A Caixa Econômica Federal é um banco público que é responsável por gerir as contas de FGTS de todos os trabalhadores brasileiros. No Brasil, banco público em geral é sinônimo de mal atendimento e sistemas ultrapassados. Em minha opinião a Caixa Econômica justifica com mérito esta má fama das instituições públicas.

O saldo do FGTS ou o extrato poderia ser mais facilmente acessível para todos os trabalhadores, através da internet. Fiz a solicitação do cartão do cidadão em uma agência da Caixa e ele chegou em meu endereço algum tempo depois. Liguei para desbloquear num número de telefone que veio em um adesivo colado ao cartão e depois de algum tempo conseguir desbloquear. Bem simples. Faltava apenas criar a senha para acesso à internet. Tive que ir à agência para isto e consegui liberar a senha, na esperança de conseguir ver todo o histórico do FGTS. A minha dúvida era se a empresa em que trabalho havia regularizado os depósitos que estavam atrasados.

A minha surpresa foi que o site da Caixa (http://www.caixa.gov.br/) somente mostra no extrato do FGTS os últimos depósitos, sem sequer perguntar um período em que você quer ver os lançamentos. Não resolveu o meu problema pois sequer sei qual período estava sendo exibido, mas não haviam depósitos lá nos últimos 4 meses. Duas coisas erradas já: sem os depósitos recentes e sistema da Caixa mal feito e inútil neste caso.

Extrato ou saldo do FGTS

Cartão do cidadão - Saldo e extrato do FGTS pela internet.

Fui à agência novamente para poder conseguir um extrato da minha conta e pedi o que chamam de “Extrato do FGTS para fins rescisórios“. Apesar do nome você pode solicitá-lo mesmo que não esteja saindo da empresa, simplesmente para saber se os extratos estão em dia. Infelizmente tive a má notícia de saber que há muito tempo estão atrasados e estou lutando no RH da empresa para resolver.

Fica a dica: se precisar ver o saldo do FGTS, pela internet é fácil. Mas se precisar de um extrato de um maior tempo passado você vai precisar ir pessoalmente à caixa. Talvez isto explique porque as agências da Caixa estão sempre cheias.

5 comentários para “Extrato do FGTS – a empresa está mesmo depositando?”

  1. Quezia Cardoso de Souza

    Como faço para saber se meu patrão esta depositando o meu fgts, pois a três mese ele não esta dando o contra cheque para ser assinado.

    • Equipe Ponto RH

      Oi Quezia,

      Neste caso você precisa cobrar que seu contracheque seja lhe passado!
      Outra coisa que pode fazer é ir em uma agência da Caixa e solocitar o extrato do FGTS para fins rescisórios. Este extrato irá lhe mostrar exatamente quais depósitos já foram feitos.

  2. Nilza

    Oi, como devo fazer para que a empresa pague o meu fgts atrasado á 6 meses e eu não perca o prazo de dar entrada no seguro? Já se passaram 28 dias.

    • Equipe Ponto RH

      Nilza,

      Onde você fez o seu acerto? No sindicato?
      Quanto tempo você trabalhou na empresa?

  3. Darlene Freitas

    Bom Dia!

    Por gentileza, me ajude pois estou sem saber o que fazer.
    Trabalhei em uma empresa por 8 meses, só que de carteira assinada foi só 3 meses.A demissão ocorreu em Março de 2013.
    Depois que fui demitida, e conseguir outro emprego, descobrir que não estava sendo feito os depósitos do FGTS e que não tinha dado entrada no inss, ou seja todo mês era descontado do meu salário o inss mais não tinha nem dado entrada. Tentei entrar em acordo, mais nada da empresa me da ouvidos, e isso estava me prejudicando na outra empresa, devido ao meu numero do PIS não constar.
    Então resolvi fazer uma denúncia no ministério do trabalho, foi quando eles fizeram alguma coisa, mais isso ainda levou um tempo. Então eles fizeram o pagamento das guias, mais faltou o Contador da empresa me passar a tal chave, mais até agora não me passou, isso já tem 2 meses. Quanto tempo leva pra liberar essa chave? E depois de liberada posso sacar mesmo já estando empregada em outra empresa? A demissão foi sem justa causa.
    Aguardo Retorno breve.
    Obrigado