Você pode queimar muitas pontes e fechar muitas portas quando recusar uma oferta de emprego, mesmo quando é necessário deixar uma oferta de lado. A questão é saber fazer essa recusa para não fechar essas portas para sempre, e nem quebrar as pontes que você pode ter demorado anos para construir.

Muitas pessoas perdem grandes oportunidades de gerar ações de boa fé ao recusar uma posição, especialmente quando tem uma outra oferta de emprego em mãos. Com um pouco de tempo e diplomacia, você pode realmente melhorar a sua reputação profissional, recusando de uma forma que não é má educada com ninguém. Recrutadores, inclusive, serão compreensivos e até darão apoio para lidar com a situação, se você tiver profissionalismo ao recusar uma oferta de emprego.

Como recusar proposta de emprego: agradeça a oportunidade

Empresas geralmente aplicam um grande esforço para fazer uma oferta de emprego. Mostre a sua gratidão pelo tempo tomado e interesse, sendo aberto quanto aos motivos que o levaram a recusar a oferta naquele momento. Lembre-se principalmente que em muitas áreas, todos os contratantes se conhecem, e podem compartilhar informações sobre alguém que foi arrogante ou mal educado.

Como recusar ofertas de emprego

Recusar uma oferta de emprego é uma arte da educação. Quem faz a recusa deve ter muito cuidado para não ofender alguém na hora de recusar a oferta de emprego, nem fechar oportunidades. (Foto: www.linkedin.com)

Recuse uma oferta de emprego pontualmente

Uma vez que você sabe que não vai ser aceitar a oferta, seja rápido em sua resposta; é a coisa cortês a fazer e permite à empresa avançar com outros candidatos, antes que seja tarde demais.

Permaneça profissional e respeitoso com a empresa

Ao ser mal educado recusando uma oferta de emprego, como dissemos, você corre um sério risco de queimar seu filme não apenas com a empresa para a qual está recusando uma vaga, mas também com as empresas que você está tentando uma vaga de emprego. Tome cuidado.

Tenha cuidado ao usar ofertas de emprego como ferramentas de negociação

Aproveitar uma outra oferta para negociar uma oferta de emprego atual pode sair pela culatra. A melhor chance é ser sincero, jogando limpo quanto à oferta de trabalho e a negociação da oportunidade.

Como recusar uma proposta de emprego: da forma mais pessoal possível

Nada de email ou carta. Se possível, vá pessoalmente até a pessoa ou ligue para ela. Quanto mais pessoal e cordial é a recusa da proposta, mais profissionalismo você passa, e melhor será para sua reputação profissional.

Como recusar uma proposta de emprego por causa do salario?

Seja aberto sobre isso. Inclusive, ser aberto sobre a situação salarial pode ser uma oportunidade para colocar um ingrediente extra na mesa. Talvez na recusa, a pessoa que ofereceu o emprego oferte mais benefícios, ou um aumento de salário após um período X ou Y de trabalho.

Tenha 100% de certeza antes de recusar uma oferta de emprego

Tenha 100% de certeza antes de dizer não. O empregador pode ser persistente, então esteja preparado para responder a algumas perguntas de acompanhamento sobre o por quê você está rejeitando a oferta. Quanto mais específico, melhor será a impressão que você vai causar.

Ofereça-se para manter contato

Esta é uma maneira agradável para terminar o breve relacionamento e mostrar respeito para a empresa. Ele também abre a porta para manter uma rede profissional abrangente, e expandi-la de forma cortês e benéfica para todos envolvidos.

Dê elogios genuínos sobre a empresa, agradendo pela oportunidade

Tentar transmitir os aspectos positivos do trabalho, dando um feedback a empresa e agradecendo àqueles que participaram de seu processo seletivo. Novamente, tente entrar em contato pessoalmente quando possível ou por telefone.

Ofereça-se para pensar em outras pessoas que possam se encaixar na vaga

Uma ótima maneira de recusar um trabalho é oferecer sua ajuda para encontrar alguém para o cargo. Porém, cuidado para não indicar alguém que possa ser um mau profissional, ou sua reputação poderá estar em jogo.

 

Exemplos de recusa de trabalho

Suponha que você enviou seu currículo para algumas empresas, e participou de algumas entrevistas. Depois de algum tempo, as empresas X e Y entraram em contato, e você decidiu trabalhar com a empresa X. Você deve entrar em contato por telefone com a empresa Y, e agendar com o entrevistador um encontro o mais rápido possível, explicando o que houve e os motivos da recusa da oferta, agradecendo a oportunidade. Se não há como marcar o encontro pessoal, esse agradecimento deve ser feito pelo telefone.

Quanto mais tempo o processo seletivo demorar antes de sua recusa da oferta, mais pessoa deverá ser sua justificativa e mais formal ela deverá ser. Isso é a base de qualquer plano de carreira de quem quer crescer no mercado profissional.

Ficou ainda alguma dúvida sobre como fazer uma recusa de oferta de emprego? Deixe nos comentários suas perguntas e teremos o prazer em ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)