Em 2015, algumas das regras para obtenção do seguro desemprego foram modificadas. Com isso, teve muita parcela do seguro desemprego devolvida porque não atendiam às exigências, documentos estava com dados incorretos ou divergentes e mais. Com a maior dificuldade para ter direito ao seguro desemprego, é hora de você aprender os motivos que podem ter causado a devolução da parcela e como lidar com a situação.

Motivos da devolução das parcelas do seguro desemprego.

As mudanças nas regras do acesso ao seguro desemprego podem gerar uma quantidade maior de devoluções. Além disso, alguns erros pequenos, ou dados divergentes podem causar as devoluções. Um documento que esteja com uma informação mínima errada pode resultar na devolução das parcelas. O que pode estar acontecendo, no seu caso, após fazer a consulta no seguro desemprego e ver que a parcela foi devolvida?

Divergência de dados

Quando os dados do desempregado, tais como nome, data de nascimento, nome da mãe e do pai, carteira de trabalho, entre outros, estão com alguma diferença. Mesmo uma letra digitada errada pode resultar na devolução da parcela do seguro desemprego. A CAIXA é bem estrita e burocrática com isso.

A solução é corrigir os dados em uma agência da CAIXA ou no seu cadastro do seguro desemprego. O processo é mais simples e fácil se você fez o cadastro para seguro desemprego online.

Informações relevantes para o seguro desemprego

Qualquer das informações listadas na foto, quando há diferenças, pode resultar na devolução das parcelas do Seguro Desemprego. (Foto: www.paranaonline.com.br)

Problemas com o número do PIS

Quando o PIS não está cadastrado, o PIS não está ativo ou o PIS foi cancelado, a parcela do seguro desemprego pode ser devolvida.

A solução é regularizar a situação do PIS. Pode ser que você está usando uma carteira de trabalho antiga, teve sua carteira roubada ou trocou os números na hora do cadastro. Verifique o cadastro, combinando com as informações na sua carteira. Pode existir também algum erro nas anotações da carteira de trabalho, que deve ser corrigido pela empresa ou em uma Superintendência Regional do Trabalho, como os postos do Poupatempo e UAI.

Vencimento do pedido

Este tipo de devolução acontece quando o empregado não faz o recebimento da parcela dentro do prazo de 67 dias.

A solução para este caso é, simplesmente, dar entrada na solicitação da parcela em um prazo de, no máximo, dois anos.

Como ter as parcelas devolvidas?

Compareça a uma Superintendência Regional do Trabalho com sua Carteira de Trabalho, número do PIS e documento de identificação com foto. O trabalhador também pode comparecer ao MTE da sua região, pois alguns postos de superintendência podem não atender à alguns tipos de mudanças e erros documentais.

Para a divergência de dados, a correção dos mesmos devem ser feitas no Sistema do Seguro Desemprego ou na CAIXA, mas verificando primeiro onde o erro foi cometido. No primeiro caso, no Sistema, você pode corrigir online ou no MTE. No segundo caso, cado de erro da CAIXA, é necessário comparecer à uma agência e solicitar a correção.

Erros no PIS são corrigidos diretamente nas agências da CAIXA, corrigidos juntamente com qualquer erro que possa ter ocorrido no Sistema de Seguro Desemprego. Isso porque a CAIXA é responsável pela gestão e administração do PIS.

Qual o prazo para pedir a reemissão das parcelas devolvidas?

Até dois anos, contados da data de dispensa. O processo de reemissão é relativamente simples, apesar de tomar um pouco de tempo. Lembre-se que é um direito seu e você tem que garanti-lo!

Tem alguma dúvida ainda sobre as parcelas devolvidas do seguro desemprego? Deixe suas perguntas nos comentários e iremos respondê-las!

49 comentários para “Parcela do seguro desemprego devolvida! O que fazer?”

  1. Dionizio Filho

    Muito obrigado! Pois em minhas pesquisas nenhum outro site me ajudou como este;espero poder contar sempre e espero que possam continuar ajudando muitas pessoas # O melhor…

    • Henrique Carvalho

      Boa tarde meu seguro foi devolvido, voltei ao ministério do trabalho pra eles fazer um novo pedido pólo PIS ativo, mas no sistema do ministério do trabalho apareci parcelas emitida e náo consigo fazer um novo pedido já te 30 dias que estou esperando. Como resolver isso náo sei mas o que fazer já fui varias vezes e ninguém consegui concertar isso para que eu possa receber o beneficio

      • Equipe Ponto Rh

        Vá a uma agência da CAIXA e converse com o gerente. Ele vai te explicar sobre o que fazer em relação ao seguro desemprego.

  2. Paloma

    Depois da correção dos dados pela caixa quanto tempo pra cair a parcela devolvida na conta?

    • Equipe Ponto Rh

      Até 5 dias úteis, geralmente, mas pode variar.

  3. Tauana Brito

    Minha segunda parcela do desemprego não conseguir tirar consta que foi devolvida pois a caixa me gerou outra nis que dei entra no seguro pois fui na caixa fazer correção desse nis novo.gostria de saber se só na caixa mesmo ele resolve ou vou ter que ir no Sac fazer correção também do nis novo

    • Equipe Ponto Rh

      Tauana, vá a uma agência da CAIXA e consulte um gerente sobre o assunto.

  4. Glaucia

    Gostaria de saber se um cidadão tem como pedir essa remissão da parcela devolvida mesmo se já estiver empregado novamente.

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Glaucia, mas converse na Caixa sobre seu caso particular para saber se tem algo que pode ser feito.

  5. Ananda

    Parcela devolvida! Devo ir primeiramente na caixa ou no ministério do trabalho?

  6. Macilio

    Botei o seguro a primeira parcela veio devolvida.
    Fui novamente tirei o número do pis ativo e novamente deu devolvida o que eu faço?

  7. Macilio

    Tenho um cartão com mesmo número de pis ativo.
    Recebo nele OU precizo tirar outro cartão cidadão?

  8. Maria Maica Portela Lemos

    Não consegui sacar meu seguro com o cartão do cidadão da dando pis inesxistente ou sem saldo ai liguei pro ministerio o falaram que as parcelas foi devolvida o que eu posso fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Verificar o motivo da devolução com o gerente do banco onde você recebia o PIS.

  9. Laura

    Olá, ainda tenho 2 parcelas para receber do seguro desemprego, mas parei de recebe-la. Fui ao MTE verificar e me informaram que tenho renda própria e fui notificada a restituir as 3 parcelas já recebidas pois sou sócia de uma empresa da familia. Entretanto nunca recebi nada dessa empresa e a empresa não possui renda. O que preciso fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Se você é sócia mesmo da empresa, então você terá que devolver as parcelas, ou comprovar que não é sócia da empresa.

  10. Danielle Cristina Silva Ferraz Arnaut

    Não consigo sacar meu seguro por divergência de nome de solteira pra casada

  11. Ivete

    Boa tarde! Tive primeira parcela devolvida divergência nome. Corrigi na caixa já retirei as 4, parcelas mais vou no ministério trabalho ela falam que não parece como devolvida já fui na caixa diz que já devolveu. O que faço? Se eu arrumar emprego perco essa parcela?

    • Equipe Ponto Rh

      Ivete, converse com um advogado trabalhista para ter melhores esclarecimentos

  12. Edmilson

    Olá eu fui dar entrada pr seguro mas não consegui…por motivo. De ter recebido. A 3 parcela do outro passado. Por estar registrado.agora eu tenho que devolver.mais eu conseguo receber esse…meu nome Edmilson.

    • Equipe Ponto Rh

      Você terá que devolver, Edmilson.

  13. Erivelto Vieira da Silva

    O ministério disse que eu tenho que devolver 2 parcelas. Eu tenho que devolver?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, Erivelto.

  14. Luana

    Olá a minha parcela consta como devolvida…posso pedir a reemissão? Mais já faz mais de dois anos.

  15. Lidiane

    Minha parcela foi devolvida pela caixa por ter dois números de PIS já fui no Ministério do trabalho mais o sistema tem emitida e disse que não pode fazer a alteração e ninguém resolve nada… O que devo fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Lidiane, através de um gerente da CAIXA você pode ter uma indicação do que você deve fazer.

      • Lidiane

        Já tentei varias vezes, a gerente diz que esta devolvida que agora só o ministério do trabalho, e no ministério diz que esta emitida só poderá resolver quando estiver devolvida. Vai fazer um mês e nada de solução.

      • Equipe Ponto Rh

        Então, tem que aguardar. Caso não seja resolvido, entre em contato com um advogado trabalhista. Damos as dicas sobre como encontrar um no artigo//www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/

  16. Tassiana

    Boa noite, estou com um serio problema gistaria mt de esclarecimento. O numero do meu PIS foi mudado apos renovação de cadastro, porém a parcela foi emitida pelo MTE e devolvida pela caixa já que a mesma não reconhece o PIS que dei entrada e o novo, até ai td bem, no MTE ne dizem que só com a parcela devolvida no sistema do MTE estando com o status de devolvido, ai sim pode-se mudar o meu Pis e regularizar para que eu receba-o. Me informara tbm que só a Dataprev (a empresa que pertence ao governo) pode auterar esse status, enquanto isso espero, amanhã vence a segunda parcela e nenhuma previsão de resolução. Por favor o que devo fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com um gerente CAIXA e veja o que pode ser feito.

  17. Karina

    Após a solicitação de devolução e reemissão de parcela, qual o prazo para realizar o saque?

    • Equipe Ponto Rh

      67 dias.

  18. Lucia Castro

    Três parcelas do seguro desemprego que eu tenho direito foram devolvidas. Após eu ficar desempregada comecei a contribuir com a previdência como autônoma. A forma como me inscrevi para contribuir na previdência está errada. Como faço para reverter essa situação e receber as parcelas que tenho direito?
    Grata

    • Equipe Ponto Rh

      Lucia, no seu caso é ideal agendar uma visita a um posto da Previdência Social em sua cidade para ver o que pode ser feito.

  19. Jairo Alexandre Schulz

    Fui retirar minha primeira parcela do seguro deu dados inválidos, divergência no nome…a caixa fez a devolução junto ao ministério do trabalho… Qual o prazo para ser devolvida a parcela no sistema e abertura de um novo pedido

    • Equipe Ponto Rh

      Jairo, depende do motivo da devolução. O gerente da CAIXA pode te dar melhor uma ideia de prazos.

  20. Danielle

    Minha primeira parcela foi devolvida mais já fui ao MTE e reemitiram para sete dias depois, as proximas parcelas também mudam de datas ou continua as mesmas datas que já estava da primeira vez para receber?

    • Equipe Ponto Rh

      Consulte um gerente CAIXA para confirmar.

  21. Eric Moura

    Boa tarde quando eu pedir a reemissão, vai demorar 67 dias, quando for receber vai ser uma de cada vez ou vai ressarcir os meses anteriores?

  22. Wesley Santos

    Olá, estou com um problema que ninguem consegue resolver dei entrada no seguro desemprego mais de 30 dias e não recebii porque deu dados divergentes causado por um erro de digitação, fui na agencia falei com o gerente me deu uma guia fiz o requerimento pra devolver a parcela pedir a reemissão já fiz tudo e faço uma consulta todos os dias após o pedido e não caiu nada” NAO HÁ DADOS PARA ESSE PIS” e já passou mais de uma semana quando que irá cair essa parcela? me ajudem

    • Equipe Ponto Rh

      Wesley, só na CAIXA mesmo.

  23. Caroline

    Olá,

    Fui dar entrada no seguro desemprego e fui informada que não tenho direito pois sou sócia de uma empresa de família. Eu solicitei no mesmo dia que retirassem meu nome da sociedade pois não recebo nada por ela. Feito esse processo eu poderei dar entrada novamente no seguro?

    • Equipe Ponto Rh

      Caroline, pode, mas provavelmente será recusado novamente. É Possível que você precisará do auxílio de um advogado para poder ter direito ao seguro desemprego.

  24. Jair

    Vou ter que devolve a última parcela que recebi trabalhando depois e liberado automaticamente ou não

    • Equipe Ponto Rh

      Jair, depende. Pergunte ao gerente da CAIXA para saber como proceder corretamente.

  25. Marcela Lopes

    Boa tarde!
    Sai de uma empresa em abril de 2015, sendo assim, tive direito a 5 parcelas de seguro desemprego. No entanto, recebi apenas 3, como comecei a trabalhar, achei que o benefício seria automaticamente cortado. Quando entro no site da caixa e consulto o benefício, aparece a mensagem de: DEVOLVIDA POR ENCERRAMENTO DE LOTE.
    No momento estou trabalhando registrado, então gostaria de saber se ainda tenho direto a esta parcela?

    • Equipe Ponto Rh

      Provavelmente não, Marcela. Você pode confirmar essa informação em uma agência da CAIXA.

  26. Ronaldo

    Tive uma parcela do seguro desemprego recolhida, por encerramento de lote em 1998. Tenho algum direto?

    • Equipe Ponto Rh

      Ronaldo, consulte um advogado, pois já faz muito tempo.