Como fazer a empresa crescer? Estratégias e exemplos!

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Quando você começou seu negócio, você provavelmente fez uma boa dose de pesquisa. Você pode ter procurado a ajuda de profissionais,  buscado informações de livros, revistas e outras fontes prontamente disponíveis. Você investiu muito em termos de dinheiro, tempo e suor para começar seu negócio. E agora, como fazer sua empresa crescer com qualidade?

Para aqueles que sobreviveram ao começo de uma empresa e construíram negócios bem sucedidos, você pode estar se perguntando como dar o próximo passo e fazer crescer o seu negócio para além do seu estado atual. Escolhendo a estratégia certa para o seu negócio dependerá do tipo de negócio que você possui, seus recursos disponíveis, e quanto dinheiro, tempo e suor você está disposto a investir mais uma vez. Se você está pronto para crescer, estamos prontos para ajudar.

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Exemplo de estratégia de crescimento: abrir uma filial em outra localidade

Isso pode não ser sua melhor escolha para expansão de negócios, mas é isso é o que muitas vezes vem primeiro à mente para muitos empreendedores considerando a expansão. A expansão física não é sempre a melhor resposta de crescimento sem uma cuidadosa pesquisa, planejamento e análise de números. Quem está considerando abrir a empresa em outro local deve:

Um exemplo é a fábrica de doces Brasil, na cidade de Juiz de Fora em MG. Renomada fabricante de bolos, doces, e salgados para festas de aniversário, possuía 3 unidades no centro da cidade. Vendo que essas unidades não estava dando conta da demanda, expandiu seus negócios para os shoppings da cidade e abrir mais unidades com tipos de atendimento personalizados e modernizados, aumentando também consideravelmente seus lucros.

Como fazer sua empresa crescer com qualidade: franquia

O franchising como o veículo para a expansão pode oferecer um sistema operacional que permite a propriedade por parte do pessoal que operava a empresa em mercados fora do território coberto pela empresa atualmente. Quando as pessoas tem um grande interesse em seu trabalho, elas gostam mais, trazem mais para a mesa e são mais bem sucedidas em geral. A franquia é um sistema perfeito para atingir esses objetivos.

Racionalizar seus sistemas internos e marketing nos estados próximos pode ajudar a trazer seus primeiros franqueados. O importante é manter uma visão de crescimento estável. O networking dentro da comunidade de franquias, bem como integrar grupos de franquias nacionais e internacionais tornam-se excelentes ferramentas de expansão, bem como encontrar um bom advogado para franquias e um mentor de qualidade para o processo. Você precisa estar aberto para crescer e expandir sua visão mas ao mesmo tempo, ser um líder forte que saiba manter a visão-chave em foco a todos os momentos.

A Oficina High Torque, situada em BH, é um exemplo desse tipo de estratégia de crescimento. Após se tornar exemplo de qualidade na região onde está situada e no Brasil através de vídeos no YouTube, o proprietário começou um sistema de franquias de sucesso, expandindo seu atendimento para além da região metropolitana de BH.

Como crescer a empresa

Uma boa estratégia de crescimento vai promover o aumentos dos lucros ao mesmo tempo em que promoverá o crescimento saudável dos seus negócios. (Foto: 4SQ Sign Business Chatter)

Como fazer uma empresa crescer financeiramente: licenciamento de produtos

Isso pode ser um meio de crescimento eficaz e de baixo custo, especialmente se você tiver um produto de serviço ou produto de marca. Você pode receber fundos e royalties de vendas contínuas ou uso de seu software, marca, etc se você for bem sucedido. Licenciamento também minimiza o risco e tem baixo custo em comparação com o preço de iniciar sua própria empresa para produzir e vender sua marca ou produto.

Para encontrar um parceiro de licenciamento, comece por pesquisar empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus. Mas antes de marcar uma reunião ou entrar em contato com qualquer empresa, procure um advogado competente que se especialize em direitos de propriedade intelectual. Esta é a melhor maneira de minimizar o risco de perder o controle de seu serviço ou produto.

Um caso famoso de licenciamento de produtos no Brasil são os produtos da Turma da Mônica. Os personagens fazem parte de produtos das mais diversas marcas e tipos no Brasil, recebendo royalties pelo uso dos personagens e da marca e aumentando os lucros da empresa.

Ideias para crescimento da empresa: alianças comerciais

Alinhar-se com um tipo de negócio semelhante pode ser uma maneira poderosa de se expandir rapidamente. O que você aprender com essa aliança pode ter permitir desenvolver seus produtos e formar alianças dentro da indústria.

Ao mostrar que você criou alguns produtos e serviços bem recebidos no mercado, uma aliança comercial pode concordar em promover o produto e os serviços por conta própria. Isso resultou em uma quantidade razoável de vendas. Além disso, você terá portas abertas para outras alianças semelhantes com outros profissionais e empresas vendem os seus produtos e serviços por uma comissão.

Se você quiser manter todo o dinheiro para si mesmo, você está dando um tiro no pé. Você precisa se alinhar com outras empresas que já tem listas de potenciais clientes usando isso como o caminho mais rápido para o sucesso.

Cursos de inglês comumente utilizam essa estratégia para obter novos clientes, fazendo acordos com colégios e escolas para oferecerem cursos com um desconto para os alunos ou bolsas de estudo para sorteio. Em alguns casos, os cursos de inglês ficam responsáveis por todo o ensino de inglês no colégio.

Como fazer sua empresa vender mais: diversificação

Veja algumas idéias para diversificar sua linha de produtos ou serviços:

Diversificar é uma excelente estratégia de crescimento, pois permite que você tenha vários fluxos de renda que muitas vezes podem preencher lacunas sazonais e, claro, aumentar as vendas e margens de lucro.

Você deve sempre planejar expandir para outros produtos e serviços consistentes. com uma filosofia de versatilidade, estilo, saúde, diversão, enfim, uma finalidade que esteja de acordo com a missão de sua empresa. Uma vez que começar a estabelecer uma base de clientes de atacado leal e obter algum reconhecimento de marca de varejo, então você pode ampliar a base de produtos com extensões de linhas que a empresa já tem de produtos e serviços.

O lançamento de novas linhas permitirá que os provedores atuais de varejo dos parceiros carregassem mais no estoque. Isso também ampliará seu público alvo e aumentará sua presença no mercado, dando a você a credibilidade para abordar varejistas ou parceiros de negócios muito maiores.

Além disso, a diversificação reduz o risco aos quais uma empresa está sujeita quando o mercado não está indo bem. Por exemplo, a FACIT, uma fabricante de máquinas de escrever em Juiz de Fora, não tinha qualquer diversificação para protegê-la do crescimento do mercado dos computadores pessoais, levando a empresa à falência. A RedBull pode ser um exemplo de diversificação, apesar de seus investimentos em esportes radicais serem voltados para o marketing da marca, mas é uma diversificação de investimentos em vários esportes para fortalecer os produtos principais da marca.

Como fazer uma empresa dar lucro: buscando outros mercados

Seu mercado atual está lhe servindo bem. Existem outros? Pode apostar. Seus outros mercados são os que ganham dinheiro para você. Se o seu mercado consumidor varia muito, pense sobre onde essas pessoas passam a maior parte do seu tempo. Você poderia introduzir seus negócios em escolas, clubes ou faculdades? Você poderia oferecer descontos em clubes ou associações ou doar parte de seus lucros para escolas e associações? Tudo isso pode expandir seus negócios para novos mercados, sejam eles em outros países, mercados para adolescentes, pessoas idosas, e mais.

A Wise-Up é um exemplo dessa diversificação. Começando como um curso de inglês para adultos, ela expandiu seus negócios rapidamente para o mercado de inglês para adolescentes e abriu até unidades no exterior. Um exemplo claro de como aproveitar oportunidades.

Estratégia de crescimento: contratos do governo

A melhor maneira de uma pequena empresa crescer é ter o governo como um cliente. O Poder Público é um dos maiores compradores de pequenas e médias empresas, mas com tantos casos de corrupção acontecendo, é necessário tomar cuidado nesse tipo de investimento.

Seu plano de negócios não pode ser voltado para depender apenas do governo para pagar suas contas e gerar lucro. Isso é suicídio. Basta ver como as grandes empreiteiras estão fazendo pedidos de recuperação judicial uma a uma após se envolverem em escândalos de corrupção e terem seus contratos cancelados. Além disso, é comum o governo atrasar pagamentos, o que pode gerar problemas para sua empresa. Fazendo esse projeto com cuidado, junto a uma estratégia de diversificação, pode gerar muitos lucros.

É o que muitas empresas do ramo de software fazem, ajudando a modernizar e melhorar a gestão digital de prefeituras de pequenas e médias cidades ao oferecerem suporte técnico e aplicativos para ajudar na digitalização dessas localidades e otimização de processos.

Aquisição e fusão com outras empresas

Você pode não ser capaz de gerar o crescimento necessário para maximizar as parcerias estratégicas que estabelecer com os principais jogadores da indústria. Durante momentos de crise, muitos se concentram na sobrevivência e no atendimento dos clientes, enquanto procuram uma oportunidade para dar início ao crescimento da empresa, que pode surgir às custas de um concorrente.

Pode ser em um leilão ou uma parceria acordada entre as partes, mas a fusão ou aquisição de uma empresa para seu negócio pode te tirar da crise e abrir oportunidades para novas expansões. A fidelização de clientes da empresa adquirida é apenas o começo de tudo. A retenção de pessoal, recontratando os melhores e mais brilhantes funcionários da empresa adquirida é outra questão importantíssima, além, é claro, da fusão do know-how e das tecnologias usadas pelas empresas. Tudo isso otimiza processos e promove um crescimento cada vez maior da empresa.

Um exemplo de aquisição famosa é a dos sucos Ades pela Coca-Cola. Ao invés de tentar concorrer com a marca líder em bebidas à base de soja na América Latina, a Coca preferiu comprar uma marca já estabelecida do que começar o investimento do zero, o que poderia ter sido muito mais caro do que a marca comprada. O mesmo exemplo vale para a aquisição dos chás e sucos da marca Do Bem pela AmBev.

Expansão global do negócio como estratégia de crescimento

Você não precisa adquirir outro negócio para expandir globalmente. Você só precisa preparar sua oferta para um mercado internacional adequadamente. Você também precisará de um distribuidor estrangeiro que levará um inventário de seus produtos e os revenderá em seus mercados domésticos. Você pode localizar distribuidores estrangeiros através do SEBRAE ou Câmaras de Comércio Exterior para encontrar os melhores distribuidores possíveis.

Várias empresas brasileiras, percebendo o aumento da burocracia no Brasil, começaram a expandir sua atuação em países da América Latina, globalizando também sua rede de fornecimento para baratear os custos e promover produtos a preços mais competitivos.

Estratégia de expansão de um negócio para a internet

Colocar seu site nos resultados do mecanismos de buscas é a chave para aumentar o tráfego para o site de sua empresa. Existem hoje mais de 4 bilhões de páginas da Web e o tráfego na Internet só aumenta, o que pode dificultar conseguir colocar sua empresa no mecanismos de buscas.

Design e programação também são importantes, mas é o seu conteúdo que atrairá um visitante em seu site e os fará ficar ali mais tempo. Juntando uma estratégia de conteúdo baseada no comportamento do usuário, medindo e monitorando fluxos de cliques de visitantes e escrevendo o conteúdo baseado em palavras-chave pesquisadas, você obterá excelentes resultados de pesquisa e atenderá às necessidades de seus visitantes.

Um exemplo desse tipo de expansão é da marca de roupas Chico Rei, que tem também uma presença forte nas redes sociais e online para promover cada vez mais sua marca.

Como você planeja expandir sua empresa? Qual estratégia acha que será mais eficaz?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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