No negócio de franquias, o franqueador fornece uma maneira pronta de fazer negócios, orientação contínua, sistemas e assistência em troca do pagamento periódico de taxas e/ou compras de seus franqueados. Nesse contexto, Comprar uma franquia pode ser uma alternativa viável para iniciar seu próprio negócio. Mas antes de tomar essa importante decisão de negócios, listamos abaixo algumas das vantagens e desvantagens de comprar uma franquia para que você tome uma decisão com mais propriedade..

Franquias: vantagens de utilizá-las

As franquias oferecem a independência da propriedade das pequenas empresas, apoiada pelos benefícios de uma rede de grandes empresas. Você não precisa necessariamente de experiência comercial para administrar uma franquia, e os franqueadores geralmente fornecem o treinamento que você precisa para operar seu modelo comercial.

As franquias tem maior taxa de sucesso do que as empresas em fase inicial, e isso pode fazer uma grande diferença em não ter prejuízos..

Você pode achar mais fácil garantir financiamento para uma franquia. Pode custar menos para comprar uma franquia do que iniciar seu próprio negócio do mesmo tipo.

As franquias muitas vezes tem uma reputação e imagem estabelecidas, gerenciamento e práticas de trabalho comprovados, além de acesso a publicidade nacional e suporte contínuo.

Franquias

Uma franquia pode ser cheia de vantagens para seus objetivos profissionais, mas é preciso conhecer as desvantagens antes de entrar nesse tipo de negócio. (Foto: Businesssaathi)

Desvantagens de abrir uma empresa franqueada

Comprar uma franquia significa entrar em um acordo formal com seu franqueador. Os acordos de franquia determinam como você administra o negócio, então pode haver pouca margem para a criatividade. Normalmente, existem restrições sobre onde você opera, os produtos que você vende e os fornecedores que você usa. Em alguns casos, pode até haver limitações de quantas franquias podem ser abertas em uma região, ou quem pode abrir essas franquias. O desempenho ruim de outros franqueados pode afetar a reputação da sua franquia. Comprar uma franquia significa compartilhamento contínuo de lucros com o franqueador e os franqueadores não precisam renovar um acordo no final do prazo da franquia.

Franchising é visto por muitos como uma maneira simples de entrar em negócios pela primeira vez. Mas o franchising não é garantia de sucesso e os mesmos princípios de uma boa gestão, como a tomada de decisões bem informadas, o trabalho árduo, gerenciamento de tempo, dinheiro suficiente e o atendimento dos seus clientes, ainda são válidos.

Seja cauteloso ao comprar uma franquia se você tiver que desenvolver o mercado e a marca na sua área designada. Certifique-se de que seu investimento gera retornos saudáveis ​​e um ganho de capital quando você vende.

Ficou alguma dúvida sobre franquias? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)