Uma empresa pode ser considerada pequena quando tem até 100 funcionários, enquanto uma grande empresa tem 500 ou mais trabalhadores. Durante sua carreira. você terá as opções de trabalhar e escolher onde quer fazer seu nome. Sabendo onde ir e quais seus objetivos é essencial nessa escolha.

Vantagens de trabalhar em empresas pequenas

Pequenas empresas representam a grande maioria dos empregadores. Todas elas juntas empregam cerca 40% dos trabalhadores brasileiros. E quais são as vantagens de trabalhar em uma pequena empresa? Bem, várias.

Pequenas empresas existem aos montes, em comparação com poucas empresas grandes e bem sucedidas. Por isso, as suas opções quando se candidatar a um emprego são muito maiores.

Você é envolvido em uma variedade de tarefas no trabalho porque há menos pessoas para chamar quando projetos novos ou diferentes aparecem.

Em empresas pequenas, os trabalhadores estão mais perto da alta gerência, dando abertura na participação de decisões mais importantes porque a organização é mais horizontalizada do que hierarquizada.

Na empresa pequena, há um sentimento generalizado de que todos estão juntos na mesma empresa, o que ajuda na visibilidade do trabalho e no trabalho em equipe, na maioria das vezes. Isso ajuda bastante na resolução de problemas.

Decidindo qual o tipo de empresa para você

Quando você vai escolher um lugar de trabalho, empresas grandes e pequenas tem suas vantagens e desvantagens, que você tem que pensar para encontrar a opção ideal para você. (Foto: www.treelineinc.com)

Desvantagens de trabalhar para uma empresa pequena

Você trabalha em um ambiente onde mais pessoas podem ver o que você faz e, por isso, se você é do tipo que gosta de permanecer invisível, a empresa pequena não é o ambiente ideal pra você.

Se os proprietários ou gestores cometem grandes erros, o empregador pode ter sérios problemas com a empresa e todo seu trabalho pode estar em risco. Mesmo erros pequenos pode acabar resultando em algum tipo de prejuízo.

Seus benefícios e salários podem não ser tão generoso, porque a empresa não pode arcar com custos altos de salário.

É esperado que você sempre ajude os outros quando você está ocioso, então se você é um procrastinador ou não é muito mão na massa, não espere momentos de folga.

Vantagens de trabalhar para uma grande empresa

Embora possa haver apenas poucas empresas com mais de 500 trabalhadores, estamos falando de empresas de grande porte, com marcas geralmente reconhecidas no Brasil e até no mundo. E isso é uma situação vantajosa para sua carreira.

Grandes empregadores conseguem carregar uma boa parte da massa de trabalho de um país. oferecendo vagas em várias áreas de conhecimento. Por isso, há muitos potenciais empregos.

Pode haver espaço para oportunidades de crescimento para cima ou para os lados, sem ter que trocar de empresa.

Uma má decisão dos níveis superiores de administração é menos provável para colocar toda a empresa em risco de falhar, de modo que o empregador tende a ser mais estável ao longo do tempo.

Grandes empresas muitas vezes pagam a mais em salário e também oferecem mais benefícios.

Desvantagens de trabalhar para uma grande empresa

Pode ser mais fácil de se perder no meio da multidão, constantemente se sentindo como você fosse uma pequena parte de algo esmagadoramente grande ou sem personalidade.

Há menos razões para não reduzir ou substituir os funcionários, já que a perda de uma ou mais pessoas ao mesmo tempo é menos provável de causar perturbações duradouras para as operações. Portanto, seu emprego não é tão estável em uma grande empresa como é um emprego para pequenas empresas.

Em uma grande empresa, geralmente você terá um papel fixo definido, o que significa que mesmo que não haja tanta coisa acontecendo na organização, você vai estar sempre só envolvido em sua área específica de especialização.

Você precisa vender-se internamente, se você quiser se mover do seu cargo ou ser promovido, caso contrário, outras pessoas em diferentes departamentos podem não saber nada sobre você, te impedindo de novas oportunidades.

Trabalhar para grande empresa ou pequena empresa?

Quando você trabalha para uma pequena empresa, há chances de ser chamado para se envolver em todos os tipos de projetos novos e variados, inovadores. Isso vai te forçar a desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Além disso, você vai sentir que é parte vital da empresa, apesar da sua posição de nível mais baixo.

Em empregadores maiores tem o lado bom de ter estruturas formais no ambiente de trabalho, como um departamento de Recursos Humanos separado e manuais de políticas corporativas que te informam tudo que você tem que fazer e se orientar. Você também se beneficiará de orçamentos extras para projetos, ou para seu desenvolvimento profissional, cursos, graduação, etc.

Escolha o tamanho do empregador que combine com seu desejo e plano de carreira, bem como sua personalidade e necessidades de vida. Note que as preferências podem realmente mudar enquanto você entra diferentes fases da sua carreira. Portanto, tente não deixar-se uma margem para adaptação.

Qual tipo de empresa você acha ideal para você? Por que? Com qual tipo de empresa você acha que combina?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)