Ser empreendedor exige muito mais do que apenas grandes idéias. Um verdadeiro empresário é raro. É alguém que possui um coquetel único de traços, habilidades e características que lhes permitem vencer as probabilidades e ir atrás de seus sonhos com tudo. Mas quais são esses atributos? O que um empresário precisa para ter sucesso?

Enquanto todos nós amamos um livro de auto ajuda que nos diz que todos nós somos empreendedores natos, isso simplesmente não é verdade, assim como achar que para empreender há respostas certas e erradas sobre as características do empreendedor. Isso não significa dizer que não há um punhado de características que podemos identificar que são específicas para os empresários. E nós, conversando com especialistas, coaches, e empresários, encontramos quais são essas características.

Perfil de um empreendedor: orientado a um objetivo

Os empresários estão sempre focados em metas e em fazer tudo para alcançá-las; Eles estão determinados a fazer o seu negócio bem sucedido e irão remover quaisquer ônus que possam estar em seu caminho. Eles também tendem a ser estratégicos em seus planos de jogo e sempre tem uma ideia clara em mente de exatamente o que eles querem alcançar e como eles planejam alcançar tais ideias.

Principais características do empreendedor: eles estão comprometidos com seus negócios

Os empresários não são facilmente derrotados; Eles enxergam o fracasso como uma oportunidade para o sucesso futuro, e se eles não conseguem da primeira vez, eles vão ficar comprometidos com seus negócios e continuarão a tentar e tentar novamente até que eles tenham sucesso. Um verdadeiro empreendedor não aceita “não” como resposta.

Características de empreendedorismo

Empreender demanda uma série de habilidades do empreendedor. Entender cada uma delas pode te ajudar a fazer seu negócio mais bem sucedido. (Foto: Enterprising Oxford – University of Oxford)

Perfil do empreendedor: praticidade

Os empreendedores são inerentemente proativos, e sabem que se algo realmente precisa ser feito, eles devem fazê-lo por conta própria. Eles são fazedores, não pensadores, e tendem a ter padrões muito exigentes. Eles enxergam seus negócios como uma extensão de si mesmos e gostam de estar integralmente em suas operações diárias, mesmo quando eles não precisam mais.

Perfil empreendedor de sucesso: prosperar na incerteza

Não só eles prosperam nela, como eles também permanecem calmos em todo o processo incerto. Às vezes, as coisas dão errado nos negócios, mas quando você está no controle de uma empresa e toma todas as decisões, é essencial para manter a calma em qualquer situação. Verdadeiros empresários sabem disso e secretamente florescem e crescem na esteira de quaisquer desafios.

Características do empreendedor: procuram sempre oportunidades para melhorar

Os empresários percebem que cada evento ou situação é uma oportunidade de negócio, e eles estão constantemente gerando ideias novas e inovadoras. Eles tem a capacidade de olhar para tudo ao seu redor e focalizar em direção a seus objetivos em um esforço para melhorar seus negócios.

Habilidades de um empreendedor: dispostos a correr riscos

Um verdadeiro empreendedor não faz perguntas sobre se terão ou não sucesso. Eles realmente acreditam que sim. Eles exalam esta confiança em todos os aspectos da vida, e como resultado, eles nunca tem medo de assumir riscos devido à sua fé de que eles vão triunfar no futuro.

Empreendedores estão dispostos a ouvir e aprender, além de se comunicar bem

A parte mais importante da aprendizagem é ouvir – e um bom empreendedor fará isso em abundância. Os empresários tem fortes habilidades de comunicação, e é essa força que lhes permite efetivamente vender seu produto ou serviço aos clientes e clientes. Eles também são líderes naturais com a capacidade de motivar, inspirar e influenciar aqueles que os rodeiam.

Empreendedores são inerentemente criativos e apaixonados

Eles são capazes de não só chegar a idéias engenhosas, mas também transformar essas idéias em lucros. E tudo isso com uma paixão única pelo que fazem. Esta paixão é talvez a característica mais importante do empreendedor de sucesso. Eles realmente amam o seu trabalho e estão dispostos a colocar muitas horas extras para fazer crescer os seus negócios. Eles obtêm uma sensação genuína de prazer de seu trabalho que vai muito além de dinheiro.

Muito poucas pessoas tem a sorte de nascer com todas essas características, mas a boa notícia é que todas elas podem ser aprendidas. Hoje em dia existem cursos, seminários e livros que você pode usar para aprender as regras de ser um grande empresário. Então, o que você está esperando?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)