A faculdade é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Porém, muitos deles não deveriam focar tanto nesse sonho, pois há outras maneiras de construir uma carreira de sucesso e que não passam pelas universidades. Mas por que você não deveria fazer faculdade? Conheça alguns dos motivos para não tentar essa vida universitária.

O custo é um dos motivos para não fazer faculdade

O custo da faculdade subiu rapidamente nos últimos anos. Participar de uma universidade decentemente classificada pode facilmente custar muito caro, mesmo com um financiamento estudantil mais acessível. Mesmo uma universidade pública envolve vários custos ocultos com transporte, moradia, alimentação, livros, material escolar, e muito mais que não pode ser ignorado..

Uma faculdade nem sempre te prepara para uma carreira de sucesso

A escola ensina obediência e disciplina. Se você pensar sobre isso, os alunos mais bem-sucedidos são aqueles que fazem sua lição de casa e fazem isso dentro dos prazos estabelecidos. No entanto, os empregadores procuram algo que as escolas não ensinam. Eles valorizam as pessoas que são autodirigidas: que podem definir e cumprir metas, tomar iniciativa e ter sucesso no trabalho, não apenas na escola.

Obter uma graduação é bem diferente de obter um emprego

Em estudos recentes no exterior, mais de 44% dos graduados da faculdade com menos de 25 anos estão desempregados ou subempregados, o que significa que eles são obrigados a assumir empregos que não exigem um diploma. E se você tiver uma dívida estudantil, como você vai pagar de volta se você estiver fazendo pouco ou nenhum dinheiro? Imagine então como deve estar a situação no Brasil se lá fora está crítica desse jeito…

Universidade

Nem todo mundo precisa ir para a universidade para ser bem sucedido, apesar de muitas pessoas dizerem exatamente o contrário. (Foto: YouTube)

Porque todos estão fazendo não é uma das razões para se fazer faculdade

São milhares de estudantes que se matriculam em diferentes graduações a cada ano. Ir para a faculdade já não distingue você da multidão. Em vez disso, uma educação universitária tornou-se onipresente, e pode acabar te colocando no mesmo balaio ao invés de te destacar. Pense bem em como você planeja se destacar.

Não quero fazer faculdade

Foi-lhe dito a toda a sua vida que a faculdade é o próximo passo lógico, mas, na verdade, você não tem motivos nem por que você está indo em uma dada direção. A faculdade não o excita tanto quanto tentar a vida no mundo real e de uma maneira diferente, que cultive outras habilidades na sua pessoa.

Você não explorou seriamente quaisquer outras opções

Participar de uma graduação de alguns anos está longe de ser o único caminho a seguir após o ensino médio, apesar do que seus professores, pais, e colegas possam lhe dizer. Na realidade, você tem um leque de opções, desde tirar um ano sabático para projetar inteiramente sua própria educação até começar cursos técnicos ou de preparação profissional..

Você não vai acabar em um subemprego se não fizer uma faculdade

Apesar da forma como são retratados, as pessoas normais podem e conseguem viver sem ir à faculdade. Aqui está uma rota possível: obtenha um emprego não remunerado em um campo que lhe interessa. Saiba o máximo que puder e aproveite sua experiência e nova rede de contatos profissionais para então tentar um cargo remunerado. Em seguida, use essa experiência para obter um emprego e quem sabe, começar os estudos na área de seu interesse?

A maioria das pessoas aprende mais fora da sala de aula do que dentro dela

Para algumas pessoas, aprender através de livros didáticos é tedioso. Elas preferem aprender fazendo – trabalhando, explorando, criando ou fazendo outras coisas no mundo real. Outros não tem problema em aprender com um livro didático. Em vez disso, é a atmosfera de escola padronizada que os incomoda. A sala de aula é ideal apenas para um pequeno número de pessoas. Talvez seja para você. Talvez não. Descobrir como você aprende melhor é o caminho certo para se seguir.

Existe uma incrível quantidade de recursos disponíveis de graça

Quase todos os conhecimentos que você poderia esperar ganhar hoje em dia podem ser encontrados na internet. Caso contrário, você pode entrar em contato com alguém que tenha esse conhecimento (ou sabe como obtê-lo) usando a internet. E isso se traduz em oportunidades e uma educação que pode facilmente ser adaptada para suas necessidades.

Fazer sua própria educação pode ser mais barato e mais significativo.

Você pode pagar muito dinheiro pelo currículo e experiência social que a faculdade oferece, e receber tudo de bandeja. Ou você pode fazê-lo sozinho, criando uma experiência educacional que você realmente quer ter, muitas vezes por uma fração do custo, fazendo cursos e aprendendo por conta própria.

Como você decidiu ou não por uma faculdade? O que mais influenciou na sua decisão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)