Habilidades fundamentais para quem quer abrir um negócio!

Escrito na categoria "Aconteceu na empresa" por André M. Coelho.

Se você está começando no seu próprio negócio, você precisa executar de tudo, desde de servir os clientes a preparar as suas contas e isso é muitas vezes uma exigência difícil para qualquer um. Abaixo estão listadas as habilidades básicas necessárias na gestão de uma empresa e como você pode desenvolver o seu conjunto de habilidades acima do básico necessário para o começo de um novo negócio.

Habilidades de liderança

Nós gostamos de acompanhar os líderes. Os melhores negócios em execução são não só a comercialização de produtos e serviços, mas também, compostos de líderes fortes no leme que sabem o que estão fazendo.

Eles vão motivar sua equipe para um bom desempenho para atender aos objetivos globais da empresa. Esses líderes não vão procrastinar em sua tomada de decisão e vão levar a empresa adiante na direção certa.

Algumas pessoas são líderes natos e sabe, exatamente o que é necessário para executar um negócio bem sucedido, mas a maioria de nós não são e, portanto, programas de treinamento têm sido desenvolvidos para melhorar as habilidades de liderança para conduzir a estratégia, liderar equipes de pessoas, liderar a mudança de programas de gestão e ajustar e gerenciar a política da empresa que está associada com a mudança. Faça a diferença liderando, não apenas mandando.

Competências Estratégicas de Planejamento de Negócios

Cada empresa segue um plano, mesmo se ele não está escrito em um documento. Mas o desenvolvimento e implementação da mudança estratégica é uma habilidade que todos os proprietários de negócios precisam. A realização de uma auditoria estratégica e escrever um plano de negócios é o primeiro passo para esta disciplina.

Pensar estrategicamente em perspectiva é uma habilidade rara entre os empresários e gestores como a maioria das pessoas estão focadas nas operações diárias e lidando com os problemas dos clientes para serem capazes de sentar e pensar sobre o futuro. E antes que eles saibam, mais um ano se passou e o progresso real pouco teve como efeito.

Aplicando a estratégia em seu negócio irá ajudá-lo a ter metas claras de longo prazo que atendam os objetivos de longo prazo (e não apenas a sobrevivência ou a um aumento de 1% nos lucros).

Habilidades de Marketing

Talvez no coração de todo negócio bem sucedido está uma pessoa real de marketing que realmente entende que os clientes pagam as contas e fazem crescer o negócio. Completamente e totalmente o funcionamento de seu negócio para suas necessidades de clientes é que as empresas bem-sucedidas vêm. Qualquer pessoa pode administrar um negócio em tempos de prosperidade, mas as empresas que prosperam durante uma recessão são aquelas que entendem claramente o que seus clientes querem e fornecem produtos e serviços que correspondem exatamente a essas necessidades.

Marketing é uma habilidade fundamental para ter e entregar o que as pessoas querem comprar é um requisito óbvio para a execução de um negócio, mas muitas pessoas não compreendem verdadeiramente como fazer o marketing de um negócio corretamente. Marketing de organizações lideradas sempre reverte a tendência e tende a produzir mais receitas e lucros do que os seus concorrentes.

Há muitos livros excelentes de introdução ao marketing que valem a pena, além de cursos de formação gratuitos online. Fontes não faltam, é só você ter a sede de conhecimento e o interesse em ser bem sucedido.

Múltiplos focos do dono da empresa

O fundador de uma empresa tem que ser uma rede de conhecimentos, de pessoas. Tem de deter o domínio sobre o que faz para conseguir dar o suporte necessário à companhia em seus primeiros momentos. (Foto: www.facebook.com)

Vendas e Relacionamento com o Cliente

Vender é quase uma forma de arte e todos provavelmente já vendeu algo em suas vidas já. Se você vai uma entrevista para um emprego (onde você tem que vender a si mesmo) ou de vendeu uma casa no passado, você já pode ter as habilidades bases necessárias.

As habilidades necessárias nas vendas são realmente entender o processo de venda, desde o contato inicial para a conclusão da venda. Vale a pena dar uma olhada em sites de sucesso para ver como o processo de venda é realizado e que muitos sites falham porque eles simplesmente não finalizam suas vendas. Boas habilidades de vendas raramente deixam um encontro sem uma venda ou, pelo menos, um compromisso e apenas soltando alguns folhetos fora em um cliente prospectivo não vai chegar a essa venda.

O processo de vendas tem seis etapas básicas como se segue:

Como mencionado anteriormente, manuseio e fechamento da venda são provavelmente as áreas mais importantes, mas aqueles que não tem um passado de vendas têm mais dificuldades com isso. Uma equipe comercial bem montada e com a liderança de um grande vendedor pode fazer muita diferença.

Habilidades de Comunicação

Comunicação eficaz é uma habilidade que empresários bem sucedidos possuem quer seja com seus funcionários, diretores ou clientes. A maioria das pessoas escreve diariamente, mesmo que seja um curto-mail, mas a palavra escrita muitas vezes pode ser mal interpretada. Usando as palavras certas no contexto certo é fundamental, mas, talvez, a escrita é o último recurso, porque falando diretamente com as pessoas geralmente tem uma melhor resposta positiva.

Comunicações escritas são escritas em mensagens publicitárias e é melhor contratar um bom redator, em vez de tentar fazer isso em casa. Muitas pessoas acreditam que eles são redatores, mas isso raramente é o caso. Usando as palavras certas pode aumentar as taxas de resposta por 2 ou 3 vezes e habilidades de se comunicar bem são fundamentais para melhorar a chamada para respostas de ação.

Se você está em uma reunião ou conhece alguém em um evento de networking, como você lida com a situação vai decidir como a outra pessoa age de acordo com o que você está dizendo. Você precisa não só ser confiante, mas mostrar que você tem o conhecimento do seu assunto. Nem todo mundo vai precisar de habilidades reais de falar em público, mas lembre-se que se você precisa apresentar para um público mais amplo que eles querem aprender com você.

Há uma abundância de cursos para desenvolver suas habilidades de comunicação, mas apenas imergindo-se com outras pessoas em uma base diária, vai melhorar a sua confiança para se comunicar.

Gestão de Pessoas e RH

Se você tem ou está pensando em contratar funcionários, você precisa ser capaz de definir objetivos, motivá-los a realizar os padrões, mas também acompanhar e implementar todas as leis trabalhistas e regulamentos associados.

Isto vem como parte de habilidades de liderança e funcionários precisam estar cientes de onde a empresa está indo, qual a sua parte está dentro da empresa e que é exigido deles.

Finanças e Contabilidade

Talvez a maior dor de cabeça na gestão de uma empresa é ser capaz de gerir o seu fluxo de caixa. O dinheiro é a alma de qualquer negócio e rentáveis empresas falham e vão à falência se ficarem sem dinheiro e não poder pagar aos seus fornecedores ou seus funcionários. Suprimentos logo secam e eles não têm nada para vender e os empregados saem e encontram um emprego alternativo.

Você deve ter desenvolvido um plano de negócios com a previsão financeira antes de começar, e isto pode ser uma ferramenta útil para gerenciar seu fluxo de caixa. A maioria dos bancos oferece algum tipo de banco online para que você possa gerenciar suas contas bancárias diariamente e saber quais os pagamentos são devidos e quando você vai receber as suas faturas de vendas.

Tire um tempo longe do negócio de planejar com antecedência, mesmo que seja apenas um par de semanas. É fundamental para que você não receberá nenhuma surpresa desagradável ao longo do caminho.

Você também deve estar ciente de alguns dos detalhes em seu negócio, tais como o preço de venda de cada produto, o custo de cada produto e, portanto, da margem de lucro. Se você acredita que o dinheiro está secando, então você deve falar com o seu banco ou contador em uma tentativa de obter alguma ajuda antes que seja tarde demais.

Conseguir algum fundamento básico em habilidades de contabilidade é outro essencial para a execução de um negócio bem sucedido. Cursos online, livros e até consultores financeiros podem te ajudar nessa tarefa.

Esquecemos de alguma habilidade? O que mais vocês recomendariam para um negócio que está começando? Compartilhem suas ideias nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário