Como é o atendimento no dia de sacar o FGTS?

Escrito na categoria "FGTS" por André M. Coelho.

Uma das coisas que os blogs podem fazer para tornar a internet melhor é divulgar opiniões e situações reais, entrando em detalhes e servindo para pessoas que ainda vão passar por alguma experiência. Hoje o assunto do artigo é o saque do FGTS na Caixa Econômica Federal e como é o atendimento.

Caso você tenha sido demitido sem justa causa ou se enquadre nos requisitos para ter direito de sacar o FGTS, você terá que marcar um horário para ser atendido em alguma agência da Caixa. Esta marcação do horário é feita pelo telefone 0800 726 0101. A empresa irá lhe passar todos os documentos necessários para este atendimento, especialmente se a homologação de sua rescisão tiver sido feita no sindicato de sua categoria, pois eles conferem tudo na sua frente.

O atendimento nas agências da Caixa nunca foi bom, em minha opinião. Nem os caixas ou o site da Caixa chegam perto da qualidade que vejo em outros bancos, principalmente os privados. Pelo menos para sacar o FGTS eles são bem organizados e você pode agendar um horário para ser atendido. Você deve ir à agência com seus documentos da rescisão, carteira de trabalho e cartão do cidadão. A gerente irá conferir tudo e aprovar o seu saque caso a documentação esteja correta. Dependendo do valor você poderá optar por transferir o dinheiro para outra conta, mesmo em outro banco. Uma das motivações ao escrever este texto foi alertar para o fato de que você NÃO tem que abrir poupança na Caixa para sacar seu FGTS! Falei com duas pessoas durante o processo e a insistência para que você abra uma conta é muito grande. NÃO ABRA CONTA NA CAIXA só pra isso.

Sacar o FGTS

Como é no momento do saque do FGTS

Depois de ir ao primeiro atendimento na agência, vá logo em seguida ao caixa indicado e solicite fazer a transferência para o banco em que já tenha conta e não abra outra conta apenas para isto. Em geral, a transferência é feita na hora, e o dinheiro estará em sua conta em no máximo 1 hora.

Observe que, dependendo do valor que você tenha para sacar no seu FGTS, você poderá fazer o saque diretamente pelo cartão do cidadão. Ao ligar para o telefone da Caixa Econômica Federal (0800 726 01 01), eles irão lhe solicitar uma chave de identificação. As primeiras letras desta chave indicam o tipo de atendimento que você terá e como você irá sacar o seu FGTS. Antes de ligar anote suas dúvidas em um papel e aproveite este ligação para fazer todas as perguntas possíveis!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

29 comentários para: “Como é o atendimento no dia de sacar o FGTS?”

  • Raí

    Apenas muito bom. Claro, reto, direto e sem meias palavras.

    • Equipe Ponto RH

      Obrigado.
      É um fato que relato da minha própria experiência e acho que trazer isto para o público ajuda a todos.

  • Jorge

    Muito boa dica a respeito do saque do FGTS.
    Quando fui a Caixa Econômica Federa, l a primeira
    Coisa que eles queriam é abrir uma poupança.
    Mais me informei nesse site que pode sim fazer uma transferência para outro banco que você já
    Tenha conta. Obrigado.

  • Rinaldo

    Obrigado.
    As informações foram ótimas, isto nos ajuda a não ficar perambulando entre idas e vindas a caixa

  • Ana

    Boa tarde.
    Ao tentar sacar o FGTS, meus dados de cadastro no site da CEF estava incorreto e por isto, a CEF não liberou o saque embora os dados de cadastro na folha da rescisão estavam corretos. Liguei para o RH da empresa para correção dos dados conforme orientado pela CEF, porém, faz 1 mês e a correção ainda não foi feita. Como proceder neste caso? Se o FGTS estivesse aplicado, estaria rendendo juros…

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato novamente com a empresa e com a Caixa. No caso, provavelmente, você perderá os juros, mas consulte seu sindicato ou um advogado trabalhista para mais detalhes.

  • Rita de Cassia

    Tenho 3anos que não trabalho de carteira assinada, fui até a Caixa caixa sacar meu FGTS, a mesma pediu a chave de identificação, entrei em contato com a empresa a mesma não liberou, disse que tem até 5anos para liberar. Ela está correta?

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Você precisa comprovar que está há 3 anos sem um trabalho com carteira assinada. O artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-sacar-fgts-apos-3-anos-conta-inativa/ pode te ajudar na documentação e procedimentos.

  • Graciane

    Essa transferência que a caixa faz do FGTS para outra conta gera alguma tarifa?

    • Equipe Ponto Rh

      Se for para uma conta da Caixa, não.

  • Luana Graziela

    Gostaria de saber se com a greve eu consigo transferir o valor do fgts pra minha conta poupança da caixa

    • Equipe Ponto Rh

      Não. A agência tem que estar aberta e atendendo para você efetuar o saque. Talvez seja possível fazer o saque em uma lotérica.

  • Viviane

    Sou de Porto Alegre e vou embora para outra cidade, posso sacar o fgts lá?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim.

  • Rosy

    Meu FGTS já está Liberado Mesmo sem realizar Homologação, Eu consigo fazer o saque sem o termo de rescisão?

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Apenas com os documentos você poderá fazer o saque.

  • Edinalva

    Oi eu gostaria de saber se eu transferir o meu fgts pra outra conta em outro banco eu pago por isso é quanto

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com o gerente da caixa para esclarecer o valor da tarifa, ou se é possível transferir sem sacar o dinheiro.

  • Sidnei

    Bom dia! Então fiz o processo fui ao caixa econômica com a papelada e carteira, a moça verificou e disse para abrir uma conta poupança, eu disse que não queria e sim que fosse transferido meu FGTS para minha conta em outro banco, houve muita insistência mas eu não quis abrir conta lá, então a mesma me disse que só depois de cinco dias estaria liberado para transferir, que eu fosse a algum caixa e fizesse a transferência então. Pergunto isso é correto ter que esperar cinco dias para fazer este processo? Grato pela atenção.

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, é correto. Os dados tem que ser verificados antes.

  • Flávio Santos

    Prezados bom dia! Ao sacar meu FGTS a atendente ficou com meu termo de rescisão, perguntei e ela disse que era assim mesmo, isso procede? Pois em todos os lugares onde busco informações sobre o seguro desemprego, informam que tenho que levar a rescisão para solicita-lo.

    • Equipe Ponto Rh

      Flávio, a atendente da Caixa pode tirar uma cópia do seu termo de rescisão, e deixar a original com você.

  • Evelin

    Boa tarde, estou a quase um mês tentando sacar meu fgts… Toda vez que vou para a Caixa o sistema está inoperante… Fiz o cartão cidadão mas não consigo sacar por ser um valor além do permitido.
    Uma das atendentes da Agência me recomendou tentar fazer a transferência por telefone, pois minha conta também é na Caixa.
    Será que eu consigo realizar este procedimento por telefone ou preciso de alguma liberação para isso?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Evelin, o saque do FGTS é apenas presencial, salvo quando a quantia é pequena e você tem o cartão cidadão.

  • James da Silva de Oliveira

    Tenho 17 anos, e o meu trtc não foi assinado pelo meu responsavel masesta tudo ok no contrato, tenho direito de sacar mesmo assim?

  • Jeferson Brandão

    Oi eu fui demitido e vou embora par outro estado será que eu consigo sacar o fgts lá em santa Catarina obs :sou do rs

    • Equipe Ponto Rh

      Sim Jeferson. O FGTS é nacional.

  • Rone

    Boa tarde, fui demitido e ainda não recebi a chave, e já fui contratado novamente, vou conseguir sacar o fgts?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, Rone.