Economizar a grana do FGTS e do Seguro Desemprego, poupar esse dinheiro, ou investir? Como tomar essa decisão? A resposta depende de seus objetivos e sua situação financeira atual. Vamos trabalhar um pouco com a construção de suas economias e a melhor maneira de investir dinheiro. Também vamos tratar dos conceitos básicos de planejamento de suas finanças para poupança de curto prazo e investimento a longo prazo. Claro, com um espaço para você também gastar esse dinheiro.

Qual é a diferença entre poupar, investir e gastar?

Antes de você sair pensando no que fazer com seu FGTS ou Seguro Desemprego, é bom começar conhecendo melhor os conceitos de economizar, poupar, investir, e gastar.

Economizar e poupar são sinônimos para separar dinheiro, pouco a pouco. Você geralmente economiza até pagar por algo específico, como uma viagem de férias, um financiamento de uma casa, ou para cobrir quaisquer emergências que possam surgir, como uma infiltração na casa. Poupar geralmente significa colocar seu dinheiro em uma conta poupança em um banco.

Investir é algo que vai pegar algum desse dinheiro e tentar fazê-lo aumentar ao aplicá-lo em bens ou produtos do mercado financeiro que podem aumentar o montante investido. Por exemplo, você pode investir em ações, em imóveis, e até investimentos na sua própria educação podem ser boas opções.

Gastar é simplesmente usar o dinheiro no dia a dia. Pode ser para pagar contas, comprar bens e serviços, gastar para se divertir, enfim: usar o dinheiro sem se preocupar muito.

Agora, vamos estabelecer em quais situações você deve gastar, investir, ou poupar seu FGTS ou Seguro Desemprego.

Poupar o FGTS e o Seguro Desemprego: quando você precisa de um fundo de emergência

Todo mundo deve fazer o seu melhor para construir um fundo de emergência. A regra geral é ter um mínimo de três meses de despesas de vida guardados em uma conta poupança. Isso deve incluir aluguel, alimentação, mensalidades de escola, e quaisquer outros gastos essenciais. Seu fundo de emergência significa que você tem alguma segurança financeira se algo der errado. Vale ressaltar que construir esse fundo com o FGTS e o Seguro Desemprego é uma opção apenas se você encontrar um emprego rapidamente, ou tiver como guardar esses recursos e sobreviver com outras rendas.

Decisões financeiras

Poupar, investir, ou gastar o FGTS e seu Seguro Desemprego deve ser uma decisão tomada com muita reflexão, com planejamento para que o dinheiro não desapreça e você fique a ver navios. (Foto: Eh Noix no Mundo)

Poupar o FGTS e o Seguro Desemprego: poupar dinheiro ganhando pouco

Agora que você tem um fundo de emergência, é uma boa ideia economizar pelo menos 10% de seus ganhos cada mês ou tanto quanto você puder economizar. E quem ganha pouco terá mais dificuldade em fazer essa poupança, porque geralmente não sobra muito dinheiro no bolso no fim do mês. Quem ganha pouco precisa poupar qualquer dinheiro que entre a mais na conta, definindo metas de poupança e poupando tanto quanto for possível. A poupança pode se tornar, em algum momento, um investimento, e te ajudar a realizar sonhos.

Quando gastar o FGTS e o Seguro Desemprego?

Há poucas situações em que você não deve poupar ou investir seu dinheiro, mas elas existem. As coisas mais importantes que você precisa fazer com seu dinheiro podem ser gastá-lo, na verdade. Geralmente, as situações onde gastar o dinheiro é melhor estão envolvidas com o controle de dívidas e emergências familiares. Por exemplo, é bom gastar o dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego para controlar suas dívidas, ou seja, pagar faturas do cartão de crédito, financiamentos, contas vencidas. Emergências familiares, como uma morte na família, uma emergência médica, ou qualquer situação semelhante, também podem te fazer gastar esse dinheiro. E não pense que são gastos “ruins”: são decisões que vão te deixar com a consciência tranquila.

Investir o FGTS e o Seguro Desemprego: você está pronto?

Investir pode ser uma ótima maneira de obter mais do seu dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego, mas não é para todos. Se isso faz ou não sentido para você depende de seus objetivos, especificamente se eles são de longo, curto, ou de médio prazo.

Objetivos de curto prazo são coisas que você planeja fazer nos próximos cinco anos. Objetivos de médio prazo são coisas que você pretende fazer nos próximos 5 a 10 anos. Os objetivos a longo prazo são aqueles em que você não vai precisar do dinheiro por dez anos ou mais.

Para seus objetivos a curto prazo, a regra geral é economizar em depósitos em dinheiro, como contas bancárias. O mercado de ações pode subir ou descer no curto prazo e se você investir por menos de cinco anos você pode ter grandes perdas. Procure fundos de investimento, CDBs, e investimentos que tenham risco baixo a moderado.

Para o médio prazo, depósitos em dinheiro podem às vezes ser a melhor resposta, mas depende de quanto risco você está disposto a tomar com o seu dinheiro para conseguir um maior retorno sobre o seu investimento. Por exemplo, se você está planejando comprar uma propriedade em sete anos e você sabe que você vai precisar de todas as suas economias e não quer arriscar seu dinheiro, pode ser mais seguro para colocar seu dinheiro em uma aplicação CDB ou até em uma conta poupaça. No entanto, tenha em mente que sua poupança ainda estará em risco de inflação. Isto é onde o interesse que você ganha em suas economias não consegue manter-se com a taxa de inflação assim que o poder de compra de seu dinheiro é reduzido. Cada libra que você tem hoje vai comprar menos no futuro. Por outro lado, se você é mais flexível, você pode considerar investir seu dinheiro com algum risco, para tentar obter um maior retorno sobre o seu investimento do que seria possível por poupar sozinho. Isso inclui investimentos no mercado de ações, mercado cambial, fundos de investimento atrelados a índices da Bolsa, etc.

Para metas de longo prazo, é geralmente melhor investir sempre, porque a inflação pode afetar seriamente o valor do seu dinheiro no médio e longo prazo. O mercado de ações tende a ser um melhor destino para seu dinheiro a longo prazo, proporcionando uma oportunidade para maiores retornos sobre qualquer dinheiro investido ao longo do tempo. Títulos do Tesouro também se tornaram atrativos nos últimos anos. Você pode reduzir o nível de risco que você toma quando você investe espalhando seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos. Isso é chamado de diversificação.

Alguns objetivos financeiros comparados

Para te ajudar a decidir sobre gastar, poupar, ou investir seu dinheiro do FGTS ou do Seguro Desemprego, temos algumas sugestões de objetivos financeiros para te ajudar na decisão.

Comprar um carro: seu carro velho está apresentando muitos defeitos, a manutenção está cara, e os custos mensais também. Você precisa trocar de carro. Você deve poupar o dinheiro.

Financiamento de imóvel: você gostaria de comprar um imóvel ou pagar parcelas do imóvel que está financiando. Talvez você não tenha acesso ao FGTS de outra forma que não seja para pagar financiamentos. Você deve poupar o dinheiro para usar no momento da compra do imóvel ou usar o FGTS para pagar parcelas do financiamento.

Pagar um casamento: você ou seus filhos planejam se casar, e a festa será paga por você. Invista o dinheiro.

Aposentadoria mais confortável: você acabou de completar 30 anos e gostaria de se aposentar quando estiver com 65, ou seja, 35 anos no futuro. Você deve investir seu dinheiro.
Defina seus objetivos de poupança

Como você pode ver nas sugestões, você provavelmente já tem algumas dessas metas financeiras em mente. Todas elas terão prazos diferentes, o que significa que você pode querer fazer alguma poupança e alguns investimento. É por isso que é importante fazer um plano de uso do seu FGTS e do seu Seguro Desemprego, para não sair pensando que eles são salários especiais que você recebe e pode usar de qualquer jeito. Seja sábio e a tranquilidade financeira virá como um bônus.

Você poupa, investe, ou gasta seu dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego? Por que?

2 comentários para “Gastar, investir, ou poupar o FGTS? E o Seguro Desemprego?”

  1. Valdiney Varella

    Olá bom dia queria saber se posso saca meu seguro desemprego nas casa lotérica com cartão cidadão o valo da parcela e 1543 reais?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Pode sim Valdiney.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)