Muitas pessoas criam objetivos para suas vidas que eles estão focados em alcançar. O mais diligente deles terá ido um passo além pois definem metas de curto prazo, que irão levá-los com sucesso em direção a sua meta de longo prazo. Metas de curto prazo são necessárias para a realização objetivo final, já que elas servem para dar pequenas mordidas de fácil digestão no bolo da vida, em vez de engolir todo o prato de uma só vez e engasgar.

Apesar de ter metas de curto prazo ser um passo necessário, é essencial perceber que alcançar essas metas de curto prazo requer um monte de trabalho também, além de muitos “não” para a procrastinação, de qualquer origem que seja. Existem elementos-chave para prática que ajudará você a alcançar importantes conquistas no curto prazo.

Mantenha metas de curto prazo realizáveis

Metas de curto prazo devem ser pequenos passos, um por um, que vão te levar ao topo em algum momento no futuro, ou seja, te ajudarão a alcançar suas metas de longo prazo. Elas devem ser pequenas o suficiente para ser atingíveis, enquanto grandes o suficiente para causar um impacto. Estas medidas destinam-se a ser motivadoras e encorajadoras, já que a cada passo realizado você terá uma batalha vencida. Faça uma lista das metas de curto prazo que você definiu, e as reveja diariamente. Essa revisão vai mantê-lo motivado e no caminho certo, e mantê-lo ciente de seu progresso continuamente.

Isso também significa que você deve quebrar metas mais difíceis de serem alcançadas no longo prazo em várias pequenas etapas. Por exemplo, muitas pessoas que trabalham querem consertar alguma coisa em suas casas mas não tem tempo suficiente para fazê-lo. Como então posso organizar isso?

Vamos dizer que você queira pintar sua casa. Você tem um total de 5 cômodos na casa e trabalha até nos sábados. Temos que lembrar que também é importante descansar para não prejudicar seu trabalho, portanto você não deve investir todo seu final de semana na pintura. Aqui vai um exemplo então de como realizar essa meta de uma maneira que não seja frustrante e que seja eficiente:

  • Primeiro final de semana: definir cores, materiais necessários, pesquisar como economizar na pintura e como fazê-la de forma eficiente, conversar com amigos sobre as pinturas que eles fizeram em suas casas e quanto tempo demorou, buscar os melhores materiais e tintas possíveis em uma pesquisa, pesquisar preços de materiais e tintas e definir quais cômodos precisarão de pintura.
  • Segundo final de semana: comprar os materiais e tintas necessárias e definir o cronograma de pintura dos cômodos, pintando os cômodos mais afastados da parte central da casa (lugares de maior movimento) primeiro. Definir como as pessoas e objetos de cada cômodo serão realocados durante a pintura.
  • Finais de semana seguintes: preparar e pintar cômodos na ordem do mais afastado até o cômodo de maior circulação na casa.
  • Todos os finais de semana: se recompensar jantando fora com a família, fazendo uma pequena viagem ou qualquer coisa que te dê prazer e relaxe.
Alcançando objetivos maiores com menores no curto prazo

Traduzindo os passos da escada até o objetivo de longo prazo: defina o objetivo, faça um plano, comece a trabalhar, mantenha o trabalho e alcance seu objetivo. Vários pequenos passos rumo a um lugar mais alto. www.personalfinancewhiz.com

Perceba que em todos finais de semana, é necessário deixar pelo menos o domingo de folga, para que você possa relaxar, mesmo que você não tenha terminado o cômodo. Você pode e deve fazer isso com qualquer outra meta que tenha, inclusive no trabalho. Pense em uma promoção: o que você acha que deve fazer para chegar a um cargo de gerência, sendo ainda um estagiário? A mesma mentalidade da pintura funciona aqui, quebrando a metas mais difíceis em pequenos passos e se recompensando a cada meta conquistada. Isto nos leva à nossa próxima dica.

Recompense-se por pequenas vitórias

Assim que cada objetivo a curto prazo seja cumprido, recompense a você mesmo adequadamente. Afinal de contas, atingir cada meta de pequeno prazo é para ser comemorado. Somente você pode decidir sobre uma recompensa que se encaixa na ocasião, mas lembre-se que se o seu objetivo a longo prazo é poupar R$5 por dia, comemorar gastando dinheiro vai atrapalhar seu objetivo principal, assim como se seu objetivo era perder 1 kg e como comemoração vai para um restaurante fast food. Isso vai sabotar seus esforços. Sua recompensa deve se relacionar com os seus próprios interesses. Pode-se tratar-se de coisas simples como uma longa caminhada ou uma ida ao museu. Tudo o que faz você se sentir bem vai agir como uma recompensa e reforçar seu comportamento rumo á meta principal.

Permança flexível

Ao definir primeiro os seus objetivos a longo prazo, você estará antecipando quais metas de curto prazo parecem ser úteis para alcançá-los. De tempos em tempos, metas de curto prazo originais podem precisar ser ajustadas ou alteradas. Pode ser um passo que era tão bem sucedido que eliminou a necessidade do próximo em sua lista. Ou, pelo contrário, uma meta de curto prazo pode ter sido não tão bem sucedida coma ela foi originalmente projetada para ser, fazendo com que fosse necessário voltar um pouco atrás.

Tropeços não tem que ser um efeito negativo pois mudar de direção às vezes pode realmente ser um bônus. Permanecendo flexível para mudar metas de curto prazo de acordo com a situação irá ajudá-lo a permanecer na caminho certo para alcançar seus objetivos, seja em qualquer área de sua vida que você queira atingir metas grandiosas.

Considerações Finais

Metas de curto prazo são parte integrante para atingir os objetivos de longo prazo na vida e por isso, é essencial para entender como e por que usá-las irá ajudá-lo a ser bem sucedido em alcançar seu objetivo final. Assim como na vida é melhor viver um dia de cada vez, as metas devem ser abordadas da mesma maneira: um passo de cada vez.

Como você aborda as metas de curto e longo prazo? Que dicas e estratégias você teria para dar a outros? Compartilhe nos comentários abaixo sua experiência e vivência!

Um comentário para “Como definir e cumprir metas de curto prazo?”

  1. Naiane

    Adorei as dicas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)