O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, foi criado em 1942. Partindo de uma iniciativa dos empresários do setor industrial, o SENAI foi criado com o propósito de preparar e qualificar trabalhadores brasileiros para o trabalho no setor industrial. Hoje, o SENAI é o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina, qualificando mais de 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros a cada ano e presente em todas as regiões brasileiras.

O SENAI também é responsável por dar apoio e suporte para empresas em mais de 28 áreas industriais através da formação de recursos humanos, prestação de serviços técnicos e tecnológicos, pesquisa e muitos outros.

O SENAI faz parte do Sistema Indústria, que é integrado pela CNI, SESI e IEL. Seu atendimento e fornecimento de cursos é personalizado para cada região brasileira, atendimento às diferentes necessidades locais e contribuindo para que a indústria brasileira se fortaleça e possa competir tanto aqui no Brasil quanto no exterior.

O perfil dos cursos oferecidos pelo SENAI

A gama de cursos oferecidos pelo SENAI vai desde cursos no nível operacional até cursos de nível técnico e superior. Os cursos do SENAI, independente do nível, estão focados em atender às necessidades do mercado e tanto o currículo quanto os professores são preparados para educar os alunos para o trabalho. A exemplo, nos cursos de nível operacional, é comum que os professores e instrutores, que já estão no mercado de trabalho, trabalhem com muitos exemplos com os alunos, além de compartilharem as vivências e problemas do dia a dia no ambiente de trabalho. Isso também é verdade nos níveis mais superiores de ensino no SENAI, onde o foco maior é na prática e atender às demandas do mercado.

Preparo do SENAI

Uma das melhores formas de se capacitar para o mercado de trabalho na indústria é o SENAI, com seu ensino preparado para atender às demandas da indústria. (Foto: cogumelolouco.com)

O SENAI também oferece cursos atendendo à demandas específicas de algumas empresas do setor industrial, como quando é necessário um treinamento ou uma atualização dos funcionários para novas tecnologias ou adaptações do mercado, dada a importância do constante treinamento no mercado de trabalho.

Opinião e qualidade dos cursos do SENAI

Se você busca trabalhar no setor industrial ou já está inserido neste ambiente de trabalho, os cursos do SENAI irão garantir que seu aprendizado esteja focado apenas e somente na sua área de trabalho. Pode parecer que na parte teórica os cursos do SENAI pecam um pouco, mas a verdade é que o SENAI é uma das poucas instituições de ensino que faz a integração entre teoria e prática com uma grande perfeição. Ao lançar os cursos superiores a pouco tempo, o SENAI já entrou no mercado do ensino superior como uma marca muito forte.

Peca, porém, em não prever demandas do mercado, preparando muito mais para atender à demandas mais imediatas. Porém, isso não impede que o aluno se capacite para estar constantemente atento às necessidades do mercado de trabalho e se adaptar à elas.

Com certeza, o investimento de tempo e até de dinheiro nos cursos do SENAI valem a pena, se o setor industrial é sua opção de carreira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)