Você vai ver por aí um monte de ideias complicadas e teorias para escolher entre dois empregos. Esta escolha pode ser entre duas oportunidades de emprego, entre dois empregos que você já tem mas quer se dedicar mais a algum deles, entre um emprego que você tem e uma oferta que recebeu entre outros fatores. Eu acho que em um ponto ou outro em nossas carreiras, todos enfrentam este dilema. E deixar isso abordado com uma solução complicada não adiantaria nada.

Portanto, quando confrontados entre duas ou mais oportunidades de emprego ou de mudança, aqui está o conselho compacto e eficiente de três etapas para ajudá-lo a tomar uma decisão.

Brainstorm/Tempestade de Idéias/Anotar tudo

Em primeiro lugar, sentar e anote todas as coisas que são importantes para você quando se trata de um trabalho e carreira. Por exemplo, esta lista pode incluir itens como: capacidade de ser promovido, salário, estrutura de comissão, o tipo de cultura da empresa, tipo de trabalho, o controle sobre os tipos de projetos em que você vai trabalhar, a estabilidade da empresa, elegibilidade do bônus, cobertura médica, previstas horas de trabalho por semana, a quantidade esperada de viagens de negócios, etc. Pode anotar também coisas como seus amigos na empresa, o escritório com a cadeira e o visual que você tanto gosta. Vale anotar de tudo aqui.

Priorize

Após o brainstorm, volte para a lista e escolha os principais 5 a 7 itens que são da maior importância para você. Priorize sua lista de itens 5-7, sendo o número um como o mais importante e o último item o menos importante de sua lista de prioridades.

Escolhas e caminhos

Há duas ou mais escolhas sempre. Mas é importante lembrar que se você não lidar bem com uma delas, você ainda pode seguir outros caminhos. (Foto: www.manprobs.com)

Analise

Faça duas colunas ao lado de sua lista de prioridades, uma para cada oportunidade de trabalho. Pense em cada item e na medida em que cada oportunidade de trabalho irá proporcionar para satisfazer cada item prioritário. Você pode colocar uma nota de 1 a 5 para cada um deles, ou simplesmente colocar um +, – ou = para um ou outro trabalho, classificando cada um dos elementos importantes para você.

Decidindo

Depois de passar por este exercício, geralmente se torna muito mais clara quanto a que oportunidade é o melhor ajuste para você, dado seus objetivos de carreira, necessidades e desejos. Embora este exercício não vá aliviar completamente o risco de se mudar para uma nova posição, ele vai certamente ajudá-lo a passar o tempo adequado para analisar cada oportunidade, a fim de tomar a decisão mais informada possível. Você pode incluir mais elementos de análise aqui, este é apenas um esqueleto base para o que pode se tornar uma avaliação muito mais complexa.

Lembre-se, a maioria das coisas na vida onde podemos aprender e crescer o mais geralmente vêm com algum nível de risco envolvido. Isso se aplica a quase tudo na vida de nossas carreiras Deixe-me saber na seção comentários se este processo é útil para você ou para nos informar sobre um processo bem sucedido que você já usou no passado. Estamos aqui para ajudá-los e criar um processo muito mais eficiente para todos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)