Se você está procurando por um novo emprego, você não está sozinho. Uma boa parte da população ativa são de trabalhadores que estão ativamente procurando ou estão interessados ​​em encontrar um novo cargo. Para muitos, o processo de encontrar um novo trabalho pode ser tedioso na melhor das hipóteses e sentir como uma dor na alma, na pior das hipóteses. Meses podem se passar até você encontrar a vaga perfeita. A verdade é que poucas pessoas querem aguardar muito tempo para encontrar um novo emprego. E felizmente, existem algumas etapas que você pode tomar para acelerar a busca de emprego.

Arrumar emprego rápido na época certa

Algumas estações são mais favoráveis ​​para os pesquisadores de emprego do que outras. Obviamente, se você precisa de trabalho imediatamente, você não tem o luxo de esperar para procurar um emprego. Mas se você está buscando uma mudança, você pode querer iniciar sua pesquisa em uma época do ano em que as empresas são mais propensas a procurar novos funcionários.

Os grandes meses de contratação são janeiro e fevereiro, e final de setembro e outubro. Os candidatos a emprego que fazem contato diretamente no início desses ciclos tem as melhores chances de serem contratados.

A contratação muitas vezes diminui no verão, já que muitas pessoas estão fora do escritório. Se você está pensando em procurar um novo emprego agora, considere gastar o próximo mês ou dois aperfeiçoando seu currículo, atualizando seu perfil profissional nas redes sociais e construindo sua rede.

Conseguindo emprego rápido

Conseguir uma vaga de emprego rápida demanda planejamento e muita dedicação, mas tudo isso será recompensado com seu emprego desejado. (Foto: MinuteJob.com)

Quem sabe como conseguir emprego rápido vai mostrar para todos que está procurando emprego

Se você está procurando emprego apenas online, você está perdendo, pois muitas posições abertas nunca são postadas online. Não hesite em divulgar sua procura por trabalho. Entre em contato pessoalmente para ex-colegas de trabalho e outros em sua rede (tanto online quanto na vida real) e peça um favor que possa ajudar a mover sua busca de emprego.

As pessoas são muito mais propensas a ajudar se você lhes der algo concreto que possam fazer. Por exemplo, você pode perguntar ao seu vizinho se ele pode conectá-lo com um gerente de contratação em sua antiga empresa, ou você pode perguntar ao seu gerente antigo se ele pode indicar você para outras empresas.

Mostre aos empregadores o que você fez para agilizar sua busca

Seu objetivo é óbvio, afinal, você quer um emprego. Por isso, deixe claro em seu currículo suas realizações passadas. Mostre aos gerentes de contratação e entrevistadores o que você fez no passado e como isso o tornará um empregado melhor para eles. Mesmo recém formados podem colocar projetos e trabalhos em que participaram. Em suma, você precisa se gabar um pouco e sempre que possível, é útil quantificar suas realizações. Não basta dizer que você recrutou voluntários para uma causa: você tem que dizer quantos voluntários recrutou e os resultados financeiros ou mensuráveis desse recrutamento.

Torne-se um voluntário para aumentar suas chances de emprego

Dedicar um pouco do seu tempo para ajudar os outros pode tornar muito mais fácil encontrar um emprego. Aqueles que se oferecem para trabalhos voluntários são mais propensos a ter um emprego após seis meses do que aqueles que não o fizeram. Mesmo o voluntariado por apenas uma hora por semana está associado a uma maior chance de encontrar um emprego.

Um dos motivos pelo qual o voluntariado pode ser tão útil para os jovens que procuram um emprego é que demonstra aos empregadores que eles tem habilidades específicas relacionadas ao trabalho – habilidades que eles podem não estar desenvolvendo na faculdade.

Os empregadores não estão mais interessados ​​em formar candidatos potenciais que possam fazer um trabalho excepcional com base nas promessas acadêmicas. As atividades de voluntariado oferecem oportunidades para adultos emergentes dominarem habilidades específicas e demonstrarem provas de competência e valor.

Faça uma limpa nas suas redes sociais para encontrar o emprego mais rápido

Aqui está um lembrete apenas no caso de você ter esquecido: há uma ótima chance de seu potencial empregador verificar os seus perfis nas redes sociais. Quais os comportamentos das redes sociais que impedem você de obter a vaga? Boa parte vai recusar um candidato que publique “fotografias ou informações provocativas ou impróprias”. O compartilhando de informações sobre beber ou usar drogas; falar mal de um empregador ou colega de trabalho; fazer comentários racistas, sexistas ou discriminatórios; compartilhando informações confidenciais; usar apelidos ao invés de nomes próprios; assim como erros ortográficos nas suas postagens nas mídias sociais podem influenciar sua procura de emprego.

As dicas te ajudaram a encontrar um emprego mais rápido? Como? O que você teve que corrigir para encontrar o emprego?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)