Você está sempre reclamando que não tem dinheiro para fazer algum curso e melhorar seu currículo. O que você provavelmente não sabe é que existem na internet milhares de cursos gratuitos, tanto os que fornecem certificados quanto os que fornecem o conhecimento apenas e que podem te ajudar a impressionar seu chefe ou mesmo, te ajudar a ganhar uma habilidade que você tenha sonhado tanto.

Aqui vai uma pequena lista de instituições que oferecem cursos online no Brasil e alguns internacionais.

Educação Sebrae

O Portal Educação Sebrae oferece gratuitamente vários cursos pela internet. Ao final de cada curso é fornecido um certificado de participação, sendo possível sua impressão para comprovação junto ao currículo. Só é permitida a realização de uma matrícula por curso por vez e um calendário deve ser seguido pelo participante para saber quando começará e terminará seu novo curso. Os cursos do Sebrae tem um foco na área empresarial e no desenvolvimento do empreendedorismo com qualidade. Ideal para quem está entrando no mercado agora ou que deseja abrir seu próprio negócio.

Grupo iPed

O site disponibiliza cursos profissionalizantes, para crianças, preparatórios para vestibular e concursos públicos e corporativos. O material didático oferecido para os alunos é elaborado por conteudistas, professores e pesquisadores das mais renomadas instituições, em diversas regiões do Brasil. É importante ressaltar que eles fornecem apenas um curso gratuito por mês, a não ser que você pague uma mensalidade para fazer uma conta do tipo “premium”. Ideal para quem quer aprender alguma habilidade ou está se preparando para algum tipo de concurso mas não tem o dinheiro ou tempo para fazê-lo presencialmente.

Aprendendo online

Com o pouco tempo que temos, raramento conseguimos apertar um curso em nossas agendas. A internet veio então com os cursos online, o e-learning, para ajudar estas pessoas a realizarem sonhos ou alcançarem patamares além de suas capacidades presentes. (Foto: freecourses.net.au)

Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. A FGV oferece cursos na área de direito, economia, educação e comunicação, gestão financeira, gestão de projetos, gestão socioambiental, gestão empresarial,  gestão de marketing, gestão de pessoas, gestão de produção, história e ética. O nome da instituição agregado ao excelente material do curso faz deste uma excelente opção para os universitários que desejam saber um pouco mais sobre suas áreas de conhecimento.

Livemocha

O Livemocha é mais uma rede social do que um site de cursos gratuitos em si, mesmo que ofereça cursos de línguas dentro de sua comunidade. Porém, é utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo para aprender línguas da melhor forma possível: interagindo com quem está aprendendo e com quem já sabe falar a língua que você quer aprender. Ideal para quem quer praticar um pouco as línguas que já aprendeu ou quer começar a aprender uma língua totalmente nova.

Outros cursos

Existem online milhares de outros cursos que podem te ajudar a melhorar profissionalmente. Universidades renomadas mundialmente como MIT ou Stanford disponibilizam cursos, palestras e aulas online para quem quiser estudá-los. O site do TED tem várias palestras legendadas e artigos que valem a pena a leitura, seja pelo aspecto motivacional ou apenas para pensar fora da caixa. Muitos outros irão surgir, só cabendo a você buscar por eles e se disciplinar a fazê-los.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)