Com a economia na situação complicada atual, muitas pessoas em todo o mundo estão desesperadamente à procura de trabalho e aceitarão qualquer oferta. Um fato é que não importa o que você faça: 40 horas (ou mais) de sua semana vão ser gastos em seu trabalho . Isso é um monte de horas e, mesmo que você esteja desesperado, você precisa saber se a empresa em que deseja trabalhar é a certa para você.

Trabalhar em um lugar que você não gosta é a mesma coisa que comer seu prato mais odiado todo dia no almoço. Com isso em mente, aqui estão alguns aspectos fundamentais que você deve pensar atentamente antes de iniciar qualquer novo emprego.

A cultura da empresa

Isto é muito importante por um certo número de razões. Se, por exemplo, você é uma pessoa extrovertida e descontraída, mas a empresa é conservadora e rígida, você vai ter problemas de adaptação dentro dela. Se você gosta de se sentir mais livre no ambiente de trabalho, mas a empresa tem uma rotina muito fechada e inflexível, em pouquíssimo tempo você será um poço de estresse.

A administração da companhia

Se nós estamos sendo honestos, lidar com a gestão é sempre um pouco de um problema, mas algumas empresas fazem isso mais fácil do que outras. Por exemplo, algumas têm políticas que fazem aproximar a gestão para que você possa expressar novas idéias ou queixas muito mais fácil. Algumas não, no entanto, e se você trabalha para uma empresa que coloca a gestão em um pedestal, é melhor estar preparado para já se inscrever para uma terapia.

Buscando uma empresa

Em uma empresa boa, a competitividade é deixado de lado para dar espaço à cooperação entre seus trabalhadores. (Foto: businessofwork.blogs.xerox.com)

Os produtos e/ou serviços que você vende

Outro disjuntor do negócio, se a sua nova empresa vende produtos que você nem sequer daria para sua mãe, você pode em breve encontrar-se lamentando a sua decisão de trabalhar lá. Ser capaz de ter orgulho do que faz é uma parte essencial da felicidade no trabalho.

A indústria em que você trabalha

Similares aos produtos e serviços que a sua empresa vende, se você trabalha em uma indústria que é negativa, a sua vida de trabalho será negativa também. Se você é um fervoroso não-fumante, por exemplo, você provavelmente não vai ser feliz trabalhando para uma empresa de tabaco. Agora, se você adora videogames e trabalha para uma desenvolvedora de jogos que você ama, você estará no paraíso.

O tamanho da empresa

Isso depende de qual o papel que você se vê jogando no esquema geral das coisas. Se você está contente que está sendo perdido no rebanho depois de trabalhar para uma empresa  centenas ou mesmo milhares de pessoas não pode ser um problema, mas se você quiser fazer uma diferença (mesmo que pequena), você provavelmente deve trabalhar para um menor empresa onde a sua voz será ouvida. Mas mesmo algumas empresas gigantes valorizam todos os seus funcionários.

Não importa onde você trabalha, se você se sentir valioso e apreciado, você será mais feliz e satisfeito, não importa o produto ou serviço. Se não, mesmo trabalhando para uma empresa de clareamento dos dentes não vai manter um sorriso em seu rosto. Escolha sabiamente e boa sorte!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)