Se você está trabalhando tempo integral ou parcial e estudando para um concurso, você pode estar fazendo malabarismos entre dezenas de responsabilidades toda semana. Se a sua lista de coisas a fazer parece ser uma batalha sem fim, aprender a priorizar suas tarefas pode ajudar você a enfrentar tudo o que precisa a cada dia. A gestão do tempo é uma habilidade que você pode construir em qualquer idade, mas aprender a dominar o tempo leva esforço, dedicação, planejamento e foco. Quando você está tentando trabalhar e estudar ao mesmo tempo, aqui estão algumas maneiras simples de gerir o seu calendário, tarefas e de carga de trabalho com facilidade, mesmo que você tenha ficado algum tempo longe dos estudos. Ainda mais quando estamos falando de concursos, que a cada dia ficam mais e mais concorridos.

Comece por traçar o seu calendário com metas antes que a semana comece. Assimm você sabe o que esperar para os próximos dias. Isso lhe dará uma ideia do tempo real que você tem disponível para estudar, recreação e tempo de trabalho, e funciona bem como uma visão geral da sua semana.

Acompanhe as suas horas. Durante uma semana, controle o tempo gasto em cada projeto para que você saiba exatamente onde seu tempo está indo. Isso lhe dará uma ideia de quanto tempo realmente leva para completar uma determinada tarefa, de modo que você pode traçar-la no prazo certo no futuro.

Revise as matérias e editais de concursos anteriores antes da semana começar. Não espere até o dia de estudos para descobrir que aquilo que você está se dedicando a aprender não é mais cobrado em editais ou está desatualizado. Pesquise tudo isso para saber qual o tempo que você realmente precisará para adaptar seus estudos para cumprir suas metas.

Estudando para concursos

Mesmo trabalhando, é possível estudar e passar em concursos sem acabar com sua vida no processo. (Foto: souconcurseiroevoupassar.blogspot.com)

Não se sente no trabalho ou cursinho, caso esteja fazendo um, ou até mesmo em casa e espere reter tudo o que você ouve. Tomar notas ajuda a processar informações de forma mais eficiente e irá reduzir o estresse envolvido na tentativa de lembrar de tudo. Quanto mais espaço mental você pode liberar ao longo do dia para dar importância ao que realmente importa, melhor!

Reveja as anotações nos finais de semana. Adquira o hábito de revê-las nos fins de semana para uma atualização sobre os temas e trabalhos concluídos. Isso torna mais fácil para se preparar para o concurso, não tornando necessário que você fique voltando sempre para todas as matérias cobradas e passe a se dedicar mais para as tarefas mais difíceis.

Use Post-it ou um bloco de notas ao longo do dia. Post-it é uma ferramenta de organização útil para anotar algumas idéias e quebrar grandes projetos em tarefas menores. Adquira o hábito de usá-los regularmente, de modo que você não perca detalhes no trabalho ou enquanto estuda. O mais legal é que eles podem ser usados para te ajudar a memorizar muitos detalhes, anotando informações importantes neles e colando eles em vários espaços de sua casa.

Delegar tarefas domésticas e outras responsabilidades para os amigos e familiares se você simplesmente não tem tempo para arrumar tudo é extremamente importante. Esclareça sua programação, tanto quanto possível, para que você possa se concentrar no trabalho e estudos sem a ansiedade de ter que fazer milhares de outras coisas ao mesmo tempo.

Estudos para concursos

Você não precisa acabar com sua vida social para estudar e passar em um concurso. É só passar a estudar com qualidade. (Foto: vidadecachorro.wordpress.com)

Certifique-se de deixar tempo para descansar e relaxar depois de uma semana agitada. O corpo e a mente precisam se recuperar depois de uma carga de trabalho. Porém, evite beber demais ou prejudicar o seu sono com baladas que vão até de manhã cedo. É um sacrifício temporário e necessário até que você seja aprovado em um concurso.

Faça pausas freqüentes durante os estudos. Se você está sentado em um lugar por longos períodos de tempo, as pausas podem aumentar a concentração e faz com que seja mais fácil criar um foco.

Se você está se sentindo sobrecarregado, evite ficar muito estressado e procure maneiras de criar tempo em sua programação, ao invés de ficar se esgotando sem motivos.

O mais importante de tudo: evite o esgotamento ao descansar o suficiente, comer corretamente e fazer exercícios regularmente para manter a energia. Não adianta passar no concurso e tempos depois, ter que ficar de cama por problemas de saúde.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)