Apesar de alguns bancos e instituições financeiras figurarem entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, existem muitas desvantagens ao trabalhar neste ambiente e que ninguém além de amigos próximos irá te contar. Vamos relatar aqui algumas destas desvantagens, mas que irão variar de banco para banco, uma vez que eles também percebem que estes problemas estão afastando os bons profissionais.

A principal desvantagem do trabalho nas instituições financeiras é o ambiente altamente competitivo criado pelos planos de carreira dentro destas empresas. Estes planos foram muito efetivos no passado mas agora, com o novo perfil de profissionais entrando no mercado, fossiliza uma cultura que não valoriza a cooperação, o que acaba prejudicando a eficiência da empresa no mercado. Alguns bancos já começaram a mudar estas políticas mas, mesmo assim, ainda é visível a competição entre departamentos e pessoas dentro de instituições financeiras por cargos, benefícios ou mesmo algumas vantagens.

Outra grande desvantagem é o horário de trabalho. Muitas vezes, você terá de cumprir horas extras para terminar o trabalho que lhe foi dado. Não ache que o horário de funcionamento de um banco é só o comercial, você chegará antes de todo mundo e sairá no mínimo uma hora depois que todos chegaram.

Em muitos bancos, o assédio moral é ainda uma triste realidade, devido à cultura da competitividade. Talvez isso esteja mudando, mas ainda é causa para muitos processos e ações contra instituições financeiras. O prejuízo financeiro talvez acelere a mudança, mas ainda pode demorar que elas ocorram, uma vez que depende de políticas de Recursos Humanos mais modernas e mudanças que envolvam todo a estrutura da empresa, algo que é muito custoso.

Desvantagens de trabalhar em um banco

O ambiente de trabalho de uma instituição financeira é altamente estressante, mas pode ser algo que você lide com facilidade, dependendo de seu perfil profissional. (Foto: cabradm.blogspot.com)

Você será também constantemente cobrado para bater metas e cumprir tarefas. Se você não tem o perfil de uma pessoa que responda bem à pressão, o ambiente de um banco não foi feito para você. Além disso, você será responsável por recursos financeiros e tarefas como fechamento de caixa, onde qualquer valor que estiver faltando irá sair diretamente de seu bolso. Todo cuidado é pouco e o estresse pode te deixar louco, se você não tiver nenhuma válvula de escape.

Estas desvantagens tem que ser levadas em conta na hora de tentar um emprego em um banco. Saiba que o trabalho até chegar em cargos mais altos é muito árduo, onde suas habilidades interpessoais serão testadas constantemente. Uma vez em cargos mais altos, a cobrança aumentará, mas as recompensas podem compensar o esforço. Cabe a você buscar mais informações e saber se a carreira bancária é a certa para o seu perfil profissional.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)