Para muitos de nós, há mais coisas que queremos aprender do que o tempo disponível para essas atividades. E como as informações se tornam mais facilmente acessíveis online, o número de coisas que queremos aprender só aumenta. Isso significa que a única variável que podemos realmente controlar é o tempo que passamos aprendendo cada uma dessas coisas

Encurtar a curva de aprendizagem é um tópico que tem sido estudado há décadas, e nós reunimos as práticas que, consistentemente, tem se provado eficazes no aprendizado rápido. Se esses princípios fossem perfeitamente implementados, você pode alavancá-los para aprender mais rápido e dominar qualquer categoria de aprendizagem, incluindo idiomas, habilidades de negócios, instrumentos musicais e mais.

Dicas de como estudar: não tente reinventar a roda

Por que reinventar uma roda que já foi criada? A tendência comum que todos temos quando aprendendo algo novo está em tentar dominar sozinho e subestimar a quantidade de tempo e esforço que podem ser salvos se você procurar a ajudar de alguém que já aprendeu.

Pense no tempo em que você demorou a aprender a falar uma nova língua ou uma nova habilidade. Você provavelmente teve uma curva de aprendizagem íngreme inicialmente, mas depois de alguns anos ou mesmo meses de experimentar e cometer erros, você pode criar um atalho para ajudar um amigo a evitar os mesmos erros que você cometeu no início.

Afim de alcançar o domínio mais rápido, nosso primeiro passo deve ser consultar os melhores que existem no campo, e modelar o caminho que já foi esculpido para nós. Muitos grandes líderes provaram que a maneira mais rápida de dominar qualquer habilidade, estratégia ou objetivo na vida é seguir o modelo daqueles que já forjaram o caminho à frente.Se você pode encontrar alguém que já está recebendo os resultados que você quer, tome as mesmas ações que eles estão tomando, e você pode obter os mesmos resultados

Seguir um modelo vai te dar a capacidade de acelerar sua aprendizagem e atingir seus objetivos mais rapidamente..É possível encontrar quase qualquer solução na forma de livros, blogs, vídeos de treinamento, consultores , amigos, e muito mais.

Como acelerar o aprendizado

Acelerar seu aprendizado não exige reinventar a roda. O aprendizado é uma habilidade, como outra qualquer, e pode ser aperfeiçoado para facilitar seus estudos. (Foto: FluentU)

Como aprender a estudar mais rápido: desconstrua o que você quer aprender

O próximo passo para cortar a curva de aprendizado é desconstruir a habilidade em componentes básicos e fundamentais. Divida as peças e encontre as coisas mais importantes para a prática em primeiro lugar.

Este conceito pode se aplicar a quase qualquer coisa na vida, incluindo negócios, eficiência dos funcionários, felicidade, experiências de viagem, etc. Você pode quebrar os negócios, por exemplo, em aperfeiçoamento de funcionários, cursos para gerência, buscar um aumento ou promoção, etc. No caso da família, você pode quebrar em passar 1 hora ajudando seus filhos a estudar todos os dias, duas horas por semana em atividades divertidas, etc. Abraçar essa maneira de pensar só mostra que você precisa de pouca coisa para ter o sucesso, inclusive no aprendizado.

Você não precisa de X horas para dominar uma habilidade. A chave é abraçar as primeiras horas do aprendizado e aprender as habilidades de subconjunto mais importantes dentro desse período de tempo para obter o máximo de impacto. Numerosos estudos estabeleceram que as primeiras horas de prática de uma nova habilidade sempre geram as mais dramáticas melhorias no desempenho.

Dicas para estudar e memorizar rápido: pare de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

Estar fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo hoje em dia é o padrão. Ficar verificando os nossos emails a cada dez minutos, percorrer a linha do tempo no Facebook, conversar ao telefone enquanto prepara o almoço: Ser multitarefa pode ser um dos maiores obstáculos que nos impede de aprender mais rápido.

Pense no seu próprio computador. Quando você tem mais de 20 guias diferentes abertas no seu navegador, seu computador começa a diminuir a velocidade e leva mais tempo para processar cada ação depois. Estudos tem mostrado que quando um indivíduo se distrai, leva uma média de 25 minutos para voltar à tarefa em que estava antes. E leva apenas 11 minutos após o começo de uma tarefa para você se distrair de novo.

O mesmo se aplica ao nosso foco de longo prazo. Muitos de nós não somos capazes de dedicar os seis ou 12 meses necessários para aprender uma habilidade por causa dos inúmeros novos projetos, ideias ou hobbies que vem a nossa cabeça. E quando decidimos mudar nosso foco para uma nova distração, é muito mais difícil encontrar a mesma paixão e unidade para se concentrar na habilidade anterior.

Depois de ter desconstruído as habilidades do subconjunto que lhe dará o máximo de resultados, concentre-se exclusivamente na melhoria dessas habilidades e evite aprender qualquer outra coisa até que você domine a habilidade.

Como aprender a estudar melhor: repetição

Esta é a parte em que a maioria de nós queremos evitar ao aprender mais rápido, e o que muitos de nós não querem ouvir é a regra de que dominar algo mais rápido requer prática. Aprender exige frequência e persistência na realização da mesma habilidade repetidamente, até que você possa fazê-lo subconscientemente, sem ter que pensar sobre isso.

A melhor performance é principalmente o resultado da prática, e não devido ao talento inato. As pessoas acreditam que, como o desempenho do especialista é qualitativamente diferente do desempenho normal, o perito deve ser dotado de características qualitativamente diferentes das dos adultos normais. Este ponto de vista tem desencorajado cientistas de examinar sistematicamente os intérpretes experientes e de explicar o seu desempenho em termos das leis e princípios da psicologia geral  Mas o que estudos tem comprovado é que os peritos ainda dedicam várias horas de seus dias para os estudos e aperfeiçoamento, sempre buscando melhorar e apresentar notáveis diferenças no desempenho em relação a outras pessoas que se dedicaram menos à uma dada atividade.

Procure um feedback rápido para seus conhecimentos

Horas praticando, e o feedback imediato de um professor ou colega vai te forçar a ficar melhor, mostrando seus erros e acertos. Essa é uma diferença chave entre os especialistas e os medianos. Você não apenas deve praticar sozinho, em casa. Você deve se esforçar para apresentar seus conhecimentos para amigos, professores, colegas de trabalho, seu chefe. Quando você mostrar que está evoluindo, você terá mais oportunidades de mostrar seus conhecimentos, enquanto ainda ganha mais tempo de prática. O feedback durante sua vida vai te ajudar a desenvolver qualquer habilidade, sem problemas.

Estuda e aprenda rápido pensando no longo prazo

Infelizmente, muitos de nós desistimos antes ou durante certos obstáculos no aprendizado. Embora seja importante saber quando parar, muitos vencedores potenciais não alcançam o sucesso porque desistem antes desses obstáculos. Algumas razões que fazem as pessoas desistirem incluem ficar sem tempo, sem dinheiro, com medo, não levar a sério, ou perder o interesse.

Existe também o ciclo de transição. Este é o ciclo que nós atravessamos sempre que estamos experimentando a mudança ou um evento novo, tal como uma tragédia ou a oportunidade de aprender algo novo. Há uma sensação de euforia que todos experimentamos quando começamos algo novo. É por isso que estamos tão viciados em ver notificações nas mídias sociais, porque a dopamina, o hormônio do prazer, é liberada todas as vezes.

Uma vez que a fase da lua de mel com o está sendo aprendido acaba, experimentamos o maior obstáculo do aprendizado, e nosso progresso começa a atingir um platô ou diminuir. é nesse momento que a maioria de nós pára ou desiste. A razão pela qual isso é importante é que se você pode prever que esse momento está chegando, quando você está aprendendo algo novo, é mais fácil lutar por ele. Mais importante ainda, esse obstáculo está lá porque aqueles persistentes o suficiente para ultrapassá-lo e chegar ao objetivo.

E você? Tem alguma dica ou estratégia para aprender mais rápido e melhor? Qual? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)