O crescimento das instituições financeiras brasileiras tem um efeito excelente no mercado de trabalho. As ofertas e a demanda por profissionais que queiram e possam trabalhar em um banco aumenta a cada dia. Demanda tal que parece que não irá diminuir tão cedo, dada a situação econômica estável em que o Brasil se encontra. Além da grande oferta de vagas, a concorrência por elas também é muito acirrada. Afinal, o que é tão atrativo ao trabalhar em uma instituição financeira?

Leve em conta o plano de carreira das instituições financeiras, que é sólido e muito confiável. Se você se esforçar e se capacitar para o trabalho no banco, você será recompensado. Isso demandará muitos esforços de sua parte, além de muita responsabilidade. A maioria dos profissionais em uma instituição financeira começam como trainees ou com o atendimento direto ao público, fazendo sua escalda rumo aos cargos mais elevados na empresa. Prepare-se também para competições por cargos com pessoas dentro da própria empresa, uma vez que o ambiente bancário é também extremamente competitivo.

A maior parte das instituições financeiras também agrega vários benefícios ao salário, como previdência privada, planos de saúde, seguros e ticket alimentação/refeição. Isso por si só já seria o bastante. Mas existem também empresas que colocam seus funcionários em programas de participação nos lucros, mesmo que seja através do fornecimento de ações para seus empregados, que podem então lucrar com elas ou começar uma pequena carteira de investimentos.

Trabalho como bancário

O trabalho em instituições financeiras exige muita responsabilidade, idoneidade e vontade para crescer dentro da empresa. (Foto: correiodeuberlandia.com.br)

O acesso ao crédito também é facilitado para funcionários de bancos, uma vez que o risco de fornecer o crédito é reduzido. São taxas que rivalizam com as de funcionários públicos, além da isenção de mensalidades de pacotes de serviços e anuidades de cartões.

Bons funcionários também uma garantia de estabilidade, uma vez que encontrá-los no mercado está cada dia mais difícil. E pode ter certeza que se você estiver em cargos de importância em uma instituição financeira, você será procurado por headhunters, que querem encontrar profissionais qualificados para empresas. Isso é uma boa desculpa para negociar um aumento em seu salário ou melhoras em seus benefícios.

Você tem que estar disposto a viver em um ambiente de cobranças constantes e muita competição. Para isso, você tem a garantia de não trabalhar aos sábados e domingos, mas uma rotina de segunda a sexta que pode ser um pouco cansativa. Converse com pessoas que já trabalham em bancos antes de formar uma opinião mais concreta sobre o assunto e saber se a carreira bancária é a certa para você ou só um degrau rumo a algo maior.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)