Negócios online, idéias rentáveis com baixo investimento

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

Criar um negócio nunca foi tão fácil. Com o advento da internet, as ideias e possibilidades para um negócio aumentaram exponencialmente. Combinando softwares, vontade empreendedora, e uma boa ideia de negócio, você pode iniciar um empreendimento rapidamente. No entanto, se você quiser criar um negócio online rentável, você precisará seguir alguns passos simples, mas essenciais, em sua abordagem. Além do mais, é bom saber como investir gastando pouco, para um crescimento sustentável ao longo do tempo.

Negócios com pouco investimento e retorno rápido: faça uma lista

Se você perguntar a qualquer administrador que se preze hoje, eles vão afirmar que ter uma lista é o seu recurso mais valioso na hora de encontrar um bom negócio. Contudo, é provavelmente uma das ideias menos desenvolvidas ou seguidas pela maioria dos que buscam por um negócio rentável.

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A lista pode conter muitas coisas: informações sobre o mercado, ideias de empresas que você quer desenvolver, contatos de potenciais clientes, custos de ferramentas e acessórios para começar sua empresa. Tudo pode caber na lista. O ideal é que você vá separando a lista por categorias, para tornar fácil a referência mais tarde, bem como o cruzamento de informações.

Independentemente de onde ou como você começa, faça sempre o trabalho de associar mais de uma ideia de negócios da sua lista. Cruze essas ideias de negócios com os contatos que você obteve através de grupos em redes sociais, fóruns, clientes passados, enfim, vários contatos possíveis para tirar seu negócio do plano das ideias e realmente executá-lo.

Ideias de negócios lucrativos

Cultivar um negócio rentável é um trabalho complicado, mas com os passos certos e estratégia, é possível fazer do seu projeto algo lucrativo. (Foto: Fortune)

Abrir um negócio com pouco dinheiro: a otimização do negócio

A maioria das pessoas não entende sobre a otimização de mecanismo de pesquisa. Não há problema quanto a isso. Basta saber que SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca) é uma ferramenta importante para trazer visitantes para a sua empresa. Você vai querer construir um SEO orgânico com práticas padrão da indústria, como títulos de página, palavras chave e links. Essas coisas podem mudar mês a mês, por isso é importante que você contrate alguém que saiba como gerenciar isso para você e está atualizado em todas as melhores práticas. Mas o SEO vai muito além de práticas de otimização de empresas online.

O SEO, se praticado no dia a dia da empresa, irá ajudar você a ter mais foco. Se você começar a usar as mesmas práticas no marketing da empresa, na comunicação com os clientes, você só tem a ganhar. O melhor de tudo é que fazer isso demanda pouco investimento, mas vai fazer com que você tenha que planejar bastante antes de abrir o negócio. Se, no mundo online, sua empresa estiver otimizada, e no mundo offline essa otimização for praticada todos os dias, você só tem a ganhar.

Abrir o próprio negócio: ideias e práticas precisam ser aperfeiçoadas

Uma das coisas mais importantes sobre ter um negócio (online ou não) é a adaptabilidade. Uma empresa física pode levar semanas ou meses para ter retorno sobre uma campanha de marketing, mas online você pode testar e ajustar em tempo real essa eficácia. Para realmente criar um negócio online que seja otimizado para a rentabilidade, você deve constantemente testar e acompanhar seus próprios esforços.

Qual é o efeito de alterar a cor do logotipo da sua empresa? Laranja é melhor do que o vermelho? O que atrai as pessoas para o seu site? Como você promove sua empresa, online ou offline?

Você pode descobrir algumas estatísticas surpreendentes em testes a partir de sites e livros de marketing. Isso vai nortear como você deve manter sua empresa funcionando, para ter sempre uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Pequenos negócios que dão lucro são fáceis de começar e manter

Seja uma loja, uma empresa de prestação de serviços, ou o que for: quanto mais fácil de começar e manter a empresa, mais chances são dela ser lucrativa. Explicamos.

Para uma empresa online, por exemplo, um site limpo e organizado que é fácil de navegar será mais rentável do que um site confuso. Isto é especialmente importante durante a efetuação dos pedidos. Você precisa de um processo claro e fácil. Quanto melhor o seu carrinho de compras online, melhor será a sua taxa de conversão e isso significa melhor rentabilidade.

O mesmo vale para empresas físicas. Quanto mais fácil for de lidar e fazer a manutenção da empresa, mais barato será de mantê-la. Um exemplo básico: você abre uma lanchonete lotada de bancos e bancadas. Isso pode parecer bom, mas na hora da limpeza da lanchonete, o tempo que vai demorar para a limpeza é maior por conta da grande quantidade de objetos no meio do caminho. Uma solução simples é ter bancadas com um vão por debaixo delas, para facilitar a passagem de panos e vassouras, e cadeiras e mesas leves que podem ser facilmente tiradas do caminho. O seu pensamento, sempre, deve ser em economizar tempo, dinheiro, e todos os outros recursos que sua empresa precisa no primeiro momento.

Ideias de negócios online ou físicos lucrativos

Lojas, blogs, empresas de prestação de serviços. Seja qual for a ideia que você tenha, não precisa ser completamente inovadora. Você pode ter um atendimento diferenciado, proporcionar uma experiência única com sua empresa, ter um contato mais próximo dos seus clientes. Tudo pode ser lucrativo, desde que você dedique tempo e pesquisa para desenvolver a ideia. Seja um negócio online ou um negócio físico, comece pequeno, simples, e você terá um grande caminho a percorrer.

Como você desenvolve suas ideias de negócios? Como encontra suas oportunidades?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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