As formas “tradicionais” para o saque do FGTS são na demissão sem justa causa, para o pagamento de financiamento imobiliário, após 3 anos de inativo no FGTS (sem carteira assinada), e assim que você pedir sua aposentadoria. Além dessas formas, existem outras maneiras de sacar o FGTS legalmente. E outras que as pessoas acham que podem sacar mas, na verdade, não podem. Vamos ver todas as situações

Quando posso sacar o FGTS?

A lei é bem clara quando as possibilidades do saque do FGTS. A única exceção que foi aberta foi para a compra de ações da Petrobras, mas essa opção não está mais disponível hoje.

  • Todas as situações que possibilitam o saque do FGTS são:
  • Demissão sem justa causa
  • Término do contrato por prazo determinado
  • Rescisão do contrato por extinção total ou parcial da empresa
  • Decretação de anulação do contrato de trabalho nas hipóteses previstas no art. 37 §2º , da Constituição Federal, ocorrida após 28/07/2001, quando, mantido o direito ao salário
  • Rescisão do contrato por falecimento do empregador individual
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior
  • Aposentadoria
  • Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal
  • Suspensão do Trabalho Avulso
  • Falecimento do trabalhador
  • Titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos
  • Trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV
  • Trabalhador ou seu dependente for diagnosticado com câncer
  • Trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal em razão de doença grave
  • Conta do FGTS permanece sem depósito por 3 anos seguidos, cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90
  • Trabalhador permanece 03 anos seguidos fora do regime do FGTS cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90
  • Aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional

Fora essas opções, não há como sacar o FGTS, pois a legislação brasileira te sido bem estrita e rígida quanto a mudanças nas regras do FGTS.

Como sacar FGTS

Saque do FGTS: seu amigo pode falar que pode, mas a lei pode dizer algo completamente diferente! (Foto: www.youtube.com)

 

Sacar FGTS retido de outra empresa?

Só se você tiver já o direito de saque do FGTS mas não tinha sacado (ex.: foi demitido sem justa causa do emprego anterior, mas ainda não buscou o FGTS), ou pelos 3 anos de inatividade do trabalhador. Sobre os 3 anos, é importante deixar bem claro: são 3 anos seguidos, contados da data da demissão, e você não pode ter a carteira assinada durante o período. Se você completar, por exemplo, 2 anos e 11 meses com uma conta do FGTS inativa e assinar a carteira, você não poderá fazer o saque da conta, porque voltará a ter vínculo ativo com o FGTS.

Sacar FGTS retido para construção

O trabalhador com um mínimo de 3 anos de pagamentos ao FGTS (3 anos de carteira assinada) pode usar o saldo do FGTS como garantia em um empréstimo ou financiamento de materiais de construção dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Também pode ser usado na hora de financiar a construção de um imóvel do zero, desde que atenda às exigências que a CAIXA fizer. É bom ter essa opção para tirar logo o FGTS parado.

 

Sacar FGTS retido para casamento?

Apesar dos amigos do casal poderem achar que o casamento é “necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural”, não há motivo na legislação que permita o saque do FGTS retido para casamento.

Sacar FGTS retido na justa causa

Sacar o FGTS depois de uma demissão por justa causa não é possível. Apenas nas situações citadas no início do artigo (para financiamento, após 3 anos de inatividade, em decorrência de desastres naturais, etc) é que é possível sacar o FGTS retido.

Existe alguma outra possibilidade para saque do FGTS?

Não. Não há outra possibilidade de saque do FGTS além dos citados acima. Apesar de muitas pessoas desejarem sacar o FGTS, tem que ter paciência, porque não tem como burlar a burocracia e as regras do saque.

Ficou ainda alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e vamos responder o mais rápido possível.

23 comentários para “Outras formas de sacar o FGTS retido!”

  1. Ronair

    Bom, trabalhei em uma empresa por quatro anos e sete meses, pedi demissão, sei que teria que ficar 3 anos sem o registro em carteira para para sacar o FGTS. Não fiquei. A pergunta é, nesse novo emprego que estou, se eu for demitido sem justa causa, eu consigo sacar o FGTS depositado pela empresa onde pedi demissão junto com o da empresa onde fui demitido?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Ronair, consegue sim.

      Responder
      • Edy

        Boua noite, minha duvida é a seguinte, eu pedii as conta da minha antiga empressa X, e ae eu começei trabalhar em outra empressa y, e fui demitido sem justa causa, nessa outra empressa a y… Eu posso sacar agora o fgts da outra que ficou preso? Ou posso sacar o fgts das duas?

      • Equipe Ponto Rh

        Edy, você pode sacar das duas empresas!

  2. Gilberto

    Estou 2 anos e meio cem registro e entraram na minha casa e levaram tudo que pudesse passar pela janela fiquemos cem nada mesmo será que consigo sacar o fgts retido que tenho

    Responder
  3. Liliane

    Bom dia trabalhei um ano em uma empresa fui demitida só que eu não fiz a homologação para pegar a chave para retirada do Fgts depois disto já trabalhei em outra empresa de carteira assinada
    O que devo fazer pra retirada deste fgts?
    Consigo retirar sem a chave?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Liliane, nosso artigo//www.pontorh.com.br/voce-tem-fgts-parado-agora-sacar-veja-porque/ pode ajuda-la.

      Responder
  4. Paulo Cesar

    Olá,

    Nas duas últimas empresas em que trabalhei pedi demissão e o meu FGTS ficou retido. Voltei a trabalhar em uma dessas empresas novamente. Se caso for demitido sem justa causa consigo sacar esses que ficaram retidos? Obrigado!

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Paulo, se for sem justa causa consegue sim!

      Responder
      • Graziela

        Eu fui demitida eu tenho fundo de garantia retido de outros emprego consigo sacar junto com esse fundo de garantia agora

      • Equipe Ponto Rh

        Consegue sim Graziela.

  5. Ricardo Rodrigues

    Tenho 4 contas de fgts retidos. Pedi demisão, atualmente fui dispensado sem justa causa, consigo sacar os fgts retido? Se sim, consigo sacar direto no caixa eletronico ou tenho que retirar na boca do caixa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Ricardo, consegue sim. Quanto a sacar na boca do caixa consegue sim, no caixa eletrônico somente se o dinheiro já estiver em sua conta, respeitando os limites de saque diários disponibilizados a você.

      Responder
  6. Lucas

    Boa tarde, minha duvida é a seguinte:
    Fiquei 3 anos afastados do regime FGTS, pois estava atuando como MEI, em dezembro do ano passado (2015) completaram estes 3 anos, eu teria direito a saque a partir do dia 21 de maio, tendo em vista que meu aniversário é dia 20. Porém eu voltei a trabalhar em regime CLT em abril deste ano e foi demitido agora em outubro. Eu posso sacar o saldo das contas passadas? Todas se enquadram neste caso dos 3 anos afastados.
    Desde já agradeço.
    Att. Lucas.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Lucas, pode sacar sim.

      Responder
  7. Carlos

    Tenho um valor de FGTS retido porque pedi demissão à um ano e dois meses, pois minha casa esta com a estrutura condenada pela defesa Civil da minha cidade que à interditou! Mas não foi desastre natural é porque meu terreno cedeu, será que tem possibilidade de eu conseguir sacar meu FGTS?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Carlos, depende de muitos fatores, mas principalmente dos laudos técnicos da defesa civil relacionados a seu imóvel.

      Responder
  8. Jefferson

    Gostaria de saber se só posso da entrada no meu fgts na caixa ou se tem outro banco que posso da entrada ✌

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Jefferson, somente CEF.

      Responder
  9. Diego

    Eu fui mandado embora e não tirei meu fgts mas já tenho outro trabalho a vista eu posso saca o fgts mesmo trabalhando em outra empresa com carteira assinada

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Diego, foi feita a homologação do término do contrato de trabalho anterior?

      Responder
  10. Felipe

    Pedi demissão de uma empresa há um tempo atrás e com isso fiquei com um FGTS retido.
    Agora estou em outra empresa porém eles estão mandando muitos funcionários embora e eu tenho um mês de empresa.Se eu for mandado embora sem justa causa eu consigo retirar o FGTS desse emprego anterior que ficou retido? Mesmo estando há apenas um mês na empresa?

    Responder