Não podemos ser injustos: na hora de comparar salários no Brasil e fora dele para uma mesma profissão, temos que levar em consideração o poder de compra do salário, e não apenas o valor recebido. Afinal, com cotações diferentes para cada moeda, pode ser injusto perceber que um salário é 3 ou até 4 vezes maior para uma certa profissão fora do Brasil. No fim das contas, ao analisar sob esta ótica mais realista, teremos uma comparação real, atual e que dará uma resposta eficiente aos interessados em encontrar um melhor emprego.

Quais empregos pagam melhor no Brasil do que no exterior?

Se você fizer uma pesquisa rápida pela internet, descobrirá que principalmente agora, em tempos de crise no exterior, profissionais especializados estão ganhando melhor no Brasil. Engenheiros civis,  diretores, gerentes comerciais, especialistas em marketing e outros profissionais mais qualificados ganham mais aqui do que em outros mercados. Isto acontece por conta da alta demanda por profissionais qualificados no nosso mercado, principalmente porque as universidades não conseguem atender com uma oferta equiparável de profissionais qualificados, tanto no nível técnico quanto no nível superior. Esta análise leva em consideração não apenas o valor do salário, mas também o poder de compra.

Professores e profissionais da área de humanas tendem a ganhar muito melhor na Europa do que aqui, uma vez que estes profissionais são pouco valorizados no mercado brasileiro que ainda engatinha rumo a um ambiente que aceita melhor tais profissionais, principalmente nas áreas de recursos humanos, psicologia e educação.

Quais empregos pagam igual no Brasil e no exterior?

Mas apesar dos bons salários para as posições de escalão intermediário a alto, posições iniciais, como trainees, estagiários e profissionais nos primeiros anos de emprego ainda sofrem com salários um pouco mais baixos em relação às suas contrapartes no mercado exterior. Podemos até nos iludir que cargos técnicos tem um melhor salário do que no exterior, mas isso só acontece nos primeiros anos, uma vez que planos de carreira para cargos técnicos ainda são escassos no Brasil e o salário se mantém mais ou menos estável por um bom tempo, com pouca possibilidade de negociação.

Brasil paga melhor salários

Apesar de cargos de alto escalão ganharem mais no Brasil, temos de lembrar que os custos de vida aqui também podem ser bem maiores que no exterior. (Foto: www.michaelpage.com.br)

Quais empregos pagam melhor no exterior do que no Brasil?

Já cargos operacionais, como pedreiros, pintores, vendedores e outros, estes sim, são a diferença mais gritante entre nosso país e os outros. Enquanto lá fora uma babá consegue em menos de um ano juntar dinheiro suficiente para a compra de uma casa, a mesma profissional no Brasil dificilmente consegue juntar dinheiro para comprar um televisor. Com a mudança na lei sobre os empregados domésticos, esse cenário começa a mudar um pouco, mas apenas no longo prazo.

Em países europeus e principalmente nos EUA, tais profissões são muito comuns entre os imigrantes. Os salários são excelentes, as exigências são muito poucas e você pode crescer facilmente na carreira. Em tempos de crise, é um pouco mais difícil conseguir trabalho, realmente. Mas durante estes tempos, você pode se preparar para atender diferentes demandas, fazer cursos e se capacitar mais para cargos especializados.

Resumo

Enquanto cargos especializados vivem um momento oportuno em nosso país, cargos a nível operacional e alguns cargos técnicos tem melhores oportunidades no estrangeiro. Porém, isso não é uma verdade constante, uma vez que dependerá da situação financeira do país onde se pretende trabalhar. O que vale considerar mesmo é que profissionais melhor qualificados sempre terão oportunidades no mercado de trabalho, independente de onde moram ou vivem. No exterior, a qualidade de vida é diferente, além dos salários normalmente terem um maior poder de compra. Na hora de comparara, vale considerar as variáveis e seu gosto pessoal por se dispor a viver no exterior, trabalhar bem para ganhar justo pelo seu trabalho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)