fazer um curso depois dos 40. No entanto, você deve se certificar de que você escolhe uma graduação que irá ajudá-lo para onde você quer ir profissionalmente. Investigue quais graduações estão relacionadas a sua carreira desejada, e então use o dados estatísticos para descobrir as perspectivas de emprego para essa carreira. Não importa se você quiser mudar de carreira, avançar em sua carreira atual, ou simplesmente ampliar o seu conhecimento, use o seu objetivo para ajudá-lo a fazer as escolhas do curso certo.

Graduar depois dos 40

A graduação mais velho é possível para todos, desde que você tenha um objetivo claro para sua graduação. (Foto: www.thedp.com)

Vale a pena fazer faculdade a distância ou presencial: descubra seus pontos fracos

Depois de saber por que você quer voltar para uma faculdade, descubra as coisas que estão te prendendo. Isto significa determinar seus pontos fracos, que vai te ajudar a guiar você no caminho para encontrar soluções para os problemas.

Um exemplo de ponto fraco: se você se preocupa que os outros alunos serão adolescentes ou tem seus vinte e poucos anos, você ficará surpreso ao saber que em muitos cursos você vai estar ao lado de pessoas com sua idade ou um pouco mais novos apenas. A tendência é que mais pessoas mais velhas estão voltando para a faculdade, e isso não deve mudar tão cedo.

Se pagar a faculdade é o seu principal ponto fraco, descubra se você pode pagar a faculdade ou arcar com o menor tempo que terá para outras atividades. Pergunte ao seu empregador atual se eles oferecem reembolso por investimentos na educação ou veja se você pode obter um financiamento federal. Há também oportunidades de bolsas de estudo para estudantes mais velhos. Se você não pode cobrir todos os seus custos de educação com bolsas de estudo, olhe para o quanto você precisa de empréstimo, e quais os empréstimos/financiamento fazem mais sentido para a sua situação.

Faça um plano para voltar a faculdade depois dos 40 anos

Usando seus objetivos e pontos fracos, faça um plano para determinar se voltar para a escola é a opção certa para você. Inclua todos os custos e outros aspectos práticos que impactam na sua escolha.

Por exemplo, você tem que considerar a logística de sua vida pessoal no dia a dia. Se você tem filhos, considere sua agenda. Inclua sua agenda pessoal também, como trabalhar fora, cozinhar refeições, tarefas domésticas e detalhes semelhantes.

Tenha em mente que você não tem de frequentar um curso de tempo integral. Você pode se inscrever em um curso de meio período ou ter aulas online.

As universidades e faculdades tem recursos disponíveis para ajudá-lo com o seu processo de tomada de decisão. Ao fazer o seu plano, consulte pessoas que possam ajudar a responder suas perguntas.

Se você está pensando em ter um curso online, pesquise como o ambiente de sala de aula virtual será e qual o equipamento que você vai precisar para participar. Se você planeja ir no campus da faculdade para aulas, tente assistir uma aula ou visite o campus para um passeio antes.

Idade não é um fator importante para uma graduação

Depois de criar metas, descobrir seus pontos fracos e fazer um plano, você vai descobrir que voltar para a faculdade não é algo que a idade deva te impedir de fazer. Tudo que você precisa é de um plano de ação para que o curso não atrapalhe sua rotina normal.

Você faz faculdade depois dos 40? Como é a experiência? Está com dificuldade para voltar para a faculdade? Por que?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)