Como escolher um curso preparatório para concursos públicos?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

O concurso público é obrigatório para os candidatos que querem um cargo público com estabilidade. Se você está ansioso para servir sua comunidade, o concurso é o caminho certo.

Mas antes de se inscrever para o trabalho, você pode aumentar suas chances ao se inscrever em um curso preparatório para o concurso público que você procura.

Por que fazer um curso para concurso público?

Os cargos públicos são empregos no governo. Empregos bem conhecidos como o a Polícia Federal, Previdência Social, controle de tráfego aéreo, entre outros se encaixam sob o guarda-chuva dos cargos públicos. Mas há muitos outros empregos em administração pública, como pessoal de tecnologia da informação, executivos civis e assistentes administrativos, para os quais há concursos públicos.

Leia também

Dá pra perceber que rapidamente, o número de concorrentes também aumenta para cada vaga pública. E isso significa que quem estiver melhor preparado vai ter mais chances de conquistar a vaga. Os cursos preparatórios poderão te ajudar na hora da prova, te dando as ferramentas, recursos, e conhecimento para obter melhores resultados.

O que vou estudar em um curso para concurso público?

Os concursos públicos testam um requerente nas habilidades necessárias para a posição que estão se candidatando. Esses trabalhos precisam que você esteja acordado no básico, preferencialmente preparado por um instrutor com uma experiência profissional específica para garantir que você esteja pronto para os exames e o trabalho.

Compreensivelmente os exames variam entre diferentes áreas do governo. Mas as matérias geralmente comum a todos os concursos são:

Os candidatos podem ter de provar também suas habilidades práticas, em entrevistas, provas, e de outras formas estabelecidas pela banca do concurso. E o curso preparatório ideal te ajudará também nesse processo.

Estudando para concursos

Encontre o curso preparatório certo e aumente suas chances de conquistar sua vaga. (Imagem: Georgia State University)

Como escolher o melhor curso preparatório para concurso?

É difícil dizer um curso que seja melhor para seu concurso público. Existem vários cursos, todos com ótimos resultados. O que existe é o curso que funciona para você, e alguns critérios que podem te auxiliar na escolha do curso certo.

Um bom curso para concurso ajuda os candidatos a se qualificar para diferentes tipos de provas de concursos públicos. Isso inclui aulas para assuntos gerais, comuns a todos os concursos, além de assuntos mais específicos para a área de serviço público.

Procure por professores experientes nos cursos para concursos

O curso preparatório ideal deve empregar tutores, professores, instrutores experientes que têm anos de experiência e expertise no campo. Opte por profissionais que já tenham um histórico de alguns anos no mercado, e que já sejam parte de equipes que obtém bons resultados..

Para fases mais avançadas, bons instrutores devem ser capazes de orientar os candidatos nas partes físicas, médicas,, psicológicas e orais de entrevista do processo de recrutamento.

Já as classes de preparação do exame devem treinar os candidatos em várias partes, como testes escritos e orais e baseados em computador. Além disso, esses instrutores também devem organizar cenários de simulação de emprego, por exemplo, testes físicos para policiais.

Simulados e orientações para concursos públicos

O intervalo de pontuações de passagem nos concursos públicos pode ser de mais de 70% em alguns casos. Mas os candidatos também devem dar entrevistas e cartas de referência junto com seus currículos. E eles podem até precisar tomar testes mais especializados.

As melhores classes de preparação para serviços públicos orientam você sobre a papelada necessária e, claro, os testes específicos que você precisa. Serão dadas orientações claras, com listas de documentos, procedimentos e claro, serão oferecidos simulados para que você teste suas habilidades antes do concurso.

Bons cursos preparatórios são completos

Como mencionado anteriormente, esses exames podem diferir de campo para campo e trabalho para o trabalho, dependendo dessa posição específica. Esses exames duram algumas horas de cada vez, e são divididos em seções (escritas, orais, etc). Assim, os testes práticos também devem simular o real essas porções para ajudar a preparar os candidatos para o exame real.

No geral, as questões sobre os exames e as aulas de preparação devem cobrir as habilidades necessárias para um funcionário do setor público

A seção de matemática não é mais difícil do que a álgebra de nível médio. Apenas lembre-se do básico. E se necessário para o trabalho, suas habilidades no MS Word e Excel também serão testadas.

O que lembrar na escolha do curso para concurso?

Os exames são projetados para descartar candidatos que não são bem adequados ao trabalho. Atribui pontuações em uma escala de linha de base. Mas lembre-se que passar o teste não é de forma alguma uma garantia para pousar o trabalho.

Além disso, tenha em mente que você deve levar sua preparação para o cargo público mais a sério do que qualquer outro.

Seja minucioso quando você escolhe suas aulas de preparação. Considere se eles dão cursos teóricos, conhecimento prático e treinamento físico para lhe dar uma visão sobre o que o trabalho implica e exige.

Como se preparar para os seus concursos públicos?

Obviamente, você precisará estudar para passar nos exames, e isso é especialmente onde sua preparação de aula será útil.

Os exames testarão suas habilidades de gerenciamento de pensamento e tempo crítico para avaliar o nível e o tipo de ética de trabalho e sua abordagem mental para o trabalho.

Você pode usar os vários guias de estudo disponíveis, especialmente para aumentar sua preparação por escrito e oral.

Quais cursos preparatórios para concursos você aprova? Como faz a escolha?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário