Imagine, você deixou sua conta do FGTS parada por algum tempo. Talvez resolver abrir seu próprio negócio, mudou do país por alguns anos ou, simplesmente, não estava mais trabalhando sob o regime FGTS. Em algum momento, você teve a curiosidade de verificar seu extrato do FGTS e viu a seguinte mensagem: saldo incorporado ao patrimônio. Pesquisando no Google, você chegou ao nosso artigo, e está preocupado com aquele dinheiro parado, que poderia estar no seu bolso. Mas não se preocupe: é possível sacar esse dinheiro.

Extrato FGTS: saldo incorporado ao patrimônio

Após o dia 14 de maio de 1991, toda conta inativa sem depósitos do FGTS por mais de 5 anos será incorporada ao patrimônio do FGTS. O beneficiário terá direito a reclamar, a qualquer momento, a reposição do calor transferido, desde que possa comprovar a existência da conta, e a conta continuará rendendo juros e atualização monetária. Até o dono da conta movimentar a conta do FGTS parada, o que recomendamos fazer o quanto antes, ela vai ficar com o governo.

Saldo incorporado ao patrimônio do fgts

O saldo do FGTS incorporado ao patrimônio nada mais é do que uma conta inativa do FGTS que foi incorporada às contas do governo. (Foto: www.consultafgts.net)

O que fazer com o FGTS com saldo incorporado ao patrimônio?

Você pode deixar a conta nas mãos do Governo, o que não recomendamos, porque o FGTS é um direito seu. Como a conta está há mais de 5 anos inativa, no momento em que você tiver a carteira assinada, você não poderá sacar a conta ou as contas anteriores, e terá que esperar novamente ter direito ao saque do FGTS.

Portanto, nossa recomendação é que você compareça a uma agência da CAIXA portando os seguintes documentos: documento de identidade com foto, carteira de trabalho, comprovante de residência, e contrato de trabalho da empresa vinculada à conta do FGTS (caso tenha). Efetue o saque do dinheiro e invista em algo melhor, como tesouro direto. Só não deixe esse dinheiro parado, ok?

Se tiver qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!

16 comentários para “O que é saldo incorporado ao patrimônio no FGTS? Como sacar?”

  1. Antonio Santos

    Olá gostaria de saber mais sobre o assunto, tenho uma conta com saldo incorporado ao patrimônio ha mais de 10 anos. Minha pergunta é se nesse caso eu preciso estar 3 anos sem carteira assinada para fazer o saque dessa minha conta?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Provavelmente sim Antonio, mas é interessante entrar em contato com um gerente CAIXA.

      Responder
  2. Laura

    Entrei na empresa em dezembro 2015, a empresa esta numa situação rui e agravante, e hohe comprovei que eles não depositaram nenhum mes de fundo de garantia… O que posso fazer?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Laura, pode encontrar com rescisão indireta ou negociar com a empresa para o pagamento.

      Responder
  3. Ana Paula

    Trabalhei numa empresa em 1996, saí com pedido de demissão, pra começar em outra empresa e hoje, 20 anos depois, descobri que meu fgts está assim, com saldo incorporado patrimônio. Será será que consigo sacar este valor atualizado, como está nos extratos? Vale lembrar que depois desta empresa trabalhei em outras, com registro em carteira, saquei o valor de fgts delas e nunca me falaram nada sobre este valor parado.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Ana Paula, entre imediatamente com o pedido de saque do FGTS incorporado ao patrimônio, se essa conta não for reclamada, ficará par ao governo.

      Responder
  4. Eliane Marcelino de Abreu

    Trabalhei em uma fabrica no ano de 1995 fiquei só três meses, passado os anos fui tirar um extrato do meu fgts e apareceu dessa firma saldo incorporado ao patrimonio, essa fabrica não existe mais já fui ate o local, quero saber se e necessario eu ter o contrato de trabalho pra pegar esse fgts. Obrigado

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Eliane, para sacar o dinheiro, compareça a uma agência da CAIXA portando os seguintes documentos: documento de identidade com foto, carteira de trabalho, comprovante de residência, e contrato de trabalho da empresa vinculada à conta do FGTS (caso tenha).

      Responder
  5. Jose Ferreira Lima

    Por favor estou com uma duvida, em 01/06/ 1991 fui demitido por justa causa de uma empresa que não existe mais. Verifiquei meu fundo de Garantia e esta escrito saldo incorporado ao patrimônio, estou trabalhando no momento. Posso fazer o pedido de saque dessa conta do FGTS? Desde já agradeço.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Jose,

      O saque somente poderá ser feito da próxima vez que for sacar o FGTS.

      Responder
  6. Welington Massao

    Bom dia,
    Atualmente trabalho com registro, mas tenho contas de outras empresas ainda constando saldo, e todo mês tem credito de jam, nos anos de 2003, 2004 e 2005.
    E uma das contas está como Saldo Incorporado Patrimônio.
    Consigo retirar essas contas com saldo positivo?
    No aguardo,
    Desde já agradeço.

    Responder
  7. Eunice

    Posso sacar o inativo estando trabalhando com a carteira assinada?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não pode Eunice.

      Responder
  8. Alfredo P. Neto

    Tenho contas com saldos incorporados ao patrimônio. Estou trabalhando com carteira assinada. Estou para aposentar. Essas contas poderão ser retiradas somente após minha aposentadoria ou rescisão de contrato. Elas continuam ativas enquanto eu estiver trabalhando com carteira assinada? Ou o governo poderá ficar com elas?
    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)