Sua reputação profissional é extremamente importante, é o que fará com que as pessoas queiram trabalhar com você, contratá-lo e respeitá-lo como um colega. Pode ser a sua rede de segurança e colocá-lo em uma posição onde você tem opções e não precisa ficar em uma situação ruim ou pegar a primeira oportunidade que vem. Mas é fácil de desperdiçar este recurso extremamente valioso e não é preciso muito para fazê-lo. Aqui estão oito maneiras fáceis de arruinar a sua reputação de trabalho.

Aceitar uma oferta de emprego e, em seguida, desistir

As pessoas às vezes aceitam uma oferta de trabalho, mas continuam entrevistas no caso de receber uma oferta melhor, mas há um custo enorme para a sua reputação ao fazer isso. Você vai ser conhecido como alguém cuja palavra é suspeita. E as pessoas de uma empresa tem uma maneira de aparecerem novamente em outras empresas para as quais você pode querer trabalhar. Imagine que você realmente quer uma oferta de emprego no futuro, e um dos decisores é alguém que costumava trabalhar para este empregador. “Maria tomou um trabalho com a gente, mas desistiu logo antes que ela deveria começar” não são palavras que você quer ouvir quando você está sendo entrevistado.

Pior ainda, começar um novo trabalho e, em seguida, sair depois de um mês para um diferente

Uma coisa é se o trabalho é verdadeiramente ruim e você está infeliz ou se não é o que você foi levado a acreditar que seria durante o processo de contratação. Mas começar um novo trabalho e, em seguida, deixá-lo rapidamente só porque algo melhor aparece é uma boa maneira de fazer o mesmo dano como nosso primeiro exemplo, mas é ainda pior, já que a empresa terá investido tempo e recursos em treiná-lo, apresentá-lo para clientes e assim por diante .

Perder a paciência no trabalho

É normal às vezes se sentir frustrado, mas você está atravessando uma linha se você está gritando, batendo portas ou brigando com as pessoas. Leva apenas um incidente como este para obter uma reputação como o cara com raiva com quem ninguém quer trabalhar, e isso é um rótulo que é muito difícil de tirar.

Decisões profissionais ruins

Ao cuidar melhor das suas decisões profissionais, você irá evitar problemas que podem acabar com sua carreira. (Foto: degreecouncil.org)

Mentir

Se você está mentindo para encobrir um erro ou a adição de alguns milhares de dólares para o seu histórico de salário, na esperança de conseguir uma oferta melhor, ser pego mentindo é uma maneira infalível para prejudicar fatalmente a sua reputação com quem ouve sobre isso. O local de trabalho depende de ser capaz de levar as pessoas a confiar na sua palavra, se você mostrar que as pessoas não podem confiar em você, você vai ter um tempo terrível construindo as relações que você precisa no trabalho e quando você estiver olhando para o seu próximo trabalho.

Assumir compromissos que não mantêm

Você constrói credibilidade mostrando às pessoas que você quer dizer o que você diz, faz o que você diz que vai fazer e cumpre seus compromissos . Mas se você fizer o oposto, se você diz que vai enviar o relatório sobre segunda-feira, mas esquece de fazê-lo ou a promessa de marcar uma reunião sobre o novo cliente, mas não segue adiante você vai arruinar a sua credibilidade e obter uma reputação de enrolador e de inseguro.

Recomendar alguém para um trabalho quando você realmente não acha que seria certo para ele/ela

Quando você recomendar alguém, você está dizendo que a pessoa faz o que você considera ser um grande trabalho e que ele ou ela é alguém com quem você ficaria feliz de trabalhar. Mas se isso não é verdade, você pode acabar sendo conhecido como o cara que recomendou aquela pessoa errada para aquele trabalho. Afinal de contas, a sua avaliação do trabalho de alguém diz algo sobre o seu próprio trabalho, como seu próprio julgamento sobre o que é um bom ou mal trabalho.

Encerrar o seu trabalho sem aviso prévio

A menos que você tenha realmente um bom motivo, abandonar o seu trabalho sem aviso prévio vai queimar pontes com a sua entidade patronal e muitas vezes, seus colegas de trabalho também, podendo ser o beijo da morte para chamadas de referência futura. Justo ou não, o padrão é com duas semanas de antecedência avisar que você estará saindo de seu emprego sem cumprir aviso prévio. Ganha pontos aquele que indica pessoas capazes e qualificadas para o cargo.

Enviar um e-mail hostil depois acontece algo que você não gosta

Se você está escrevendo uma resposta irritada por causa de uma nova política no trabalho ou enviando uma resposta amarga depois de ter sido rejeitado em um emprego, cartas-bomba raiva são difíceis de esquecer. Você vai olhar como alguém que não sabe como lidar com as preocupações com calma e profissionalmente, abrindo espaço para uma má fama pessoal e profissional no ambiente de trabalho.

Você já cometeu algum desses erros? Quais foram os resultados na sua vida profissional e pessoal? Como acha que poderia ter lidado melhor com a situação? Compartilhe nos comentários suas experiências!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)