O FGTS é muito utilizado pelos cidadãos brasileiros para a compra de imóveis ou a amortização de financiamentos imobiliários pela CAIXA. Porém, é também possível utilizar o FGTS para comprar ações de empresas como Banco do Brasil, Vale do Rio Doce e Petrobrás. Porém, para que isso seja possível, há regras que devem ser seguidas e condições pré-estabelecidas que possibilitam ao trabalhador brasileiro destinar seus recursos do FGTS para uma fonte de investimento que pode ser mais rentável.

Como funciona o uso do FGTS para comprar ações?

Usando recursos do FGTS para a compra de ações, o trabalhador deve atender a algumas exigências sobre a aplicação do dinheiro. Normalmente, há um limite mínimo estabelecido para o prazo que o FGTS deve ficar investidos nas ações. Ao vencer o prazo, o trabalhador tem a opção de sacar os recursos ou manter o dinheiro investido. Algumas situações, tais como aposentadoria, demissão sem justa causa, inatividade da conta do FGTS e algumas doenças podem possibilitar o saque antecipado do FGTS. O período de carência também vale para aqueles que desejam usar o FGTS para a compra de casa própria.

Como funciona o dinheiro do FGTS durante o tempo investido nas ações?

Todo lucro registrado será tributado em 10% no imposto de renda, mas apenas sobre a parcela que excede a remuneração legal que é garantida pelo FGTS. Vamos supor que a remuneração do FGTS seja de 5% ao ano. Qualquer lucro nas ações acima disso anualmente será taxado.

Riscos do FGTS em ações

Na foto, exemplo de risco assumido por quem comprou ações com o FGTS. (Foto: extra.globo.com)

Em caso de multa rescisória contratual, quando o empregado é demitido sem justa causa, os 40% de multa não se aplicam aos rendimentos obtidos pelo investimento na compra de ações, sendo a multa calculada sobre o valor correspondente ao rendimento normal do FGTS.

Lembramos também que quando é feito o resgate do FGTS das ações, o dinheiro volta para o seu fundo do FGTS, sendo o saque apenas permitidos nos casos legais estabelecidos por lei ou para uso em financiamento de imóveis.

Como usar o FGTS para comprar ações?

Até hoje, o Governo permitiu o uso do FGTS para a compra de ações em alguns momentos históricos apenas. Os mais recentes foram em 2000 e 2010, quando foi permitida a compra de ações da Petrobrás, quando foi permitido o uso de até 30% do saldo vinculado ao fundo. Investimentos feitos em 2000, só como exemplo, tiveram rendimento de 723% em dez anos, sendo que o FGTS durante o mesmo período rendeu apenas 62%. Durante esses períodos, também houve a possibilidade de compra de ações do Banco do Brasil e da Vale do Rio Doce.

Portanto, respondendo a pergunta de nosso título, não é possível usar o FGTS para comprar ações “normalmente”. Mas se você se manter antenado às notícias, pode ser que em breve essa possibilidade surja. E até hoje, sua rentabilidade tem sido muito melhor do que a do FGTS, mesmo com os riscos do mercado de ações envolvidos. Portanto, fique antenado, mantenha-se informado e descubra quando será sua próxima oportunidade de investir seu FGTS de forma inteligente.

7 comentários para “Posso usar meu FGTS para comprar ações?”

  1. Juliano da Silva Ramos

    Realmente este é o nosso Brasil que continua a prejudicar seus habitantes menos abastados e dizem ainda que isto aqui é democracia sendo que o trabalhador e proibido de sacar ou usar o seu dinheiro, direito que lhe é garantido como quiser, “Parabéns brasil continue ha forma cidadãos de terceira classe Ordem e Progresso?
    Só se for para os RICOS rs

  2. Jonathan

    Pô sacanagem, era uma boa comprar ações da petrobras neste momento. Menos de $9 reais o papel sem direito a voto. Em uns 5 anos a bolha do capitalismo infla de novo e o papel vai lá nas alturas. Se mantem por mais uns 3 a 5 anos antes de estourar novamente. E assim vamos azeitando as engrenagens da economia. Infelismente o capitalismo de mercado necessita dessa bolha para gerar lucro, o problema é que se você não estiver antenado aos sinais de mercado, como 12 anos com o mesmo governo corrupto mandando nas estatais, somado a outros fatores externos como a variação do preço de comodittes, você acaba levando prejuízo.

    • Equipe Ponto RH

      Não acho que seja assim tão simples, mas é uma opinião.

  3. Leonardo

    Eu posso usar o meu fundo de garantia para a compra de ações da Petrobras?

    • Equipe Ponto RH

      Leonardo,
      Se você pude sacar o seu FGTS, é possível.

  4. Izabel

    Gostaria de saber se posso usar minha conta inativa para comprar ações?

    • Equipe Ponto RH

      Como assim?