Seja para sua hipoteca, seus serviços bancários diários ou suas economias e aposentadorias, os bancos estão no ramo de atendimento ao cliente. E, quando seu banco não estiver mais fornecendo o que você precisa, talvez seja hora de reconsiderar seu relacionamento, principalmente se for o banco onde você recebe seu salário.

Mas quais são os motivos para você levar seu salário para outra instituição financeira? Vemos falar sobre eles, assim como possíveis soluções e sugestões do que fazer.

Transferência de um banco para outro por conta do atendimento ruim

Seu banco ofereceu vantagens e uma ótima experiência no início, mas o atendimento ao cliente diminuiu ao longo dos anos. Você pode achar que seu mega-banco possui serviço impessoal, ou que seu banco comunitário possui horários ruins ou que não está apaixonado pela atmosfera das agências. Seja qual for o motivo, se você sente que sua experiência com o atendimento ao cliente está faltando, poderá fazer melhor.

Alguns recursos de atendimento ao cliente a serem procurados podem incluir:

Uma ampla variedade de horas de atendimento ao cliente, pessoalmente e por telefone

Interações face a face positivas com funcionários do banco

Resolução rápida de possíveis problemas (por exemplo, cancelar o cartão quando você o perde e enviar imediatamente um novo)

Serviços de agências, como caixas eletrônicos e horários de agências, e uma ampla variedade de serviços internos, como pedidos de cheques, depósitos, verificação de saldos, transferências e serviços bancários para pequenas empresas

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Fale com o gerente da agência do seu banco e mencione que o atendimento ao cliente foi um problema. Ele ou ela pode resolver o problema e, assim, melhorar sua experiência. Se o horário é um problema, você pode estar ciente dos recursos online que atenuam a necessidade de fazer um banco em um local físico.

Quando seguir em frente?

Se o gerente não parece interessado em melhorar sua experiência, visite as agências físicas de alguns outros bancos da cidade e consulte os bancos o-line. Confira o horário (se aplicável), as comodidades oferecidas e consulte o site para obter suporte ao cliente. Você também pode procurar opiniões de clientes online sobre praticamente qualquer banco para tomar uma decisão fundamentada.

Trocar de banco quando as taxas de juros são altas

Como os empréstimos podem ser difíceis de refinanciar, especialmente com uma nova instituição, talvez você ache mais fácil manter a alta taxa do seu empréstimo atual. Mas se outro banco oferecer uma taxa melhor e economizar dinheiro, veja se o seu banco atual pode corresponder à oferta. Caso contrário, o esforço extra para obter uma taxa melhor provavelmente vale a pena.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Obtenha uma pré-aprovação – seja para hipoteca, refinanciamento, empréstimo automático ou outro – de outro banco e forneça provas para sua instituição atual. Em seguida, descubra se o banco pode corresponder à nova oferta. Nesse caso, você receberá um pagamento mais baixo com o mínimo de barulho.

Quando seguir em frente?

Seu banco se recusa a oferecer um acordo melhor? Economize dinheiro e faça a troca. Embora possa levar um tempo extra, a menor taxa de juros significa mais dinheiro aplicado ao seu principal e potencialmente milhares de dólares em economias ao longo do seu empréstimo. Algumas semanas reunindo documentos e assinando uma nova conta valem a economia.

Fazer a portabilidade de salário se você está abrindo uma conta conjunta

Se você vai se casar, provavelmente desejará abrir uma nova conta. Você e seu parceiro precisam fazer a pesquisa para decidir qual banco usar – e pode não ser a instituição com a qual você está atualmente bancando. Outro banco pode atender às suas necessidades como casal de maneira mais eficaz.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Converse com seu parceiro sobre os motivos pelos quais você deve abrir uma conta conjunta no seu banco atual. Se você possui várias contas no seu banco atual e adora o atendimento ao cliente, pode ficar por perto.

Quando seguir em frente?

Se o banco do seu parceiro (ou outro banco no total) tiver melhores serviços, produtos e comodidades (e como você está abrindo uma nova conta de qualquer maneira), é um bom momento para fazer a troca.

Mudança de conta salário

A mudança de bancos deve ser analisada para poder escolher bem a melhor instituição para suas necessidades. (Foto: The New Daily)

Trocar de banco quando as taxas são altas

As taxas são um fato da vida no setor bancário. Mas quando as taxas são extraordinariamente alta, isso deve ser uma bandeira vermelha. Da mesma forma, os bancos não devem cobrar taxas desnecessárias, como taxas de manutenção, taxas mínimas de saldo, taxas de fechamento de contas, taxas de extratos em papel ou taxas de caixa. Existem muitos bancos que oferecem todos esses serviços (e mais) gratuitamente.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Se você pagar uma taxa única, a descoberto ou a atraso, peça ao seu banco que perdoe o valor dessa vez. Um bom banco não se importaria de reembolsar a taxa se for uma infração inicial. Mas se você se inscreveu em uma conta e concordou com todas as taxas, esse truque provavelmente só funcionará uma vez. Seja mais cuidadoso no futuro.

Quando seguir em frente?

Se o seu banco estiver cobrando por serviços normalmente gratuitos, troque para algo melhor. Há uma boa chance de você concordar com as taxas exorbitantes quando se inscreveu na sua conta, para que seja difícil negociá-las. No entanto, antes de entrar em um novo banco, faça alguns trabalhos de casa, leia as letras pequenas e veja o que os clientes estão dizendo online em relação às taxas para que você saiba o que esperar.

Trocar de banco quando você está de mudança

É muito difícil manter um relacionamento interurbano com seu banco, principalmente se não houver uma agência em seu novo local. Quando você está se mudando, abrir uma nova conta é praticamente o mesmo para o curso, portanto, não se sinta mal.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Ligue para a linha de atendimento ao cliente do seu banco e pergunte se há uma agência em seu novo local. Ou, se você fizer todos os seus serviços bancários online, considere suas opções: você pode manter uma conta poupança aberta se realmente valorizar o banco e o serviço, mesmo se planeja mudar sua verificação diária para outro banco. Dessa forma, é menos provável que você gaste o dinheiro em suas economias se não puder simplesmente sacar em um caixa eletrônico local.

Quando seguir em frente?

Se não houver nenhuma agência por perto e pouco em termos de ferramentas de gerenciamento online, você precisará encontrar um novo banco.

Falta de serviços e recursos pode ser um motivo de troca de banco

Utilizo totalmente serviços bancários online. Se o seu banco não tiver os recursos que você deseja (ou precisa) para gerenciar suas finanças com eficiência, talvez seja necessário explorar alternativas. Os serviços online são um grande ponto de venda. Procure recursos disponíveis, como:

  • Acesso à conta online
  • Transferências de conta
  • Pagamento de contas
  • Depósito em cheque online
  • Ferramentas de orçamento
  • Relatórios de gastos
  • Pagamentos com cartão de crédito
  • Aplicativos móveis com funcionalidade semelhante

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Seu banco pode ter serviços e recursos online, mas se você não consultou o site e explorou seus recursos, não sabe ao certo. Veja o que seu banco tem a oferecer inscrevendo-se em uma conta online ou ligando para o atendimento ao cliente.

Quando seguir em frente?

Se o seu banco não puder oferecer o que você precisa, passe para um que possa. Com todos os aplicativos e recursos oferecidos pelos bancos modernos, não há necessidade de ficar sem.

Falta de caixas eletrônicos e agências

Quando as taxas de caixa eletrônico não afiliadas podem chegar a altos valores, o custo de acesso a máquinas bancárias pode realmente aumentar.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Consulte o site do seu banco em busca de locais nos caixas eletrônicos e acompanhe os mais próximos. Ou, se você fizer um banco com uma instituição com pouco ou nenhum local físico, encontre caixas eletrônicos afiliados que permitam sacar dinheiro sem taxas no site do banco.

Quando seguir em frente?

Se você preferir pagar com dinheiro, mas se paga regularmente com taxas nos caixas eletrônicos, considere em quais caixas eletrônicos você mais acessou. Provavelmente faz sentido mudar para um desses bancos e economizar dinheiro com taxas.

Bancos que não tem programas de fidelidade devem ser trocados

Fico chateado quando vejo um comercial para um dos bancos que uso, que é uma vantagem de publicidade apenas para novos clientes. Eu quero saber, o que os clientes de longa data recebem por serem tão leais ao longo dos anos? É por isso que imediatamente desconfio de bancos que constantemente oferecem novos benefícios a clientes bancários: o que isso diz sobre como eles tratam seus clientes antigos?

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Dê ao seu banco a chance de oferecer as mesmas vantagens que um novo cliente recebe. A renúncia de uma taxa anual da conta simplesmente perguntou à instituição se eu poderia obter o mesmo acordo que viu anunciado para novos clientes.

Quando seguir em frente?

Se o seu banco não estiver disposto a mostrar um pouco de amor a um cliente antigo, ele claramente não valoriza sua lealdade. Então não dê. Encontre um banco com um melhor atendimento ao cliente e você poderá até obter alguns desses novos benefícios ao fazer a troca.

Você já possui um conta em instituições diferentes

Embora não haja nada de inerentemente errado em espalhar suas contas, pode ficar confuso quando você gerencia vários do mesmo tipo de conta (como uma conta corrente) em bancos diferentes. Torne as coisas menos complicadas, encontrando seu banco favorito e combinando contas.

Como melhorar as coisas no seu banco atual?

Se você gosta de um de seus bancos atuais, veja se consegue rolar algumas de suas outras contas para ele. Ter tipos diferentes de contas em instituições diferentes pode ser confuso, para dizer o mínimo. Se não houver necessidade de várias contas abertas, não.

Quando seguir em frente?

Você pode ter contas abertas em locais com os quais costumava depositar dinheiro ou uma pequena quantia de dinheiro em uma conta esquecida. Livre-se do peso morto e agilize. Se você não está vinculado ao seu banco atual, é um bom momento para pesquisar novas opções e transferir seu dinheiro para outro que seja mais conveniente.

Fazendo a troca do banco

Se você decidiu que outro banco irá atendê-lo melhor a longo prazo, será necessário iniciar o processo de transferência de dinheiro para sua nova instituição bancária. Embora possa parecer um pouco esmagador, dividi-lo em várias etapas fáceis pode tornar o processo indolor.

Cancele seus pagamentos automáticos

Se você pagar contas automaticamente da sua conta bancária antiga, acesse sua conta online e cancele esses pagamentos. Anote números, beneficiários e valores da conta para poder configurar esses pagamentos com seu novo banco. Isso também vale para serviços que cobram automaticamente sua conta bancária ou cartão de débito afiliado regularmente. Veja as declarações de faturamento recentes para determinar quais serviços você configurou para fazer isso. Em seguida, visite os portais online para cobrar no cartão de crédito ou na sua nova conta bancária (depois que a conta for financiada). Cuidado para não perder serviços que renovem automaticamente e pagamentos de seguro trimestrais ou semestrais.

Abra sua nova conta e transfira o dinheiro

Prepare sua nova conta depositando o valor mínimo para “manter seu lugar” até transferir seu dinheiro para sua nova conta. Mande o dinheiro da conta antiga para a conta nova.

Configure pagamentos automáticos

Usando as informações coletadas ao cancelar pagamentos com sua conta antiga, use as ferramentas online do seu banco para configurar seus pagamentos automáticos novamente. Não fazer isso pode resultar em taxas atrasadas com seus vários beneficiários.

Feche sua conta antiga

Com os fundos transferidos para sua nova conta, entre em contato com seu banco antigo e informe-o de que deseja encerrar sua conta. Você provavelmente precisará visitar a filial pessoalmente para assinar alguns documentos, além de apresentar várias formas de identificação para encerrar a conta oficialmente. Ligue com antecedência para saber o que levar.

Todos sabemos que é difícil fazer uma separação, mas quando se trata de seu dinheiro, sua conveniência e satisfação devem ser a principal prioridade. Com tantas opções, de bancos tradicionais a instituições o-line, não há realmente motivo para ficar com um banco insatisfatório. Tente acertar ou faça uma pausa limpa – mas faça o que for melhor para você.

Você já teve que terminar com seu banco? Qual foi a razão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)