Voltar para a escola como um adulto tem desafios. Se você está fora da escola por um longo tempo, você pode ter um processo de aplicação diferente, enfrentar uma exigência do teste de admissão, ou você pode precisar falar com um conselheiro especial. Se você estava anteriormente como um estudante universitário, algumas classes que você teve muito tempo atrás, não podem se transferir para seu curso atual. Não fique frustrado, em vez disso, continue a fazer perguntas até que você obtenha as respostas que precisa. Pergunte, também, se há um processo de pelo qual você pode tentar obter crédito para suas horas de escolas anteriores.

O que você vai estudar?

Você já deve saber o que você quer estudar, talvez você pretende mudar de carreira, ou talvez você tenha decidido continuar a sua educação para melhorar suas chances de promoção no trabalho. Ou, em face da adversidade econômica, mudar de carreira é a razão pela qual você quer voltar para a faculdade. Se você não sabe o que quer estudar, limite os seus interesses e converse com as escolas que oferecem programas acadêmicos para adultos. Pergunte a um coordenador da escola por um teste de aptidão profissional para apontar seus pontos fortes e fracos.

Onde você vai estudar?

Tempo e proximidade são preocupações quando se dispôs a escolher uma faculdade. Se você estiver trabalhando em torno de obrigações de carreira ou a família, considere uma faculdade próxima ou escolas que ofereçam cursos mais próximos de sua residência. Universidades e cursos online podem ser uma opção. Com a pesquisa, você encontrará opções baratas e práticas. Fale com o seu coordenador se você planeja transferir classes para outra universidade. Além disso, pesquise se o curso tem um reconhecimento nacional. Às vezes, vale a pena ir um pouco mais longe para ter um curso com mais qualidade.

Estudando quanto adulto

Para muitas pessoas adultas, a parte mais difícil de retornar aos estudos é conciliar o trabalho com a sala de aula. (Foto: www.collegesurfing.com)

Como você vai pagar?

O custo de voltar para a escola mantém muitos adultos longe de tentar. Se você nunca concluiu um curso de graduação, você pode começar por coisas mais simples, como cursos livres e cursos técnicos. Além disso, verifique com instituição de ensino pela qual você está interessado por programas de incentivo aos estudos. Existem muitos programas de empréstimos do governo e até sua empresa pode te ajudar com os custos.

Quem você deve conhecer?

Conheça pessoas-chave que podem ajudá-lo em toda a sua carreira de estudos. Conheça o seu coordenador e visite-o pessoalmente ou pelo menos uma vez a cada semestre. Também gaste tempo para conhecer o seu professor. Seja honesto sobre suas necessidades e limitações, para que possa obter a melhor assistência e aconselhamento disponível. Diretores de organizações não-tradicionais de estudantes também são importantes para se conhecer. Faça uma rede de amigos para todos vocês se ajudarem no processo de volta para a escola. Assim, vocês irão aprender e crescer mais rápido.

Um comentário para “Como voltar para a escola após anos sem estudar?”

  1. Edilson Carneiro Martins

    Olha estudei ate na epoca, segundo ano ginasial, precisei optar pelo trabalho, familia grande, renda pouca de meu pai, não tive opção, venho ultimamente sentindo algumas situações de esquecimento, acho que estudar seria uma forma de exercicio pra memoria, alem de estar focando conhecimento em administração de empresa, preciso de orientação, meu historico escolar não sei onde anda, aguardo orientação, obrigado
    Edilson Martins

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)