O mecânico de máquinas industriais, também conhecido de mecânico industrial, mantém e repara equipamentos de fábrica e outras máquinas industriais, tais como sistemas de transporte, máquinas de produção e equipamentos para embalagem. Os trabalhadores devem seguir as precauções de segurança e usar equipamentos de proteção, como capacete de segurança, óculos de segurança e protetores auditivos.

O que faz um mecânico industrial?

O mecânico industrial faz o seguinte:

  • Ler manuais técnicos para entender equipamentos e controles
  • Desmontar máquinas e equipamentos quando houver um problema
  • Reparar ou substituir componentes quebrados ou com defeitos
  • Executar testes para garantir que a máquina esteja funcionando sem problemas
  • Ajustar e calibrar equipamentos e máquinas

O mecânico de máquinas industriais usa manuais técnicos, a compreensão de equipamentos industriais e uma observação cuidadosa para descobrir a causa de um problema. Por exemplo, depois de ouvir uma vibração de uma máquina, um mecânico de máquinas industriais deverá decidir se é devido a correias desgastadas, rolamentos de motor fracos ou algum outro problema. Normalmente, são necessários anos de treinamento e experiência para diagnosticar completamente todos os problemas.

Sistemas de diagnóstico computadorizados e técnicas de análise de vibração também são usados ​​para ajudar a descobrir a fonte de problemas. Depois de diagnosticar um problema, um mecânico de máquinas industriais pode separar o equipamento para reparar ou substituir as peças necessárias.

Cada vez mais, é esperado que alguém tenha as habilidades de programação elétrica, eletrônica e de computador para reparar equipamentos sofisticados. Uma vez que um reparo é feito, o mecânico industrial deve testar a máquina para garantir que ela funcione sem problemas. Eles também podem fazer manutenção preventiva. Além das ferramentas manuais, utilizam-se tornos, trituradores ou brocas. Em alguns casos, a soldagem pode ser necessária.

Vamos descrever um pouco das tarefas de um mecânico industrial mais a fundo.

O que faz um mecânico industrial

Um mecânico industrial é essencial para manter o funcionamento do maquinário e estender esses equipamentos até o limite de suas vidas úteis. (Foto: WorldSkills)

Mecânico industrial na realização de reparos

Um mecânico industrial está sempre a prontos para reparar máquinas que desenvolvem problemas mecânicos. Para reparos menores, como a substituição de uma peça quebrada em uma máquina de empacotamento, o mecânico pode realizar o trabalho no local e permitir que a produção continue. No entanto, para grandes falhas de equipamentos, como quando uma refinaria de petróleo deixa de funcionar, o mecânico industrial conduz pesquisas, muitas vezes usando desenhos industriais para identificar a origem do problema, bem como para localizar equipamentos defeituosos. O mecânico também usa manuais do fabricante para desmontar, reparar e voltar a montar o equipamento defeituoso.

Mecânico industrial e a manutenção preventiva

O mecânica de manutenção industrial mantém todos os equipamentos para aumentar a eficiência e evitar avarias que podem resultar em reparos dispendiosos. Por exemplo, um mecânico que trabalha em uma empresa de fabricação de bebidas pode colaborar com pessoal de manutenção para inspecionar motores, esteiras e bombas de transporte para garantir que estejam funcionando otimamente. Quando necessário, eles podem limpar o equipamento, lubrificar peças móveis, trocar fluidos do motor, modificar o ambiente operacional de máquinas específicas e substituir as peças desgastadas. A mecânica de manutenção industrial mantém registros dessas atividades de manutenção.

Mecânico industrial treinando trabalhadores

Quando uma empresa de produção contrata novos mecânicos, o mecânico de manutenção industrial pode realizar treinamentos no local de trabalho para ajudá-los a se familiarizarem com as funções essenciais do trabalho. Neste papel, o mecânico pode começar por treiná-los na realização de reparos de rotina em máquinas de trabalho comuns antes de proceder a reparos complexos, o que pode envolver a desmontagem e a remontagem de máquinas. O mecânico de manutenção industrial também educa os novos contratados nas práticas de segurança e saúde do trabalho da empresa e demonstra como usar ou usar equipamento de proteção, como capacetes, sapatos especiais e óculos de segurança.

Mecânico industrial também aconselha e fornece consultoria

A maioria das empresas consulta o mecânico de manutenção industrial antes de comprar novas máquinas e equipamentos. Por exemplo, uma usina de geração de energia pode pedir ao mecânico de manutenção que sugira máquinas mais confiáveis ​​e econômicas para comprar. O mecânico de manutenção depende do conhecimento e da experiência de sua indústria com vários equipamentos e máquinas para assessorar a empresa em conformidade. Em alguns casos, o mecânico pode realizar pesquisas de mercado, visitando vários fabricantes para avaliar várias marcas de máquinas e identificar uma que atenda às especificações do empregador.

O local de trabalho de um mecânico de máquinas industriais e os riscos do trabalho

A maioria dos mecânicos de máquinas industriais trabalha em fábricas, usinas de energia, indústrias de extração vegetal e mineral e em locais de construção. A maioria é empregada em tempo integral durante o horário comercial normal. No entanto, o mecânico pode ser chamado para trabalhar noites ou fins de semana, e o trabalho de hora extra é comum nessa profissão.

O mecânico das máquinas industriais sofre ferimentos comuns, como cortes, contusões e ralados. Eles também podem trabalhar em posições delicadas, inclusive no topo de escadas ou em espaços reduzidos sob grandes máquinas. Para evitar lesões, eles devem seguir as precauções de segurança e usar equipamentos de proteção, como capacete de segurança, óculos de segurança, sapatos com ponta de aço e protetores auditivos.

Quanto ganha um mecânico industrial?

Em empresas públicas, um mecânico industrial vai ganhar consideravelmente mais do que um mecânico que trabalha para empresas privadas, cerca do dobro ou triplo, em alguns casos. A média salarial de um mecânico industrial, porém, é de até 2 salários mínimos, podendo aumentar até 5 dependendo da experiência e cursos de especialização do mecânico. É possível ganhar mais do que isso abrindo uma empresa para reparos para trabalhar por conta própria.

Ficou alguma dúvida sobre essa carreira? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)