Talvez a sua empresa quer que você gerencie um ramo europeu. Ou você decidiu se aposentar no México por causa do baixo custo de vida. Ou você quer completar o seu grau de estudos asiáticos na Coréia do Sul. Estes objetivos exigem que você viva no exterior, às vezes por si mesmo e, muitas vezes, levando toda a sua família.

Entendimento

A menos que você se refugie em algum canto isolado do mundo, viver no exterior significa interagir com os habitantes locais apenas para obter as necessidades básicas como a alimentação, vestuário, abrigo e transporte. Você vai descobrir uma maneira estranha de vida que busca pelas mesmas coisas que você faz: respeito, alegria e amor. Este aumento de compreensão pode permitir que você aja como um tradutor cultural entre seu país terra estrangeira.

Custo de vida

Sua renda pode não ir muito longe, especialmente se ela é fixo, obrigando-o a viver perto do nível de pobreza. Compare o que você ganha na sua cidade com uma renda média mensal em outro país. Você vai encontrar reduções semelhantes no preço de alimentos, roupas, serviços públicos e transporte. Ao fazer essa comparação e o seu poder de compra, se ele aumenta ou diminui, mudar acaba se tornando um bom negócio.

Vivendo no exterior

Apesar de viver no exterior ser muito atrativo, pode ser um pouco difícil. Mas com certeza, você consegue encontrar o melhor lugar para você morar. (Foto: divulgação)

Idiomas

A facilidade com línguas é um grande trunfo para viajar e para negócios, especialmente aqueles com clientes internacionais. Você vai aprender uma língua mais rapidamente se você tem que usá-la em sua vida cotidiana, o que só pode acontecer se você mora no exterior. Como um bônus, em algumas partes do mundo, como a Europa, você pode acabar aprendendo muitas línguas, uma vez que as pessoas falam várias delas. Porém, é importante que você já saia do Brasil com pelo menos uma noção básica, algo que você pode conseguir gratuitamente em cursos online.

Mal-entendidos

Usar seus padrões de comportamento em um país diferente pode causar mal-entendidos ou ser ilegal, porque você está inicialmente sem saber o que eles significam. Por exemplo, falar alto é considerado grosseiro no Japão, entrar com uma bermuda em uma mesquita é desrespeitoso na Arábia Saudita e andar de mãos dadas como um casal na Índia é rude. Você pode experimentar rejeição social e sanções jurídicas sem saber porquê.

Solidão

Não ter algo familiar em torno de você, como o feijão com arroz, água quente ou auto-estradas, pode fazê-lo sentir saudades de casa. A menos que você fale o idioma local fluentemente, você pode sentir-se isolado na sua incapacidade de se comunicar com as pessoas e desenvolver relações. Mesmo se você não entender o idioma, você pode estar lidando com os habitantes de uma maneira culturalmente inadequada, fazendo com que as pessoas a evitar você. Viver no exterior bem é uma questão de adaptação.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)