A ideia de Walt Disney para o Magic Kingdom surgiu durante as férias de sua família, ao visitar um dos mais antigos parques de diversão da Europa. Disney percebeu que poderia criar uma versão maior e melhor nos EUA, dando início a um sonho que se tornou uma grande realização do último século. Mas o que isso tem a ver com ideias para negócios?

O método de Walt Disney não é incomum para ideias de empreendimentos. Afinal, grandes empresários encontram novas idéias de negócios apenas prestando atenção às oportunidades na vida cotidiana. O mundo ao seu redor está cheio de idéias que podem ser úteis para abrir seu negócio. Mas nem todas se encaixam no seu perfil financeiro. Trocando em miúdos: algumas podem ser caras demais para você começar do zero.

Nenhuma dessas idéias virá para você por apenas ficar parado e pensando nelas. Você tem que sair para o mundo e praticar comportamentos que levam você a novas ideias. A inovação não é sobre o quanto você é esperto, é sobre o quanto você é capaz de sair para a caça de ideias.

Abrir o próprio negócio: as ideias surgem para quem as procura

Ao aprender a pensar e agir de maneiras que trazem novas oportunidades para serem avaliadas, você pode encontrar um fluxo constante de ideias de negócios na vida cotidiana. Algumas dessas ideias podem não se encaixar no seu perfil, enquanto outras podem ser caras de executar em um primeiro momento. Seja qual for a ideia, o importante é procurar até encontrar aquela que melhor se encaixa no seu momento empreendedor.

Ideias de negócios

Encontrar a ideia para seu negócio é simples. Difícil é tornar essa ideia um negócio viável. (Foto: Fuel Lines)

Abrir um negócio com pouco investimento: mantenha uma lista de oportunidades

Mantenha uma lista de oportunidades. Em um determinado momento, há um trabalho que tem de ser feito, o que significa que o mundo está cheio de problemas que precisam ser resolvidos. Enquanto você segue sua vida diária, mantenha uma lista dos trabalhos que outros abandonaram, ignoraram, ou falharam em resolver eficazmente. Cada um é uma oportunidade potencial.

Comece com sua própria experiência. Pergunte a si mesmo: o que te incomoda? O que poderia ser mais fácil? Mais divertido? Mais conveniente? Suas próprias frustrações irão guiá-lo para problemas reais que podem conduzir a uma nova ideia de negócio.

Como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro: procure em vários lugares

Novas ideias exigem criatividade, que prospera em novidade e diversidade. Você pode encontrar uma ótima ideia enquanto estiver de férias ou uma inspiração inesperada em uma exposição de arte experimental. Se você abrir os olhos, a resposta está lá. Mas seu mundo tem que ser suficientemente amplo e diverso o suficiente para se alimentar com as ideias que você precisa.

Sua pesquisa precisa ser intencional. Quando os caçadores de ideias eficazes conversam com as pessoas, elas não estão apenas socializando. Eles estão olhando para aprender o que os outros sabem ou fazem, minerando mundo em torno deles para ideias úteis.

Abrir um negócio com pouco dinheiro: ideias vem da observação de como pessoas resolvem seus problemas

Observe como os outros resolvem problemas de negócios. Em qualquer situação, você está cercado por problemas que alguém tentou resolver. Cada um é uma oportunidade para aprender. Comece a perceber como as lojas de conveniência organizam o inventário, como a embalagem atrai seus olhos ou como empresas online incentivam as compras por impulso. Você pode encontrar uma maneira melhor de resolver o mesmo problema ou inspiração para resolver um problema diferente. Você realmente pode pegar e reutilizar ideias, reaplicando-as. Se você desenvolver um hábito mental de perceber as soluções dos outros, abrirá seus olhos para o que está lá fora.

Pode parecer passos simples – e são. Mas seguindo esses passos no seu dia a dia, você está a uma pequena distância das melhores ideias de negócios que poderá encontrar.

Como você pesquisa por ideias de negócio? Quais foram as ideias de negócio que você já encontrou no dia a dia? Como chegou até elas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)