Um encanador ou bombeiro hidráulico instala e mantém equipamentos hidráulicos como banheiras, pias e chuveiros para os clientes residenciais, comerciais e industriais. Eles também instalam e reparam canalizações de água e gás, sistemas de drenagem, sistemas e equipamentos de eliminação de resíduos, tais como máquinas de lavar louças e aquecedores de água.

Um bombeiro hidráulico bem sucedido costuma ter conhecimentos matemáticos sólidos e habilidades para resolver problemas, alta aptidão mecânica, boa destreza manual e uma tolerância para trabalhar em espaços apertados. Encanadores muitas vezes trabalham de plantão e podem ter que trabalhar noites e fins de semana. Lesões como cortes ou queimaduras são comuns nesta profissão, e os bombeiros hidráulicos podem ter que viajar para vários locais de trabalho em uma base regular.

Como se tornar um bombeiro hidráulico

Enquanto a educação formal pode não ser necessária, a maioria dos encanadores são recomendados a trabalhar como aprendizes e buscar certificações na área. Muitas marcas de encanamentos patrocinam cursos, além de várias escolas públicas e privadas oferecendo cursos técnicos para o conhecimento básico na área. Alguns passos podem ser seguidos para tornar esse processo mais fácil e garantir que você tenha a melhor formação possível como bombeiro hidráulico.

Segurança no ambiente de trabalho do encanador

Não se esqueça de fazer também cursos de segurança no trabalho para garantir que não sofra acidentes ao exercer a profissão de bombeiro hidráulico. (Foto: www.plumbersprotectus.com)

Passo 1: Obter uma Formação Profissional

Enquanto um programa de treinamento formal pode não ser necessário, ele pode te ajudar a progredir e ensinar aos alunos habilidades úteis que podem vir a calhar no trabalho. Muitas faculdades, escolas técnicas e até prefeituras oferecem programas formais de treinamento para as pessoas que querem se tornar bombeiros hidráulicos. Estes são programas de treinamento com certificados. O curso abrange abastecimento de água e sistemas de drenagem, bem como tubulações, ventilação, acessórios e válvulas. Os alunos podem esperar para aprender habilidades de canalização e manutenção. Eles podem usar esse treinamento para começar uma aprendizagem como um encanador ou já começar a fazer seu próprio negócio. Alguns certificados especiais tem validade, sendo necessário que o encanador faça cursos de atualização para renovar o certificado. Geralmente estes são relacionados a marcas especiais ou produtos mais específicos, como por exemplo aquecedores a gás ou hidromassagens de marcas de luxo.

Passo 2: Começar a prática profissional

Vale a pena começar como aprendiz para absorver novos conhecimentos por um período entre 3 a 5 anos. Geralmente os cursos também tem algum tipo de estágio para quem está começando a aprender. É nessa fase que tanto aprendizes quanto estagiários aprendem os códigos locais de canalização, bem como todos os tipos de procedimentos de canalização, de instalação principal de canalizações para a reparação e manutenção de tubulações de água, bem como tipos de canos para instalações diferentes. Os estagiários e aprendizes também ganham habilidades de canalização especiais, tais como a escolha de materiais e acessórios sanitários, identificando os graus e tipos de tubos e usando as ferramentas de seu ofício.

Passo 3: Obter certificados

Certifique-se de estudar. A grande maioria dos bombeiros hidráulicos baseia-se apenas no conhecimento aprendido no ambiente de trabalho ao invés de focar em ganhar novos conhecimentos e atender à diferentes demandas do mercado. É vergonhoso que a grande maioria dos bombeiros hidráulicos não saiba ainda bem das novas tecnologias na área, bem como sua instalação e corte de custos com encanamentos. Portanto, se você quer ser diferente e ganhar muito dinheiro, esteja sempre estudando e pesquisando novas tecnologias na área para estar sempre um passo a frente dos concorrentes.

Tecnologias novas para bombeiros hidráulicos

Tenha em mente que você terá que constantemente conhecer novas ferramentas e peças para se manter atualizado e competitivo no mercado. (Foto: bestplumbertampa.com)

Passo 4: Legalize seu negócio

O Governo tem facilitado muito para os trabalhadores informais e autônomos a legalizarem seus negócios. Mesmo que você esteja trabalhando como um aprendiz, busque abrir um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI). O preço é muito barato e possibilita que você expanda o público que você pode atender, incluindo empresas e construtoras. Você pode também, a partir daí, começar a expandir o negócio, ter seus próprios aprendizes e aumentar suas receitas. Lembre-se que concorrência existe sempre, mas ganha quem consegue sempre manter a qualidade, conhecimento e diferencial de mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre como se tornar um bombeiro hidráulico, deixe suas perguntas nos comentários abaixo que faremos de tudo para ajudá-los.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)