Seguro desemprego: quantas parcelas, valor, e meses para receber o benefício!

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

O seguro desemprego é um benefício que todo trabalhador brasileiro recebe para garantir o sustento após uma demissão sem justa causa. Mas quantos meses dura o seguro desemprego? Qual o valor das parcelas? Quantos meses preciso trabalhar para receber o seguro? Vamos entender esses fatores para esclarecer as dúvidas mais comuns dos trabalhadores.

Quantos meses recebo o seguro desemprego?

A quantidade de parcelas a serem recebidas pelo trabalhador dependem da quantidade de meses trabalhados e em qual solicitação do seguro o trabalhador está.

Primeira solicitação do seguro desemprego

Leia também

Segunda solicitação do seguro desemprego:

Terceira solicitação do seguro desemprego:

Seguro desemprego

Entenda melhor as informações sobre o seguro desemprego para se planejar e saber como receber corretamente o seguro. (Foto: Salário Mínimo)

Valor do seguro desemprego

O valor do seguro desemprego é ajustado anualmente para ficar de acordo com o salário mínimo. A tabela está disponível no site do MTE. Para o cálculo, são considerados os seguintes critérios:

Assim, são estabelecidos os valores e as parcelas às quais o trabalhador tem direito a receber. Vale lembrar que os valores, geralmente, não são os mesmos que o salário que era recebido pelo trabalhador, o que torna mais atrativo procurar um emprego novo logo.

São 4 faixas de parcelas para o seguro desemprego, sempre garantindo um recebimento mais baixo do que o salário do empregado. Por exemplo, para a faixa mais baixa de recebimento do seguro desemprego, a média dos salários é multiplicada por 0,8, o que significa uma redução de 20% nos seus ganhos. Para as médias salariais da última faixa de recebimento do seguro desemprego, as perdas são ainda maiores.

Ficou alguma dúvida sobre o valor e os meses para receber o seguro desemprego? Deixem suas perguntas nos comentários abaixo! Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário