Abrir uma empresa com um amigo ou trabalhar com eles são ideias atraentes para muitos. Provavelmente, você já conversou com alguns deles várias ideias de negócios, algumas até boas. Ao buscar por conselhos sobre abrir ou não empresas ou trabalhar com amigos, alguns conselhos que te darão serão de valor inestimável mas alguns sarão o conselho para nunca entrar em qualquer tipo de negócio com um amigo.

Começar um negócio com um amigo não é algo a ser tomado de forma tranquila e passiva. Se você tem o parceiro certo, pode ser a melhor decisão que você já fez em sua vida profissional. Aqui, nós damos-lhe os nossos conselhos para quem quer misturar negócios, lazer, confiança e o ponto mais delicado: a amizade.

Use sua história como sua vantagem

Ao conhecer um ao outro, sabe-se muito sobre sua relação e seu amigo. E isso pode ser extremamente útil em nosso negócio. Saber que seu amigo José é muito melhor em pedir o que ele quer do que você, por exemplo, e reconhecer que você pode ter um forte senso de organização. Isso é conhecer os pontos fortes e as personalidades de cada um dentro e por fora, moldando o modo como vocês interagem em reuniões, como podem lançar a empresa para outros, e quem lida com o que parte do negócio. E, chegando à mesa com esse entendimento da história de amizade irá te fazer mais produtivo e eficiente na atribuição de papéis e fazer as coisas. Quem não quer isso para uma empresa: economia e otimização dos recursos humanos?

Aprender a discutir

Antes de começar a trabalhar com seus amigos, provavelmente vocês nunca realmente tiveram um grande desentendimento.Isso é completamente irracional, indesejável, principalmente quando você está tentando construir uma empresa.

Quando vocês começarem, debates e discussões acaloradas serão comuns. Você tem que isolar os argumentos, mistura-los e tentar seguir em frente, e, definitivamente, manter as discussões de trabalho longe de ficarem pessoais. É difícil, e às vezes requer afastar-se da conversa um pouco, mas tudo bem. Vocês irão passar tanto tempo juntos que se deixarem cada discordância tomar posse de seus estados de espírito, provavelmente a empresa se dissolveria em menos de um ano.

Afastem-se um tempo

Agende um tempo separados, caso você precise. O mais risco aqui é que o convívio sobrecarregue a todos os envolvidos, pois dificilmente será possível separar o profissional do pessoal em todos os momentos. Portanto, ficar afastado é a melhor forma de evitar que saiam faíscas que provoquem brigas. Além do mais, nada como um tempo sozinho em novos ares para renovar um pouco as ideias.

Trabalhando com amigos

Acredite ou não, a maioria das empresas começa entre amigos ou familiares e estes laços são os que tornam o negócio cada vez mais forte! (Foto: www.esbc.co.uk)

Deixe outras pessoas participarem

Todos os fundadores de uma empresa provavelmente luta contra isto, até certo ponto, mas quando você tem uma relação pré-existente com o seu co-fundador, você tem que tentar duro para certificar-se de todos os outros em sua equipe se sintam dentro da empresa. É uma luta constante não criar uma panelinha.

Mas, no início, o trabalho conjunto e motivacional pode ser também o laço forte que une todos os envolvidos. Por mais doloroso que seja, deixe que a criação de vocês seja invadida por membros da sua equipe o tempo todo, obrigando a todos a se conectar, interagir e ficar muito perto mais rapidamente.

Não fique ofendido quando estiver lidando com pessoas

Isso vai acontecer. Ninguém quer dizer nada com isso. Você tem que, a todo momento, literalmente, lembrar que estão tratando de negócios e de amizade ao mesmo tempo, mas separar os dois. Difícil, não? Mas é uma questão de compreensão, de saber que muitas vezes o problema está em como a mensagem foi repassada e não na mensagem em si. É uma grande oportunidade de trabalhar suas habilidades de comunicação.

Apenas sejam amigos

É realmente difícil encontrar tempo para se concentrar na amizade ao começar a trabalhar com amigos, quando há um milhão de coisas acontecendo e vocês tem que correr para todos os lados para resolver tudo quanto é tipo de assunto. Mas se ser parceiros de negócios começa a usurpar o que veio primeiro, bem, esse não é o ponto. Certifique-se de esculpir algum tempo para apenas se divertir. Dispense um ou dois dias na semana para um happy hour. Invista na amizade. O laço de amizade é eterno mas um laço de negócios pode ser algo passageiro. Vai depender de vocês construir os dois para serem bem sucedidos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)